quinta-feira, 1 de abril de 2021

Fábio em grande atuação salva o Cruzeiro e evita derrota da Raposa para o Tombense

Divulgação/Cruzeiro

O Cruzeiro deu sequência à fraca campanha no Campeonato Mineiro ao empatar por 0 a 0 com o Tombense, nesta quinta-feira, no Mineirão, pela sexta rodada. O ponto somado só não escapou porque o goleiro Fábio salvou o time ao defender um pênalti cobrado por Paulinho Dias, aos 29 minutos do segundo tempo. Aos 44, ele ainda brilhou ao se atirar aos pés de Alípio, que se aproveitou de trapalhada de Manoel e Ramon e quase balançou a rede para os visitantes.

Na parte ofensiva, a melhor oportunidade da Raposa foi um chute na trave de Matheus Barbosa, aos 2min da etapa final. Felipe Garcia, goleiro do Tombense, também apareceu bem com intervenções em tentativas de Felipe Augusto e Airton. Contudo, a maior parte dos ataques celestes eram oriundos de arremates sem direção de longa distância, o que mostra a deficiência na definição das jogadas.

O resultado em Belo Horizonte fez o Cruzeiro chegar a oito pontos no Mineiro, na sexta posição - duas vitórias, dois empates, duas derrotas, quatro gols marcados e três sofridos. O técnico Felipe Conceição praticamente não terá tempo de preparação até o próximo compromisso, contra o Boa Esporte, às 11h de domingo, no estádio Melão, em Varginha.

O comandante não contará com o lateral-esquerdo Alan Ruschel, expulso diante do Tombense. Em contrapartida, terá Matheus Pereira à disposição. Existe ainda a possibilidade de o volante Rômulo, contratado após nove temporadas no futebol italiano, aparecer entre os convocados.

O jogo

Na véspera de enfrentar o Tombense, Conceição disse em entrevista ao Superesportes que um dos objetivos em curto prazo era encontrar uma escalação-base para o Cruzeiro. As duas principais novidades foram o meia Marcinho e o atacante Bruno José. O treinador também promoveu os retornos de Manoel, Matheus Barbosa e Rafael Sobis.

Com mais de 60% de posse de bola no primeiro tempo, o time celeste trocou passes de um lado para o outro em busca de espaço, porém esbarrou na marcação do adversário nos momentos em que tentou a penetração na área. Chance de perigo só aos 37 minutos, com Felipe Augusto, que recebeu de Sobis e exigiu boa defesa de Felipe Garcia.


Por causa das dificuldades da etapa inicial, Conceição efetuou uma mudança no intervalo. Airton substituiu Felipe Augusto e mostrou seu cartão de visitas logo aos 2min. Acionado por Marcinho na ponta esquerda, o camisa 7 levou a redonda para o meio e soltou a bomba no canto. Felipe Garcia espalmou.

O Cruzeiro continuou em cima. Aos 3min, a zaga do Tombense se atrapalhou ao cortar cruzamento de Bruno José, e Matheus Barbosa chegou batendo de primeira. A bola explodiu na trave. Aos 4min, Cáceres cruzou, Matheus Lopes tentou tirar de peito e quase marcou contra. Felipe Garcia caiu no canto e salvou a equipe de Tombos.

Depois de começar bem o segundo tempo, o Cruzeiro caiu de ritmo e voltou a pecar pelos erros de passe no campo ofensivo. Já o Tombense se arriscou um pouco mais, sobretudo com as entradas de Daniel Amorim e Jhemerson nas vagas de Pablo e Matheus Paquetá.

Aos 27min, Everton escapou pela ponta esquerda e rolou a bola em direção à meia-lua. Jhemerson encheu o pé na finalização, porém Alan Ruschel, que já tinha amarelo, colocou a mão na bola. Pênalti a favor do Tombense, cartão vermelho para o lateral do Cruzeiro. Para a sorte da equipe celeste, Fábio escolheu o canto direito e segurou a batida de Paulinho Dias. Foi a 32ª cobrança defendida pelo camisa 1 em 929 jogos pela Raposa.

A participação de Fábio não se resumiu à defesa do pênalti. Aos 44min, ele cresceu na frente de Alípio e encaixou a bola, após trapalhada de Manoel e Ramon na saída de bola. No lance anterior, o Cruzeiro desperdiçou um ataque que poderia lhe garantir os três pontos, quando William Pottker chutou de pé esquerdo rente à trave direita.

CRUZEIRO 0X0 TOMBENSE

CRUZEIRO - Fábio; Cáceres, Manoel, Ramon e Alan Ruschel; Adriano, Matheus Barbosa (Kaiki, aos 31min do 2ºT) e Marcinho (Claudinho, aos 16min do 2ºT); Bruno José (William Pottker, aos 22min do 2ºT), Felipe Augusto (Airton, no intervalo) e Rafael Sobis (Thiago, aos 16min do 2ºT)
Técnico: Felipe Conceição

TOMBENSE - Felipe Garcia; David, Wesley, Matheus Lopes e João Paulo; Rodrigo, Paulinho Dias e Pablo (Daniel Amorim, aos 16min do 2ºT); Matheus Paquetá (Jhemerson, aos 16min do 2ºT), Rodrigo Carioca (Alípio, aos 37min do 2ºT) e Everton (Marquinhos, aos 43min do 2ºT)
Técnico: Bruno Pivetti

Cartões amarelos: Alan Ruschel, aos 12min e aos 27min do 2ºT (Cruzeiro); Alípio, aos 44min do 2ºT (Tombense)

Cartão vermelho: Alan Ruschel, aos 27min do 2ºT (Cruzeiro)

Motivo: sexta rodada do Campeonato Mineiro

Estádio: Mineirão

Data: quinta-feira, 1º de abril de 2021

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima

Assistentes: Frederico Soares Vilarinho e Magno Arantes Lira

>> Superesportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.