domingo, 24 de novembro de 2013


Goleiro segura Inter, mas Coritiba continua na zona de rebaixamento

Lutando para não cair, Coxa não conseguiu balançar as redes
 
O Coritiba teve um herói neste domingo, mas aquém do que o time precisa para sair da zona de rebaixamento. Extremamente defensivo, o campeão paranaense foi pressionado pelo Inter em Caxias do Sul e só não acabou goleado porque o goleiro Vanderlei teve grande noite, mas o 0 a 0 não diminui o desespero alviverde no Campeonato Brasileiro.
Com o ponto somado no Rio Grande do Sul, o Coxa fica só com 42, permanecendo entre os quatro últimos colocados por ter menos vitórias do que o Fluminense. O time de Alex tem duas rodadas para evitar a volta à Série B. Já o Inter, frustrado por não ter mais chances de ir à Libertadores, tem reduzida possibilidade de cair.
A situação de ambos pouco mudou por conta, principalmente, de Vanderlei. O ex-meia Tcheco estreou como técnico montando sua equipe para, exclusivamente, se defender. O Colorado, então, pressionou e, quando não parou no goleiro rival, viu Leandro Damião quase marcar de bicicleta e D’Alessandro acertar a trave. Mas nada suficiente para mexer no placar.
Os gaúchos voltam a campo às 21 horas (de Brasília) de sábado para visitar o Corinthians no Pacaembu. Às 17 horas de domingo, o Coritiba recebe o Botafogo no Couto Pereira para manter suas esperanças de evitar um novo rebaixamento.

O jogo - O Inter iniciou a partida com remotas chances de rebaixamento, enquanto o Coritiba está na zona que define novos integrantes da Série B. Mas o que se viu em Caxias do Sul foram equipes atuando em situação às da tabela: os gaúchos, pressionados pela frustrante campanha, atacaram intensamente e viram o adversário pouco sair da defesa.
Clemer, novato na função como o estreante Tcheco no Coxa, armou o Colorado para ocupar o campo do rival com Leandro Damião como referência e a movimentação, inicialmente, de D’Alessandro, Otávio e Jorge Henrique. Os paranaenses, por sua vez, bloquearam a entrada da área, juntando seus três zagueiros aos dois volantes para coibir a troca de passes.
A estratégia alviverde era tão defensiva que Alex passeava em campo, sem pegar na bola, assim como Geraldo, substituído no início do jogo por Diogo, e Deivid. Diante da irritação dos torcedores que apareçam em bom número, o Colorado demorou 25 minutos para perceber como furar o ferrolho rival.
A única forma de balançar as redes foi irregularmente: aos 18 minutos, Leandro Damião recebeu em posição de impedimento e ignorou seguidos apitos do árbitro para, com todos os jogadores já parados, driblar o goleiro adversário, chutar a gol e comemorar em vão.
A chave para assustar o Coritiba era Josimar, que não tinha a quem marcar no campo de defesa e passou a subir. À medida que o volante apareceu, o grande personagem da noite deu suas caras: Vanderlei. O goleiro do Coxa pegou dois chutes à queima-roupa de Josimar e agarrou com tranquilidade quase todos os arremates de Leandro Damião.
Vanderlei ainda contou com a sorte. Na única finalização em que não tinha condições de defender no primeiro tempo, aos 40 minutos, Leandro Damião, completamente desmarcado e com o gol vazio na pequena área, conseguiu cabecear para fora, desesperando seus colegas que estavam em campo e na reserva.
Na saída para o intervalo, Alex alertou para os riscos que o Coritiba corria limitando-se a ficar na defesa, mas Tcheco nada mudou. O time paranaense pareceu subir por vontade própria, procurando mais o camisa 10, até para limitar os ataques do Inter. Vanderlei, contudo, continuou trabalhando no segundo tempo.
Logo aos cinco minutos, Leandro Damião esteve perto de marcar um golaço, dando uma bicicleta que passou rente à trave do goleiro. Nos lances seguintes, o centroavante, ainda mais participante, acertou o gol, mas Vanderlei continuava como seu maior obstáculo.
Aparentemente sem entender a necessidade de vitória, Tcheco começou a fazer substituições defensivas, sacando até Deivid, transformando o veterano meia Alex em centroavante. O estreante técnico, ao menos, tinha sorte além de Vanderlei: um chute de D’Alessandro passou por baixo de Damião e atingiu a trave aos 29 minutos.
Os pouco mais de 15 minutos restantes foram de um Coritiba espalhado no campo, apegando-se só á garra para tentar, em vão, assustar o goleiro Muriel. Enquanto o Inter continuou vítima de um erro próprio: a falta de qualidade na finalização. Tudo assistido por Diego Forlán, caro atacante do Colorado que não saiu do banco apesar dos insistentes pedidos da torcida.

gazetaesportiva.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.