quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Fifa se posiciona a favor de C. Alberto; meia deve ser absolvido por doping

Pedro Ivo Almeida e Vinicius Castro
Do UOL, no Rio de Janeiro
Carlos Alberto e Apolinho Rádio Tupi/Divulgação
 
Carlos Alberto está perto de ser liberado oficialmente para voltar a jogar futebol. O ex-meia do Vasco foi condenado no mês de agosto pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) em razão de ter sido flagrado no exame antidoping durante o Campeonato Carioca. A Fifa se posicionou favorável ao atleta nesta quarta-feira e a absolvição no CAS (Comitê Arbitral do Esporte) aparenta ser questão de tempo.
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) recebeu o documento da Fifa, que deu o aval ao recurso do jogador e de seus advogados. O CAS raramente toma decisão diferente em casos como esse, quando a entidade maior do futebol mundial referenda o atleta.
"A Fifa opinou pelo provimento [recurso colocado contra as decisões dos juízes inferiores e deferido pelos tribunais superiores] no recurso do Carlos Alberto. A entidade mostrou estar a favor do jogador. O CAS vai julgar, mas é muito provável o acolhimento dos argumentos da Fifa. É isso o que sempre acontece", afirmou o diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes, ao UOL Esporte.
Assim que soube da notícia, Carlos Alberto telefonou para amigos e celebrou o possível retorno ao futebol após ter sofrido a punição de um ano. Os advogados de defesa pretendem agilizar o julgamento no CAS para que o meia possa firmar contrato com um novo clube e voltar a atuar.
O ex-camisa 10 do Vasco foi pego com Hidrocloratiazida (diurético que combate a hipertensão arterial) e Carboxi-Tamoxifeno (tipo de hormônio) na vitória por 3 a 2 sobre o Fluminense durante o Campeonato Carioca deste ano.
O julgamento do caso se arrastava desde 22 de maio, quando Carlos Alberto foi absolvido. O atleta enfrentou cinco horas no tribunal e venceu por 4 votos a 1 na 7ª Comissão Disciplinar Regional. Após vitória em um segundo julgamento, o STJD recorreu da decisão e o puniu por um ano.
A defesa sustentou desde o início a tese de contaminação cruzada nos medicamentos ortomoleculares ingeridos pelo jogador. Laudos da farmácia de manipulação Silvestre foram utilizados em todas as batalhas nos tribunais. Depois de tanto sufoco, o meia está próximo de voltar a exibir o seu talento nos gramados, o que não faz desde o início de agosto, quando o contrato com o Vasco foi encerrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.