FinEsp6
Nesta sexta-feira, mais uma rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 acontecerá, definindo mais classificados para se somar aos nove países que já carimbaram seus passaportes e se juntaram ao Brasil, país-sede. O Torcida POP fará um breve balanço do que pode acontecer nesta semana, após começar falando sobre a reta final africana e relembrar o desfecho das eliminatórias da Ásia e Oceania, passando pela Concacaf e pela Conmebol, agora é a vez de falar sobre a Europa, que também está em seus jogos finais:
Uefa (Europa) – fase de grupos se encerra com muita coisa ainda a ser definida
As eliminatórias europeias para a Copa de 2014 contaram com os 53 países-membros da Uefa, que foram divididos em nove grupos (oito com seis integrantes e um com cinco). Classificam-se de forma direta os nove vencedores, e os oito melhores segundos colocados disputam uma repescagem para definir as quatro vagas restantes. Faltando duas rodadas para o final, muita coisa ainda precisa ser definida. Por enquanto, duas seleções já garantiram suas vagas: Itália e Holanda venceram a disputa nos Grupos B e D, respectivamente, com os demais integrantes disputando apenas a chance da vaga na repescagem. Vejamos como está a situação em cada chave.
No Grupo A, a Bélgica lidera com 22 pontos, cinco a mais que a Croácia. As duas seleções se enfrentam nesta sexta, e os belgas precisam apenas de um empate para se garantir no Brasil. E, mesmo que percam, ainda terão a chance de bater Gales em casa na próxima terça. O restante do grupo (Sérvia, Escócia, Macedônia e Gales) já está eliminado. O Grupo B, que já tem a Itália classificada, tem uma boa disputa pelo segundo lugar – Bulgária, Dinamarca, República Tcheca e Armênia ainda têm chances, com vantagem para os búlgaros. Malta já está fora.
No Grupo C, a Alemanha está em situação semelhante à dos belgas – com 22 pontos, enfrentará a vice-líder Suécia (17) na terça-feira. Antes, recebe a Irlanda, e só precisa de uma vitória para se garantir. Os suecos disputam com austríacos (14) e irlandeses (11) o segundo lugar. No Grupo D, a Holanda já se garantiu, enquanto a briga pelo segundo lugar está acirrada – Hungria (14), Turquia (13) e Romênia (13) estão no páreo, com Estônia e Andorra ficando de fora.
Suica6
O Grupo E está equilibrado, mas a Suíça está próxima de se garantir – líder com 18 pontos, precisa apenas de uma vitória nos próximos dois jogos, contra Albânia e Eslovênia. A briga pela segunda posição está entre Islândia (13), Eslovênia (12), Noruega (11) e Albânia (10). O Chipre, com quatro, já está eliminado. A Rússia lidera o Grupo F, com 18 pontos, e deve se garantir, caso não tropece diante de Luxemburgo e Azerbaijão. Portugal deve garantir a segunda vaga, deixando Israel de fora.
No Grupo G, Bósnia e Grécia lideram com 19 pontos – os bósnios têm uma grande vantagem no saldo de gols. Um tropeço pode ser fatal para qualquer uma das equipes, enquanto o restante do grupo está eliminado. No Grupo H, Inglaterra (16), Ucrânia (15), Montenegro (15) e Polônia (13) brigam ponto a ponto, na chave mais acirrada de todas. E, finalmente, Espanha e França dividem a ponta do Grupo I, com 14 pontos, mas a Fúria tem grande vantagem, pois ainda tem dois jogos a fazer, ambos em casa, enquanto a França joga apenas mais uma vez, diante da Finlândia.

Portal POP