quinta-feira, 27 de março de 2014

Atlético-MG adota cautela, mas números deixam missão americana pouco viável


Diego Tardelli comemora gol marcado contra o América, pelo Campeonato Mineiro/ Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

O discurso no Atlético-MG é de respeito ao América-MG. No lado alvinegro as declarações indicam que esse confronto pela semifinal do Campeonato Mineiro não está decidido. Porém, o atual elenco alvinegro, que tem a base mantida na terceira temporada, mostra que sofrer quatro gols de diferença é tarefa que nenhum adversário obteve até agora, em pouco mais de dois anos.

Pelo retrospecto do Atlético-MG, levando-se em consideração desde a temporada de 2012, ano em que o atual time começou a ser montado, a missão americana seria inédita. O América-MG precisará vencer por diferença de quatro gols para conseguir se classificar.

Nenhum adversário que o Atlético enfrentou, desde 2012, conseguiu a proeza de derrotar a equipe mineira por esta diferença. A maior derrota atleticana foi por três gols de vantagem para rival, situação que se acontecer no próximo domingo, ainda dará a vaga ao clube alvinegro.

E essa diferença, nesse período, foi registrada apenas três vezes. Em 2012, o Internacional foi o único time a conseguir bater o Atlético por diferença de três gols, tendo feito 3 a 0, em Porto Alegre, em jogo que o clube perdeu Ronaldinho Gaúcho na véspera, quando foi suspenso em julgamento no STJD.

A segunda vez foi para o rival Cruzeiro, que goleou o alvinegro mineiro por 4 a 1. Na época, o Atlético entrou em campo com um time todo reserva e ainda vivendo o clima de comemoração pelo título da Libertadores, obtido na quarta-feira anterior. O terceiro algoz atleticano que o venceu por três gols de vantagem foi o Flamengo, por 3 a 0, em Brasília, pelo Brasileirão, quando o time ainda buscava se recuperar no certame, após a conquista da Libertadores e quando sofreu sequência de derrotas.

O cenário fica ainda mais complicado para o América, já que o jogo de domingo acontecerá no Independência. No caldeirão do Horto, o alvinegro de Belo Horizonte, que perdeu apenas duas vezes desde 2012, nunca sofreu derrota por goleada. A maior vantagem de um adversário no novo estádio foi por 2 a 0, para o Tombense, na terceira rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro deste ano. O curioso é que o time ganhador era treinado por Moacir Júnior, atual comandante do América-MG.

Apesar da larga vantagem e do histórico favorável, os jogadores atleticanos adotam o discurso da humildade e deixam o confronto pela semifinal ainda em aberto. "Tem que ser a mesma concentração. Temos que respeitar a equipe do América, porque são 11 jogadores que querem cumprir um objetivo", disse o atacante Jô.

"Eu fico feliz de termos conseguido o resultado positivo. No futebol isso não nos dá garantia de nada. Mas, estou feliz por ter chance de atuar em uma partida importante. Não podemos tomar gol para animar a equipe do América", ressaltou o zagueiro Edcarlos, que ganhará chance de ser titular no domingo, em lugar do suspenso Leonardo Silva.