sexta-feira, 21 de março de 2014

Fla repete pior campanha na Libertadores e enfrentará tabu contra queda


Do UOL, no Rio de Janeiro


Carlos Eduardo, meia do Flamengo, tenta carregar a bola durante jogo contra o Bolívar pela Libertadores  Alexandre Vidal - Fla Imagem

A derrota do Flamengo para o Bolívar por 1 a 0, fez com que o time caísse para a lanterna do grupo dois da Copa Libertadores. E com isso complicou a luta pela classificação para as oitavas de final do torneio. O Rubro-negro já participou de 12 edições, e levantou a taça em 1981. Só que em três oportunidades, a equipe foi eliminada ainda na primeira fase.

Na atual edição o Fla já disputou quatro jogos e dos 12 pontos possíveis para conquistar, anotou apenas quatro. Mesma pontuação da campanha de 2002, quando a equipe terminou o torneio na última colocação do grupo. Nas edições de 1983 e 2012, o Rubro-negro terminou a fase classificatória com cinco pontos dos 18 que poderia somar.

Apesar de o discurso ser de que ainda há esperança entre jogadores e diretoria. O Rubro-negro sabe que a situação está bem complicada já que o grupo sete está com a classificação embolada.
"Ainda temos condições, gente. São dois jogos, seis pontos. Temos que primeiramente pensar no Emelec. Vencendo lá, levaremos a decisão para o Maracanã. Se não conseguir, pode esquecer o último jogo", afirmou o goleiro Felipe.

O líder da chave é o León com sete pontos, seguido por Emelec com seis, Bolívar com cinco e Flamengo com quatro. Caso perca a próxima partida, o Rubro-negro estará eliminado.

Para seguir com boas chances de classificação, o Fla precisa derrotar o Emelec para depender apenas de si na última rodada. Caso empate, a situação ficará delicada e com ares de drama. Assim como na última participação na competição.

Em 2012, o Rubro-negro somou apenas oito pontos, dos 18 possíveis, na primeira fase do torneio continental. Inclusive no último duelo, o Fla comemorou a classificação por alguns momentos, já que havia vencido a partida diante do Lanús. Só que no outro jogo, o Emelec marcou um gol nos acréscimos e confirmou a eliminação do Flamengo.