domingo, 23 de março de 2014

GIRANDO PELO BRASIL



Campeão da segundona gaúcha, o Brasil de Pelotas parece realmente estar de volta aos bons tempos. Neste sábado, a equipe xavante carimbou sua classificação para a semifinal do Campeonato Gaúcho, fase que o clube não alcançava desde 1998. A vaga foi confirmada com uma vitória por 2 x 0 sobre o Novo Hamburgo, no Estádio Bento Freitas.

O Brasil dominou o primeiro tempo e chegou à vantagem aos 23 minutos, através de um gol do lateral Rafael Forster. Na etapa final, o Noia equilibrou, obrigou o goleiro Luiz Müller a algumas grandes defesas, especialmente nos minutos finais. A pressão foi tanta que aos 50 do segundo tempo até o goleiro do Novo Hamburgo foi para a área. A zaga tirou a cobrança de escanteio, Alex Amado puxou contra-ataque, invadiu a área sozinho e marcou um golaço, definindo o jogo.

Agora, o Brasil espera o vencedor do confronto entre Grêmio e Juventude, neste domingo, para saber quem será o seu rival na semifinal, fase que também é disputada em jogo único. Caso o Tricolor vença o Ju nos 90 minutos, a partida de quarta-feira será na Arena. Em caso de vitória gremista nos pênaltis ou de classificação do Juventude, o jogo ocorrerá no Bento Freitas.


******************************************************

Derrotado pelo Salgueiro na última rodada do Hexagonal Final, o Sport conseguiu se recuperar na noite deste sábado e garantiu a classificação às semifinais com duas rodadas de antecedência. Na Ilha do Retiro, com o apoio de sua torcida, que compareceu em bom número, o Leão derrotou o Porto, de Caruaru, por 1 x 0.

O único gol da partida foi marcado por Neto Baiano, já no final do primeiro tempo. O centroavante aproveitou o pênalti sofrido por Aílton, que gerou muita reclamação do time adversário, e não desperdiçou a cobrança. Com categoria, o centroavante marcou seu sétimo gol e assumiu a artilharia do Estadual.

Com o resultado, o Sport chegou aos 16 pontos e assumiu a primeira colocação do Hexagonal, apesar de o Náutico ter um jogo a menos. O Timbu, com 14, volta a campo neste domingo, às 16 horas (de Brasília), quando faz o clássico diante do Santa Cruz, na Arena Pernambuco.

Terceiro colocado, o Santa Cruz tem onze pontos, assim como o Salgueiro, que fecha o grupo de classificados na quarta posição. Os semifinalistas, aliás, podem ser definidos já neste domingo, já que o Carcará encara o quinto lugar Central e pode eliminar o rival em caso de vitória.


*********************************************************

O Coritiba precisou de Alex para passar à semifinal com vantagem no Campeonato Paranaense. O time alviverde saiu atrás no Couto Pereira, na noite deste sábado, mas o meia entrou no jogo no segundo tempo e teve atuação decisiva para garantir a virada por 2 x 1, com uma bela assistência a Keirrison e um golaço de falta.

O adversário na próxima fase será o Maringá, que mais cedo confirmou sua passagem com a segunda vitória sobre o Prudentópolis. Como somou mais pontos na campanha geral, a equipe da capital terá a vantagem de decidir a vaga à decisão jogando em casa. O primeiro duelo será no meio de semana.

Neste sábado (22), os dois times tiveram alterações forçadas logo no começo do jogo. Aos seis minutos, Marcelo Mineiro, zagueiro do Rio Branco, acusou dores musculares e foi substituído por Fransuar. Dois minutos depois, foi a vez de o Coritiba mexer: o meia-atacante Robinho reclamou de enxaqueca e deu lugar a Norberto.

O primeiro lance de perigo saiu apenas aos 19 minutos. Após falta cobrada por Alex pelo lado esquerdo do campo, Luccas Claro cabeceou bem e quase colocou a equipe mandante em vantagem, porém o goleiro Thiago Rodrigues estava atento e espalmou para escanteio.

No minuto seguinte, veio a resposta do Rio Branco. Vanderlei espalmou para o meio da área um arremate de média distância, e Junior Capixaba não desperdiçou a oportunidade, estufando a rede e abrindo o placar a favor da equipe interiorana. O goleiro coxa-branca ouviu vaias da própria torcida pouco depois por conta do lance questionável.

Quem também sofreu com gritos da arquibancada foi Victor Ferraz. O lateral direito do Coritiba fez um primeiro tempo ruim, com muitos erros de passe, e não foi perdoado pelos torcedores. Mas ele não foi o único jogador de linha a ter atuação abaixo da crítica no primeiro tempo. Nem mesmo Alex, embora tenha buscado soluções, conseguiu vencer a marcação bem postada do Rio Branco.

