quinta-feira, 31 de outubro de 2013


Novo pedido de CPI para investigar CBF é protocolado no Senado

Do UOL, em Brasília* 

Foi protocolado no Senado nesta quarta-feira (30) um novo pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a CBF e os negócios da Copa do Mundo de 2014. Desta vez o autor do pedido, o terceiro do gênero este ano no Congresso, é o senador Mário Couto (PSDB-PA). O parlamentar conseguiu 34 assinaturas de colegas, sete a mais que mínimo necessário para a instalação de uma CPI.
O senador justifica em seu requerimento a necessidade de investigação das federações e da confederação em função de indícios de abuso de poder econômico nas eleições dos dirigentes. O senador também questiona possíveis transferências irregulares de recursos, desvios de verbas, irregularidades no recolhimento de tributos à Previdência Social e nas prestações de contas das receitas próprias e de recursos oriundos de convênios com órgãos públicos.
Couto pede que as investigações sejam ampliadas para as renúncias fiscais que englobam estádios e sistemas de infraestrutura das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e nas isenções tributárias estabelecidas por meio da chamada Lei Pelé. Com base nisso, ele alega que o Congresso Nacional tem a prerrogativa de instalar a CPI para investigar as entidades privadas.
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou que fará a leitura do documento na próxima terça-feira (5). Após a leitura em plenário, a Secretaria-Geral da Mesa Diretora do Senado fará a conferência das assinaturas dos senadores. Eles têm até a meia-noite do dia da leitura para retirar o apoio à criação da CPI. Se restarem menos de 27 assinaturas a iniciativa de CPI é arquivada.
Em julho, um pedido de CPI Mista da Copa no congresso chegou a ser protocolado pelo deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF), mas foi arquivado depois que senadores e deputados retiraram o apoio. Outro pedido de CPI da CBF na Câmara, protocolado pelo deputado Romário (PSB-RJ) aguarda na fila a leitura de pelo menos outras três CPIs para poder ser discutida.

* (Com informações da Agência Brasil) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.