quarta-feira, 27 de novembro de 2013


Cinco pontos que podem decidir Ponte Preta x São Paulo

Equipes se enfrentam pelo segundo jogo da semifinal da Copa TOTAL Sul-Americana, a partir das 21h40, em Mogi Mirim

 www.foxsports.com.br

Após vencer o primeiro jogo por 3 a 1, Ponte tem boa vantagem para o segundo duelo contra o São Paulo na semifinal da Sul-Americana (Fotoarena / André Nehmad)
Após vencer o primeiro jogo por 3 a 1, Ponte tem boa vantagem para o segundo duelo contra o São Paulo na semifinal da Sul-Americana (Fotoarena / André Nehmad)

Ponte Preta e São Paulo disputam, nesta quarta-feira (27), uma vaga na decisão da Copa TOTAL Sul-Americana. Após vencer o jogo de ida por 3 a 1, a Macaca inicia o segundo confronto com boa vantagem.Confira os cinco pontos que podem decidir o finalista em Mogi Mirim.

Regulamento debaixo do braço

Com o resultado conquistado no Morumbi, a Ponte Preta inicia o confronto com ampla vantagem. Qualquer derrota por apenas um gol de diferença assegura a vaga do time de Campinas na decisão do torneio. Se for superada por dois tentos de diferença, a Macaca só será eliminada caso sofra quatro ou mais gols - já que o revés por 3 a 1 leva a disputa para os pênaltis.
O time de Campinas também conta com um retrospecto favorável na competição. A equipe não perdeu nenhum jogo por mais de dois gols de diferença e sequer chegou a ser vazada três vezes numa mesma partida.

Campo neutro

Apesar de ser mandante no segundo jogo das semifinais da Sul-Americana, a Ponte Preta não terá o privilégio de atuar na sua casa. O confronto de volta será disputado no Romildo Gomes Ferreira, em Mogi Mirim – situado a quase 50 km de Campinas. O estádio Moisés Lucarelli foi vetado por não atender às exigências da Conmebol.
A situação favorece o São Paulo, que, mesmo em um cenário adverso, não terá que enfrentar o tradicional caldeirão alvinegro no Majestoso.


Motivação extra

Os dois times têm motivos extras para se dedicar um pouco mais na partida. A Ponte Preta vê a possível final da Sul-Americana como o maior momento da história do clube. Com 113 anos, a Macaca disputa a sua primeira competição internacional e um possível título deixaria o grupo marcado para sempre. O feito, inclusive, ofuscaria o quase inevitável rebaixamento da equipe no Campeonato Brasileiro deste ano.
Além disso, os comandados do técnico Jorginho estão “mordidos” com o rival. Desde que os clubes iniciaram uma briga nos bastidores – por conta da intervenção do Moisés Lucarelli –, os jogadores da Ponte encontraram mais um motivo para se superar em campo e derrotar o Tricolor.
Já o São Paulo aposta todas a fichas na Sul-Americana para salvar a temporada e conquistar uma vaga na Libertadores do ano que vem. Após uma temporada conturbada, com duas demissões de técnicos e luta contra as últimas colocações no Brasileirão, o time se reencontrou com a chegada de Muricy Ramalho e vê na competição continental a chance de coroar a recuperação em 2013.
A final também pode ser considerada como especial para Rogério Ceni. Com uma possível aposentadoria ao término desta temporada, a Sul-Americana pode ser a última conquista do ídolo são-paulino.

Peso da camisa

Mesmo em desvantagem para o confronto, a tradição são-paulina em competições sul-americanas pode pesar. Atual campeão do torneio, e com três Libertadores no currículo, o time do Morumbi tem uma ampla história de conquistas a favor. Por outro lado, a Ponte é novata em disputas internacionais e pode sentir a pressão do confronto caso não inicie a partida bem.
A responsabilidade, no entanto, cai toda sobre os ombros tricolores, já que iniciou as semifinais como amplo favorito à classificação.

Goleadores em campo

Precisando de pelo menos três gols, o São Paulo aposta todas as fichas em seus artilheiros. Em boa fase, Aloísio inicia a partida enquanto Luis Fabiano será opção no banco de reservas. Além disso, o Tricolor conta com a ascensão de Paulo Henrique Ganso. O meia, inclusive, marcou o gol da sua equipe no jogo de ida.
Já a Ponte Preta não tem a obrigação de buscar o gol logo de cara. O time deve apostar na defesa sólida para assegurar o resultado positivo. Mas, caso necessite ir ao ataque, Rildo – destaque da equipe na temporada – é a grande esperança de gols.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.