E se o Coritiba passou a abusar de fracos arremates da intermediária, a equipe de Paranaguá também não fez muito mais antes do intervalo, tendo tido raríssimas chegadas ao campo ofensivo, embora precisasse de pelo menos mais um gol para levar a decisão da vaga aos pênaltis, levando em conta a derrota por dois gols na partida de ida.

No intervalo, o técnico Dado Cavalcanti decidiu sacar Zé Love, que pouco havia feito - além de receber cartão amarelo -, para colocar Keirrison. E o novo atacante quase empatou o jogo aos sete minutos. Após cruzamento vindo do lado esquerdo, ele subiu de cabeça e mandou a bola à direita do gol de Thiago Rodrigues. Mais tarde, foi a vez de Alex dar um toque de esquerda na trave direita.

Perigosa, a dupla trabalhou junta para conseguir o empate. Aos 22 minutos, Alex colocou Keirrison cara a cara com Thiago Rodrigues, dentro da área. O atacante deu apenas um toque na bola para tirá-la do alcance do goleiro. Cinco minutos depois, o próprio Alex cobrou falta pelo lado esquerdo, a bola tomou uma pequena curva e entrou direto no ângulo, garantindo o triunfo de virada.

FICHA TÉCNICA

CORITIBA 2 X 1 RIO BRANCO-PR

Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba (PR)

Data: 22 de março de 2014 (sábado)

Horário: 18h30 (de Brasília)

Árbitro: Antônio Denival de Morais

Assistentes: Adolfo Ferreira Borges e Márcio Lopes Guerra

Cartões amarelos: Zé Love, Gil (Coritiba); Ricardo Ehle, Junior Capixaba, Fabinho, Duda (Rio Branco)

Gols: RIO BRANCO: Junior Capixaba, aos 20 minutos do primeiro tempo

CORITIBA: Keirrison, aos 22 minutos do segundo tempo, e Alex, aos 27 minutos do segundo tempo

CORITIBA: Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Chico e Diogo; Germano, Gil, Robinho (Norberto) e Alex; Zé Love (Keirrison) e Roni (Maykon). Técnico: Dado Cavalcanti

RIO BRANCO: Thiago Rodrigues; Ricardinho, Ricardo Ehle, Marcelo Mineiro (Fransuar) e Fabinho; Duda, Junior Capixaba, Rafael Chorão (Vinícius Gaúcho) e Bruno Henrique (Mariano Trípodi); Bismarck e Jonatha Fumaça. Técnico: Netinho


****************************************************************

O time sub-23 do Atlético-PR finalizou neste sábado sua preparação para encarar o Paraná Clube pelo jogo de volta das quartas de final do Paranaense - o jogo de ida foi 2 x 1 para os tricolores.

Foi a sexta atividade comandada pelo treinador Petkovic na preparação para o confronto que vale vaga na semifinal do Estadual.

A maior parte dos trabalhos deste sábado foi no sentido de ajustar o posicionamento dos atleticanos, que também treinaram finalizações.

"Para muitos atletas, este é o jogo do ano até o momento para nós. Precisamos entrar na Vila Capanema e fazer o que trabalhamos durante a semana. Temos que mostrar o potencial do grupo", destacou o meia Harrison.

Após o treino, os jogadores iniciaram o período de concentração, no CT do Caju. Neste domingo (23), eles seguem para a Vila Capanema, onde entram em campo a partir das 16 horas (de Brasília).


****************************************************************

Jogando no Orlando Scarpelli, o Figueirense conseguiu um importante resultado neste sábado (22) ao vencer o Metropolitano por 2 x 1. Com a vitória, o alvinegro assumiu temporariamente a liderança do Campeonato Catarinense. Giovanni Augusto e Lúcio Maranhão marcaram para o time da casa, enquanto Juliano Mineiro descontou.

O gol que abriu o placar saiu aos 18 minutos do primeiro tempo. Dudu foi derrubado na área por David e o juiz assinalou pênalti para os donos da casa. Na cobrança, o meia Giovanni Augusto colocou o Figueirense na frente.

Já no começo do segundo tempo, o Figueirense contou com a ajuda de Marcos Assunção para ampliar. Em cobrança de escanteio, o veterano achou Lúcio Maranhão livre. O atacante finalizou com categoria e garantiu uma ótima vantagem.

A partir de então, o alvinegro diminuiu o ritmo e se fechou na defesa para segurar o resultado. Aos 35 minutos, no entanto, Juliano Mineiro fez uma ótima jogada individual, driblando a marcação e finalizando com precisão, diminuindo para o Metrô. Nos minutos finais, o time da casa ainda levou sufoco dos visitantes, que não conseguiram o empate.

