sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Barça x Real é destaque em fim de semana de clássicos


Messi e Cristiano Ronaldo: os dois melhores do mundo se enfrentam no fim de semana e vantagem recente é para o Real Madrid do português (AP Photo/Andres Kudacki) 
Messi e Cristiano Ronaldo: os dois melhores do mundo se enfrentam no fim de semana e vantagem recente é para o Real Madrid do português (AP Photo/Andres Kudacki)

25/10/2013  por [ Felipe Lobo ]



Um fim de semana que tem Barcelona e Real Madrid nunca é um jogo comum. O duelo se tornou um jogo que atrai atenções mundiais, porque os dois times são dois dos melhores times do mundo.
Esse é o principal atrativo do futebol internacional no fim de semana, mas há muito mais acontecendo. Schalke 04 e Borussia Dortmund, uma das maiores rivalidades da Alemanha, será disputado também neste sábado. Na Bélgica, grande clássico entre Anderlecht e Standard Liège.
Na Premier League, um confronto de duas forças do país e dois dos times favoritos ao título, Chelsea e Manchester City. A França tem os confrontos dos dois times mais fortes atualmente na liga, PSG e Monaco, contra dois times com tradição, mas lutando para serem competitivos, Saint-Étienne e Lyon, respectivamente.

Confira a programação de TV do fim de semana


O clássico
Schalke 04 x Borussia Dortmund Sábado, 11h30 - ESPN+ e Watch ESPN (internet)
A rivalidade aqui é muito, muito acirrada. Os Azuis Reais de Gelsenkirchen, em quinto na tabela, recebem os aurinegros de Dortmund, vice-líderes, para um confronto que sempre promete. Ainda mais porque os dois times estão fortes.
O Schalke ainda vive os problemas de lesão, com seu artilheiro Klaas-Jan Huntelaar machucado. Seu substituto é Adam Szalai, que já é artilheiro do time na Bundesliga com quatro gols. Só que do outro lado estão Robert Lewandowski, artilheiro da liga com seis gols, e Marco Reus, cinco gols e o craque do time.
O Dortmund é um time muito mais talentoso, mas o Schalke joga em casa, com o ambiente favorável. Tem tudo para ser um bom jogo para se assistir.

Fique de olho
Seattle Sounders x Los Angeles Galaxy Domingo, 23h00 - Watch ESPN (internet) e Terra (internet)
Sounders briga por vaga no mata-mata e não pode perder, porque o San Jose Earthquakes, que também briga por vaga, pega o Dallas, um dos times mais fracos do campeonato. Os dois times estão separados por três pontos, com o Sounders em vantagem. Então, uma vitória ou ao menos um empate é fundamental, porque garante o time de Seattle na próxima fase. Além disso, o jogo marca o confronto entre Clint Dempsey, do Sounders, e Landon Donovan, do Galaxy,dois jogadores que foram astros da seleção americana nos últimos anos.
Quem merece destaque é Eddie Johnson, que também é da seleção americana, e é o artilheiro do Sounders na temporada com nove gols. Obafemi Martins, nome conhecido de quem acompanha futebol europeu, é outro que tem marcado seus golzinho também e já soma oito. No lado dos californianos, Robbie Keane já fez 15 gols e é um dos goleadores da liga. Donovan, com dez, também é destaque.
 
Anderlecht x Standard Liège Domingo, 15h00
Um dos clássicos de maior rivalidade da Bélgica. Os dois são times de tradição no país, mas o Anderlecht se consolidou nos últimos anos como o mais forte do país. O Standard Liège, chamado Rouges, “vermelhos”, não vence um título nacional desde 1993. Só que desta vez o Standard Liège é o líder do Belgão, com 28 pontos. O Anderlecht é só o quinto, com 21 pontos. No lado do Standard, Michy Batshuayi é o artilheiro, com oito gols. No Anderlecht, dois se destacam: Matías Suárez fez seis gols e Massimo Bruno fez cinco.
Mas o confronto é mais do que apenas um jogo entre as duas maiores forças belgas. É um duelo de culturas. Liège é uma cidade de origem industrial, onde o movimento operário teve força e é considerada uma cidade com habitantes muito apaixonados. Bruxelas, por sua vez, é historicamente uma cidade mais rica, origem da burguesa. O duelo, então, representa um confronto de duas cidades que têm uma rivalidade histórica.

