sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Com caixa comprometido, Atlético se apressa para desbloquear dinheiro da venda de Bernard

Quase 40 milhões de reais do dinheiro da venda do meia-atacante seguem bloqueados na Fazenda Nacional por causa de dívidas fiscais

Por Breiller Pires, da PLACAR 
Atlético-MG vendeu Bernard para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por 76 milhões de reais
Atlético-MG vendeu Bernard para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por 76 milhões de reais / Crédito: Bruno Cantini /Divulgação Atlético-MG
Em agosto, o Atlético-MG vendeu Bernard para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por 76 milhões de reais. Desse valor, o clube, que era detentor de 80% dos direitos econômicos do meia-atacante, receberia 60 milhões de reais.
No entanto, quase 40 milhões de reais seguem bloqueados na Fazenda Nacional por causa de dívidas fiscais. A retenção afetou o caixa do clube. Em entrevista à PLACAR, o presidente Alexandre Kalil admite atrasos no pagamento dos direitos de imagem dos jogadores.
“Estamos com um problema muito grave, um bloqueio de quase 75 milhões de reais. Chamei o elenco do Atlético e conversei. E eles falaram: ‘Presidente, nós sabemos que o senhor vai resolver o problema ’”, afirma.
A previsão da diretoria atleticana era liberar o dinheiro no fim de outubro, mas o clube ainda não conseguiu entrar em acordo com a Fazenda Nacional. Acumulando uma dívida de 415 milhões de reais, a quarta maior entre as equipes brasileiras, o Atlético defende a medida proposta pelo Ministério do Esporte, que prevê a anistia dos débitos dos clubes de futebol.
“Não existe anistia. O que queremos é uma forma de parcelar e pagar a dívida. Tenho um orçamento de 254 milhões de reais para 2014, 100 milhões de superávit este ano e vou dar prejuízo no final, porque a dívida herdada engole minha receita”, diz Kalil.
Dos 60 milhões de reais a que tem direito pela negociação de Bernard, o clube terá de repassar aproximadamente 10 milhões ao banqueiro Ricardo Guimarães, pelo acordo de parcelamento da dívida de 94 milhões de reais em empréstimos feitos pelo ex-presidente durante sua gestão.
Depois da última reunião com advogados da Fazenda, a expectativa do Galo é obter o desbloqueio até a primeira semana de dezembro, antes da viagem para o Mundial de Clubes no Marrocos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.