segunda-feira, 3 de março de 2014

Bernard revela ter plano de fuga para deixar a Ucrânia: 'Se precisar, volto para o Brasil'

Atacante está preocupado com o clima de guerra civil por que passa o país, com manifestações indo em direção a Donetsk, onde mora

 Estadão Conteúdo


Yahoo Esporte Interativo/Divulgação Atlético Mineiro - Bernard revela ter plano de fuga para deixar a Ucrânia


O atacante Bernard está passando por momentos difíceis. Jogador do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, ele está preocupado com o clima de guerra civil por que passa o país. Ele teme que isso possa afetar a ele e seus familiares, já que está morando na cidade do seu clube com os pais e um primo. Mas já tem preparado um plano de fuga para todos caso a situação se agrave em território ucraniano.


"A violência está acontecendo longe de Donetsk, mas os manifestantes já estão partindo para lá, porque foi uma cidade onde ainda não teve as manifestações. Mas já tomamos todas as providências para caso precise sair urgentemente. Já deixei os nomes com o embaixador (do Brasil na Ucrânia), para caso de precisar pegar um voo rapidamente. Deixei tudo certo lá."

Bernard está no Shakhtar desde o segundo semestre de 2013 e tem consciência de que está correndo o risco de não voltar à Ucrânia. Ele não teve dificuldade para viajar no domingo - se apresentou na manhã desta segunda-feira à seleção brasileira em Johannesburgo após escala em Londres -, mas, por enquanto, não pretende trocar de clube.

"Já conversei com a família sobre a possibilidade de não poder voltar. Se precisar volto para o Brasil, como eles também. Mas trocar de clube agora não dá. Acabei de chegar e fica um pouquinho difícil para o presidente. Ele investiu alto e não vai querer liberar um jogador recém-contratado e por um valor tão alto", disse o ex-atacante do Atlético-MG, sem esconder, porém, que, no futuro, pretende dar um passo maior na carreira e jogar num grande clube de um centro maior da Europa.

A possibilidade de não poder retornar a Donetsk se deve ao de fato de vários manifestantes estarem se deslocando para a cidade, a maioria defendendo que a Ucrânia mantenha relações próximas com a Rússia.

"Já chegou bastante manifestante. Eles já estão ficando na frente da prefeitura. Então a situação está ficando um pouquinho tensa, mas o clube garante a segurança da gente", afirmou.

Apesar de a segurança de seus familiares estar em risco, Bernard garante que a situação não terá influência no seu rendimento na seleção brasileira, que nesta quarta-feira enfrenta a África do Sul, em Johannesburgo, no último amistoso antes da convocação final para a Copa do Mundo.

"Não me atrapalha na semana. Procuro separar, estou sempre focado. Todas as vezes que eu venho procuro me dedicar nos treinamentos, nos jogos, para poder realizar o sonho de jogar na Copa do Mundo, ainda mais uma Copa especial, que é no Brasil. Quando eu venho para cá, cabeça está direta aqui", garantiu.