quinta-feira, 20 de março de 2014

O GIRO DA BOLA



As torcidas de Chapecoense e Avaí, que estavam preocupadas com o desempenho de suas equipes ao longo deste Campeonato Catarinense, puderam respirar mais aliviadas na noite desta quarta-feira. As duas equipes, que eram favoritas ao título, voltaram a vencer e saíram da zona de rebaixamento do Estadual.

O Avaí, que estava em situação mais complicada, encarou o Atlético Ibirama, lanterna do Hexagonal Final, no Estádio da Ressacada. Roberto abriu o marcador aos 35 minutos do primeiro tempo, enquanto Marquinhos, já na volta do intervalo, deu números finais ao confronto.

A Chapecoense, por sua vez, chegou a preocupar o seu torcedor. Fora de casa, o Verdão do Oeste saiu perdendo para o Brusque, mas foi buscar a virada na etapa complementar. Ednei empatou, enquanto Roni, já no fim, marcou de cabeça e garantiu a suada vitória.

Ainda nesta quarta-feira, no último jogo do Hexagonal do Rebaixamento, o Marcílio Dias conseguiu uma vitória arrasadora e deu um passo importante para se livrar da degola. Em casa, goleou o Juventus por 6 x 1, com um show de Tauã, responsável pelos três últimos gols.

Após a quinta rodada, Marcílio Dias e Chapecoense chegaram aos nove pontos, mas ainda não estão livres da degola. Afinal, o Brusque tem oito, enquanto o Avaí e o Juventus, que hoje estaria rebaixado, tem sete. Na última colocação, e bem perto do descenso, o Atlético Ibirama tem três.

**********************************************************************************

O técnico Paulo Autuori procurou defender os jogadores do Atlético-MG após a atuação fraca diante dos paraguaios do Nacional, mas foi obrigado a admitir que o time não tem rendido o esperado. O treinador reclamou da ligação direta da defesa para o ataque, e valorizou a forte marcação dos adversários para explicar o empate em 1 x 1, em pleno Independência.

"Jogo muito pegado, muito forte, mas não faltou luta até o final. Facilitamos a maneira de o adversário defender porque optamos pela jogada mais reta, direta. Entramos na pilha de achar que a bola boa é a bola longa, e não é assim. O adversário foi competente no gol de falta e fez um jogo muito concentrado, com uma marcação muito forte, e é jogo de Libertadores", declarou.

Questionado sobre o que é preciso para o Atlético-MG voltar a jogar no mesmo nível da temporada passada, Autuori foi direto ao afirmar que o time precisa ter mais posse de bola nos jogos. Segundo ele, é fundamental trabalhar melhor as jogadas e ter mais paciência para conduzir a bola ao campo ofensivo.

"É uma equipe que tem que ter a mais pose de bola, controlar mais o jogo e não entrar na pilha de fazer a bola chegar lá na frente de qualquer maneira. Temos qualidade para fazer melhor. Ainda não entramos no jogo que nós queremos, com mais trabalho de bola, e os adversários já estão entendendo a nossa maneira de jogar", avaliou.

******************************************************************************************

Nesta quarta-feira, o Criciúma estreou mal na Copa do Brasil. Atuando no Estádio do Café, a equipe carvoeira acabou superada pelo Londrina, pelo placar de 2 x 0. Os gols do triunfo mandante foram anotados pelo atacante Arthur, duas vezes.

Com o resultado, o Tubarão poderá perder por até um gol de diferença no estádio Heriberto Hülse, palco do embate de volta. Tal compromisso será disputado no dia 9 de abril, quarta-feira, às 19h30 (de Brasília).

O Tubarão inaugurou o placar. Em cruzamento da direita, Arthur aproveita a falha da zaga tricolor e chuta com oportunismo, vencendo o arqueiro adversário.

O Londrina ampliou o marcador na sequência. Aproveitando cruzamento preciso de Rone Dias, Arthur se antecipa à marcação e anota o seu segundo tento no jogo.

