Atlético-MG trabalha para reforçar com público local sua torcida no Mundial


Bernardo Lacerda
Do UOL, em Belo Horizonte
  • Reprodução
    Informações detalhadas sobre Cuca, jogadores e o Atlético-MG serão distribuídas no Marrocos Informações detalhadas sobre Cuca, jogadores e o Atlético-MG serão distribuídas no Marrocos
A torcida do Atlético-MG promete invadir o Marrocos para a disputa do Mundial de Clubes. A embaixada do Brasil naquele país prevê a entrada de até 30 mil atleticanos em Marrakesh em dezembro, número bem parecido com o de corintianos no torneio de 2012, disputado no Japão Apesar disso, a diretoria alvinegra ainda trabalha para conquistar adeptos do país.
O Corinthians colocou cerca de 30 mil torcedores no Japão, em 2012, entre  brasileiros que viajaram e que moravam no país. Com o grande número de turistas, o Atlético deverá ter a maior quantidade de torcedores, superando até o Bayern de Munique.
O Atlético-MG, porém, ainda pretende utilizar a imagem de Ronaldinho Gaúcho durante o período do time em Marrakesh para aumentar a quantidade de torcedores e o apoio ao clube. Os primeiros dias da equipe no Marrocos serão primordiais para o clube aumentar a aproximação do time com a população.
O Atlético chegará em Marrakesh no dia 10 de dezembro. Os primeiros sete dias serão de treinos e adaptação para a equipe, que só jogará no dia 18. As primeiras atividades poderão ter até a presença de público para aproximar o alvinegro mineiro dos moradores da cidade, que estão animados com a competição, que será disputada pela primeira vez no local.
O clube acredita que a presença com grande antecedência dos atletas e, principalmente, de Ronaldinho Gaúcho será importante para esta aproximação com a população marroquina. Uma aproximação mínima entre jogadores e moradores deverá acontecer. O Bayern, principal atração do torneio, chegará ao local das partidas apenas poucos dias antes da sua estreia, dia 17.
Apesar da preocupação com o excesso de brasileiros no Marrocos, principalmente pela grande diferença de costumes e hábitos, a 'invasão' de atleticanos poderá ajudar na conversão de novos torcedores para o clube. A expectativa do Atlético é que grande parte das pessoas presentes ao estádio nos dois jogos faça coro e torçam para a equipe mineira.
Mais do que ter torcedores, o Atlético vê no Mundial a grande chance de divulgar a sua imagem internacionalmente, principalmente tendo Ronaldinho Gaúcho em seu time. O camisa 10 faz parte do pôster de divulgação do torneio que está espalhado no Marrocos e chama atenção dos moradores de Marrakesh.
Assim como aconteceu durante o sorteio dos grupos do Mundial de Clubes em outubro, no Marrocos, a diretoria atleticana levará grande quantidade de material de divulgação sobre os jogadores, com a história do clube, que serão distribuídos nos hotéis da cidade, durante os jogos do time mineiro e nas ruas, para conquistar os torcedores.
Chaveiros, flâmulas, fotos autografadas de Ronaldinho Gaúcho e outras peças farão parte da bagagem do time. A intenção da diretoria é ampliar e reforçar o trabalho que já foi feito durante a semana que os dirigentes estiveram no Marrocos. Na visita feita pelas equipes de televisões oficiais, que cobrirão o Mundial, em Belo Horizonte, a situação se repetiu, como forma de divulgação e agrado do clube mineiro.

"É legal ter torcedores ao nosso lado, nos apoiando. Quanto mais será melhor. Acho que vamos ter grande torcida brasileira lá e se tiver mais de pessoas do Marrocos será importante", afirmou o zagueiro Leonardo Silva.
O presidente atleticano, Alexandre Kalil já constatou que o Atlético será a grande sensação da competição e mostra confiança que o clube se sentirá em casa no Marrocos. "Vamos contar com a torcida local, as pessoas sabem que somos do Atlético e todo mundo está do lado do time brasileiro", afirmou.