O reencontro
Saint-Étienne x Paris Saint-Germain Domingo, 18h00 - Sportv 2
Confronto de dois times bastante tradicionais na França. O Saint-Étienne tem dez títulos do Campeonato Francês e foi onde surgiu Michel Platini, que levou o clube ao título em 1981. Na temporada passada, o time eliminou o já milionário Paris Saint-Germain da Copa da França nos pênaltis, o que impediu a dobradinha parisiense. Desta vez, com o time da capital ainda mais reforçado, o jogo promete ser duro, mesmo em Saint-Étienne. Favorito ao título, o PSG tem elenco e força para vencer qualquer adversário na França, dentro ou fora de casa. Ainda mais com Ibrahimovic fazendo golaços como fez na quarta-feira.

O cara
Sergio Agüero Chelsea x Manchester City Domingo, 14h00 – Fox Sports
Dois dos times mais fortes da Inglaterra jogam em Stamford Bridge. O jogador a ser observado é Sergio Agüero, argentino do ataque do City. Em boa fase, o atacante tem seis gols na Premier League e vem de dois gols marcados no meio de semana contra o CSKA Moscou. Será preciso uma grande atuação sua para fazer o time do técnico Manuel Pellegrini sair de campo com três pontos. Do lado do Chelsea, quem recuperou a confiança foi Fernando Torres, que marcou dois contra o Schalke 04 e pode ganhar nova chance no ataque. No meio, Oscar vem bem e deve jogar ao lado de Juan Mata e Eden Hazard no meio-campo de criação. O Chelsea é segundo colocado e o Manchester City é o quarto na tabela.

O brasileiro
Jorginho Internazionale x Verona Sábado, 16h45 – Fox Sports
Um dos jogadores mais elogiados no início de temporada na Serie A é o meio-campista brasileiro Jorginho, do Verona. Ele é um dos responsáveis pela boa campanha do time, que é quarto colocado depois de oito rodadas. São cinco gols do brasileiro até aqui, quatro deles de pênalti, com um importante papel de dar ritmo ao time no meio-campo. Os gols podem enganar, porque Jorginho não é um meia-atacante, embora vista a camisa 10, de quem normalmente faz esse papel. É um meio-campista que atua mais recuado, um volante ou meia central.  Seu modelo? Andrea Pirlo. Não por acaso, é o jogador que mais faz passes no Verona. Só que esse pode ser mais um caso de brasileiro atuando no exterior em breve. Ele já foi convocado para a seleção sub-21 e é observado pela comissão técnica de Cesare Prandelli. “Eu me sinto italiano. Sonho jogar e ganhar uma Copa do Mundo com a seleção”, disse.
Ganhar Copa do Mundo é algo que um veterano do Verona já conseguiu: Luca Toni. O centroavante é uma das armas do time e um dos que mais chuta a gol. É perigoso no jogo aéreo. Juan Iturbe, argentino que chegou emprestado pelo Porto, tem se destacado e é perigoso na bola parada.
Do outro lado, a Inter vem de um decepcionante empate com o Torino por 3 a 3, depois de estar vencendo o jogo até o final e sofrendo o gol nos acréscimos. Mesmo assim, Rodrigo Palacio é destaque. São cinco gols até aqui e atuações que levam a Inter à frente. Outro destaque é Freddy Guarín, que vem fazendo o que faz de melhor: sendo o motor do meio-campo, com marcação e saída rápida para o ataque para distribuir o jogo. Deve ser um jogo complicado para os dois lados, mas a Inter de Mazzarri precisa vencer para não ficar longe dos líderes.