Agora, o time da capital aguarda pelo duelo entre Joinville e Criciúma, que acontece neste domingo (23). Independentemente do resultado, o Figueirense cairá para o segundo lugar, devido à proximidade entre as equipes na tabela. Em contrapartida, o Metrô está eliminado da competição.

O Figueira tem oito pontos, contra sete do Criciúma, seis do Joinville e dois do Metropolitano.


*************************************************************

O Botafogo finalizou de forma melancólica esta edição do Campeonato Carioca. Com seus reservas, os alvinegros ficaram no empate por 1 x 1 com o Nova Iguaçu, em Moça Bonita, e podem terminar com a pior campanha de sua história no Estadual.

A equipe de General Severiano chegou a 17 pontos e vai dormir na oitava posição, repetindo sua performance de 1923.

Com poucos momentos de real perigo, o Nova Iguaçu abriu o placar no primeiro tempo com Dieguinho. Na etapa final, Zeballos, de pênalti, empatou para o Botafogo e deu números finais em Moça Bonita.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 1 X 1 NOVA IGUAÇU

Local: Estádio de Moça Bonita, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 22 de março de 2014, sábado

Horário: 15h45min (de Brasília)

Árbitro: Agnaldo Farias

Assistentes: Wagner Santos e Flávio Manoel da Silva

Cartões amarelos: Sidney e Gegê (Botafogo); Jorge Felipe (Nova Iguaçu)

Cartão vemelho: Dankler (Botafogo)

GOLS: BOTAFOGO: Zeballos, aos 12min do segundo tempo NOVA IGUAÇU: Dieguinho, aos 36min do primeiro tempo

BOTAFOGO: Renan, Alex, André Bahia, Dankler e Junior Cesar (Sidney); Airton, Dedé (Daniel), Fabiano, Gegê e Cidinho (Yguinho); Zeballos. Técnico: Eduardo Hungaro

NOVA IGUAÇU: Jefferson, Belarmino, Rodrigo Almeida, Jorge Felipe e Amarildo (Uallace); Paulo Henrique, Rodrigo César, Geovani (Leônidas) e Dieguinho; Zambi e Erick Foca (Palagar). Técnico: Carlos Vitor

***********************************************************


O Internacional está na semifinal do Campeonato Gaúcho. Neste sábado, o Colorado dominou o Cruzeiro-RS e confirmou a vaga entre os quatro melhores do estadual ao vencer por 3 x 1 no Estádio do Vale. O chileno Aránguiz fez os dois primeiros gols do Inter, Matheus descontou para o time estrelado, mas Wellington Paulista deu números finais ao placar.

O Cruzeiro tentou surpreender o Inter nos minutos iniciais, e esteve perto de marcar. O Colorado, porém, passou a dominar o jogo a partir dos 15 minutos, abriu o placar e foi para o intervalo em vantagem. O domínio colorado seguiu durante quase todo o segundo tempo: o time de Abelão ampliou, mas o gol do Cruzeiro-RS aos 39 minutos tornou os minutos finais nervosos em Novo Hamburgo, até que Wellington Paulista fizesse o terceiro, aos 44.

Classificado, o Internacional enfrentará o Caxias, quarta-feira, provavelmente no Estádio do Vale, pelas semifinais. A partida será única, e se houver empate a decisão do finalista será nos pênaltis.

FICHA TÉCNICA

INTERNACIONAL 3 x 1 CRUZEIRO-RS

Local: Estádio do Vale, em Novo Hamburgo

Data: 22 de março de 2014, sábado

Horário: 16h (de Brasília)

Árbitro: Leandro Vuaden

Assistentes: João Lúcio de Souza e Marcelo Oliveira e Silva

Cartão amarelo: Carlão (Cruzeiro-RS)

Gols:

INTERNACIONAL: Aránguiz, aos 32 minutos do primeiro tempo e aos 23 minutos do segundo tempo; Wellington Paulista, aos 44 minutos do segundo tempo

CRUZEIRO-RS: Matheus, aos 39 minutos do segundo tempo

INTERNACIONAL: Dida; Gilberto, Paulão, Juan e Fabrício; Willians, Aránguiz, Alex (Ygor), D’Alessandro (Eduardo Sasha) e Jorge Henrique (Alan Patrick); Wellington Paulista. Técnico: Abel Braga

CRUZEIRO-RS: Fábio; Klaydir, Carlão, Léo Carioca e Jeanderson; Claudinho, Reinaldo, Vanderson (Henrique) e Abu (Paulo Sérgio); Leandro Rodrigues e Márcio Bambu (Matheus). Técnico: Luiz Antônio Zaluar


Placar e Gazeta Press