Quando o relógio apontou a marca de 43, os refletores de duas torres de iluminação se apagaram. Assim, o árbitro Marcelo Alves do Santos interrompeu a partida, que teve 14 minutos de paralisação. No tempo corrido, a primeira etapa foi encerrada aos 62.


***************************************************************************************


Se o torcedor do Vitória, um time da primeira divisão do futebol brasileiro, esperava vida tranquila em sua estreia na Copa do Brasil, o cenário da partida diante do J.Malucelli foi bem diferente. No Ecoestádio, em Curitiba, o time paranaense não se intimidou com o Leão da Barra, abriu o placar, mas acabou cedendo o empate. Com o 1 x 1 no primeiro jogo, a decisão ficou para o duelo em Salvador, no dia 10 de abril.

Empolgado com a possibilidade de surpreender na Copa do Brasil, o time da casa inaugurar o marcador logo aos 20 minutos do primeiro tempo. Com boa presença no ataque, teve um pênalti marcado ao seu favor depois de uma trombada entre Bruno Batata e o zagueiro Luiz Gustavo. A cobrança foi executada pelo próprio atacante, que deslocou Wilson e colocou no fundo das redes.

O gol dos paranaenses serviu para o Vitória acordar. Em desvantagem no marcador, o time baiano passou a procurar mais o ataque adversário, chegou com perigo em três oportunidades, mas não conseguiu alterar o marcador antes do intervalo. Já no segundo tempo, a pressão rurbo-negra continuou, e, enfim, foi premiado já nos minutos finais da partida em Curitiba.

Mesmo com as rápidas chegadas do Jotinha, que se aproveitava dos espaços deixados pela zaga adversária, o Vitória seguiu no campo de ataque e foi buscar o empate aos 34 minutos do segundo tempo. Cáceres descolou um belo passe para Marquinhos, que invadiu a área, chegou à linha de fundo e apenas rolou para trás. Alan Pinheiro chegou livre de marcação e empurrou para o fundo das redes.

O tempo era curto para que uma das duas equipes ainda movimentasse o marcador, mas os minutos finais da partida foram bastante emocionantes. Enquanto o Jotinha carimbou a trave de Wilson, o Vitória chegou a balançar as redes, mas a arbitragem indicou a posição irregular do zagueiro Luiz Gustavo. Sendo assim, o duelo terminou mesmo empatado em 1 x 1.

Agora, as duas equipes voltam a se enfrentar em uma segunda partida, desta vez realizada em Salvador. O confronto está marcado para o dia 10 de abril, às 21h50 (de Brasília), no Barradão. O vencedor do duelo entre paranaenses e baianos enfrentará Novo Hamburgo e Joinville, que ainda não realizaram sequer a primeira partida.


**************************************************************************


Sem oportunidades no Corinthians, o lateral direito Diego Macedo foi confirmado nesta quarta-feira como novo reforço do Bahia. Como de costume, o anúncio foi feito via mensagem de texto, enviada pela diretoria do Tricolor a seus sócios.

O contrato de Diego Macedo com o Bahia é válido até o final de 2014. O nome do jogador já está no BID e o atleta já pode entrar em campo pelo novo clube.

Para liberar o jogador, o Corinthians não impôs restrições. Diego Macedo sequer era relacionado nas últimas partidas e tinha contrato com o clube paulista até maio deste ano. O vínculo não seria renovado pelo alvinegro.

Diego Macedo chegou ao Timão em 2013, durante a disputa do Campeonato Brasileiro, vindo do Bragantino. Depois de se destacar pelo Massa Bruta, o jogador chegou para repor um setor carente da equipe, mas não se firmou. O lateral chegou a ser aproveitado no meio de campo por Tite, ganhou novas chances no início do ano com Mano Menezes e acabou perdendo espaço após a chegada de Fagner.

Na carreira, o lateral direito de 26 anos também já defendeu Guaratinguetá, Linense, Ceará, Atlético Mineiro, Brasiliense, Ceilândia, Rio Branco, Londrina. Diego Macedo foi revelado em 2007 pelo União Barbarense.