O jogão
Barcelona x Real Madrid Sábado, 14h00 – Sports+
O grande clássico espanhol acontece neste sábado no Camp Nou. O Barcelona é o líder do Campeonato Espanhol, com 25 pontos, três a mais que o Real Madrid, terceiro colocado. Os merengues vem em vantagem recente no chamado “El Clasico”. Nos últimos seis jogos, são três vitórias do Real Madrid, dois empates e uma vitória do Barcelona.
O Real Madrid tem o desfalque de Xabi Alonso, com Asier Illarramendi o mais provável substituto. O Barcelona não terá Jordi Alba e Adriano deve jogar. Ángel Di María tem feito grandes jogos e é o líder de assistências do time, com seis. Por isso, deve ser titular e Gareth Bale no banco. Diego López deve voltar ao time titular, já que tem sido o escolhido para os jogos da liga.
No Barcelona, o 4-3-3 de Gerardo Martino será mantido, com Alexis Sánchez, Lionel Messi e Neymar como os mais prováveis para começar a partida. Carles Puyol deve começar jogando, assim como Gerard Piqué, formando uma zaga mais forte no jogo aéreo. Um dos pontos considerados chave para o Barcelona é fazer os pontas fecharem como meio-campistas sem a bola, tirando a vantagem numérica que os merengues devem ter.

Vale uma zapeada
Udinese x Roma Domingo, 12h00 – Fox Sports
A líder do Campeonato Italiano vai até Udine, onde é sempre complicado enfrentar o time de Antonio Di Natale, um dos grandes artilheiros da Serie A nos últimos anos. Será que o time do técnico Rudi Garcia conseguirá manter o grande início, que até agora teve oito vitórias em oito jogos? Vale ver.
 
Monaco x Lyon Domingo, 14h00 – Sportv 2
O Monaco se tornou uma força na França depois de virar um time rico e, não por acaso, é o segundo colocado com dois pontos a menos que o Paris Saint-Germain. O time do artilheiro Falcao Garcia e do criativo meia James Rodríguez ainda sofre um pouco para jogar bem com frequência. O Lyon sofre mais ainda. O time tenta recuperar o bom futebol e sair da zona intermediária da tabela, onde é só 12º com 12 pontos.

Faixa bônus
Universidad de Chile x Universidad Católica Domingo, 13h00
Chamado de “Clásico Universitario”, o confronto será disputado sob um clima de bastante rivalidade e provocações. O atual técnico da Universidad de Chile, Marco Antonio Figueroa, foi jogador e técnico da Universidad Católica e jogadores já se provocaram durante a semana. Mas é a Católica que lidera o Campeonato Chileno, com 24 pontos depois de 11 jogos. A Universidad de Chile, conhecida como La U, é quarta com 19. O confronto deve ser bem aberto, com os dois times se caracterizando pelos bons ataques na temporada. São os times que marcaram mais gols até aqui, com a Católica liderando a lista com 29 e La U logo depois com 22. Dois jogadores de cada lado se destacam: Ismael Sosa e Nicolas Castillo, com sete e seis gols cada, respectivamente, ambos da Universidad Católica, e Patricio Rubio e Charles Aránguiz, com seis e cinco gols, pelo lado da Universidad de Chile.

Passe longe
Tom Tomsk x Terek Grozny Sábado, 6h30
Acordou cedo no sabadão? Tá afim de um programa diferente? Bom, vá até a padaria, vá correr, vá levar o cachorro para passear, mas não precisa querer assistir esse grande jogo do Campeonato Russo. Até porque o Tom Tomsk é o 15º, penúltimo colocado, e o Terek Grozny é o 14º, ali na boca da zona do rebaixamento.


TRIVELA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.