segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Reunião na CBF descarta mudança em calendário em 2014 e adia para 2015


Renan Rodrigues e Vinicius Konchinski
Do UOL, no Rio de Janeiro

O movimento de jogadores Bom Senso FC não deve alcançar seu principal objetivo já no ano que vem. Em reunião realizada na sede da CBF nesta segunda-feira, cartolas e atletas definiram que não haverá mudanças significativas no calendário do futebol brasileiro em 2014. A temporada será mais curta, como queriam os jogadores, só a partir de 2015.
Isso foi o que disseram presidentes de clubes e atletas que participaram do encontro realizado nesta tarde, no Rio. De acordo com o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, uma das lideranças dos dirigentes presentes na reunião, não há como ampliar as férias e o tempo de pré-temporada de jogadores já em 2014 por causa da Copa do Mundo.

"Não tem nem cabimento [discutir mudanças em 2014]. Vamos ficar 45 dias parados por causa da Copa. Pode ser que haja alguma pequena mudança, mas isso depende de cada federação estadual", disse ele, ao sair da reunião que durou quase três horas. "Em 2015 já está certo. Vamos ter 30 dias de férias para os jogadores, mais 30 dias de pré-temporada. Não haverá jogo em janeiro."

Alessandro, lateral do Corinthians, confirmou que dificilmente haverá alterações no calendário para o ano que vem. Ressaltou, porém, que o fato de jogadores e dirigentes terem se reunido para discutir a situação do futebol brasileiro já é uma avanço. "A gente fica feliz ao ser recebido porque viu que as pessoas que comandam o futebol pensam da mesma forma que nós."

Também estiveram na reunião, que começou por volta das 14h15, os jogadores Alex (Coritiba), Fernando Prass (Palmeiras), Juan (Internacional), Paulo André (Corinthians) e Seedorf (Botafogo). Todos  integraram o movimento Bom Sendo FC e chegaram praticamente juntos , pouco antes do início do encontro. 

Mais cedo, chegaram o presidente e o vice-presidente da Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais do Futebol), Rinaldo Martorelli e Alfredo Sampaio, respectivamente. Eles estavam acompanhados de representantes de sindicatos estaduais de atletas também convidados para o encontro.

Dias antes da reunião, membros do Bom Senso FC haviam criticado a Fenapaf e sindicatos. Alex, do Coritiba, afirmou que isso não atrapalhou o encontro desta tarde e as negociações ocorreram em alto nível. "Foi bom que sentamos todos na mesma mesma", disse ele. "Daqui para frente, tudo o for discutido sobre o futebol vai ter jogadores, sindicatos, dirigentes e CBF juntos."
De representantes dos clubes, além de Kalil, foram ao encontro os presidentes do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, do Goiás, João Bosco Luz, e do Coritiba, Vilson Ribeiro. Ribeiro, aliás, também é líder de uma associação dos clubes.



Atletas, sindicalista e dirigentes sentaram à mesa, às portas fechadas, com o presidente da CBF, José Maria Marin, o vice-presidente Marco Polo Del Nero e o diretor jurídico Carlos Eugênio Lopes. Marcelo Campos Pinto, executivo da Rede Globo, também participou do encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.