quinta-feira, 28 de novembro de 2013


Brocador artilheiro, capitão Léo Moura e Elias decisivo; confira as histórias dos heróis do título do Fla

Tricampeão da Copa do Brasil. Três heróis e três histórias diferentes. O Brocador artilheiro, o capitão Léo Moura e o decisivo Elias...

  • Por Tiago Leme e Pedro Henrique Torre, do ESPN.com.br- espn.com.br

Brocador artilheiro, capitão Léo Moura e Elias decisivo; confira as histórias dos heróis do título do Fla
Tricampeão da Copa do Brasil. Três heróis e três histórias diferentes. O Brocador artilheiro, o capitão Léo Moura e o decisivo Elias. Na campanha do título rubro-negro, os três jogadores foram fundamentais para o título, deixando os seus nomes na história do clube.
O atacante Hernane foi o artilheiro da Copa do Brasil
O capitão Léo Moura conquistou seu novo título pelo clube
Elias foi decisivo na campanha do título do Fla
Com gols, com passes ou com experiência em campo, Hernane, Léo Moura e Elias escreveram caítulos importantes do Flamengo na Copa do Brasil 2013.
O Brocador artilheiro
Hernane Vidal de Souza. Mas pode chamar também de Brocador. Artilheiro do Maracanã, com 17gols. Cinco deles na Copa do Brasil. Motivo de maior confiança da tocida rubro-negra que lotou a arquibancada do estádio durante os jogos decisivos da conquista. Geralmente, artilheiro de um toque só na bola. Hernane, vá lá, tem seu tom de grosseiro. Mas ali, naquele linguajar típico da grande área, ele sabe se comunicar com a bola e seduzi-la até as redes.
Quando Vagner Love deixou o Flamengo por corte no orçamento, no início do ano, poucos apostavam no Hernane. O apelido de Brocador nem tinha vingado. O Maracanã nem reaberto estava. E aos poucos lá foi ele, de encontro às redes. Jogo a jogo. Vitória a vitória. Nem a chegada de Marcelo Moreno, contratado para ser titular, o abalou. Hernane parecia saber que o futuro aguardava boas surpresas.
A apoteose veio nas quartas de final. Segundo jogo decisivo contra o rival Botafogo. Necessidade da vitória. E Hernane apareceu não uma. Mas duas, três vezes. Pé esquerdo, pé direito, de cabeça. Sofreu até pênalti, que, gentilmente, cedeu para Léo Moura, aniversariante da noite.
A vocação para o gol na Copa do Brasil reapareceu na semifinal. Vantagem rubro-negra em casa, mas o Goiás saiu na frente do placar. Nem um suspiro foi permitido na arquibancada. Pois minutos depois lá estava Hernane novamente comemorando com a torcida. Empate pelos pés do Brocador. Depois, virada com gol de Elias, e classificação para final. Pelos pés do Brocador, o Flamengo traçou a trilha para o tricampeonato da Copa do Brasil.
No jogo do título, nesta quarta-feira, Hernane ainda coroou a vitória sobre o Atlético-PR, por 2 a 0, com um gol aos 49 minutos do segundo tempo. O Brocador fechou a Copa do Brasil como artilheiro isolado, com oito gols na competição.
O capitão Léo Moura
São mais de oito anos de serviços prestados ao Rubro-Negro carioca. E que serviços... Se no início de sua trajetória pelo clube ele ainda não tinha caído nas graças da torcida, hoje Léo Moura é idolo dos flamenguistas. Aos 35 anos, o lateral direito é o único remanescente do time campeão da Copa do Brasil de 2006.
Neste período, Léo Moura faturou sete títulos, sendo um Brasileirão (2009) e quatro Cariocas (2007, 2008, 2009 e 2011), além do bicampeonato da Copa do Brasil. Com mais de 450 jogos com a camisa do Flamengo, o lateral foi peça fundamental na campanha vitoriosa no torneio mata-mata de 2013.
Com experiência e passes precisos pela ala direita, Léo Moura se destacou e escreveu mais uma vez o seu nome na história do clube. Um dos momentos marcantes na caminhada para a taça foi o gol marcado na goleada sobre o Botafogo, por 4 a 0, no jogo de volta das quartas de final, no Maracanã. No dia que fazia aniversário, em 23 de outubro, marcou o quarto gol da equipe e selou a classificação para a próxima fase.
A idade avançada, porém, não tira o fôlego de Léo Moura para mais conquistas e momentos marcantes pelo Flamengo. Com contrato apenas até o final deste temporada, o lateral já iniciou as conversas com a diretoria para a renovação. Garantido na Libertadores de 2014, o ídolo rubro-negro é garantia de dedicação, qualidade e amor à camisa rubro-negra pelos gramados da América do Sul.
O decisivo Elias
Mais de mil torcedores estavam prestes a ir embora do Maracanã tristes, naquele dia 28 de outubro. Flamengo e Cruzeiro empatavam por 0 a 0 no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, e o time mineiro ficaria com a vaga por causa da vitória por 2 a 1 no Morumbi. Estavam prestes a ir embora tristes... Porém, aos 43 minutos do segundo tempo, Elias aproveitou passe de Paulinho e chutou para o fundo das redes. O volante fez o Maracanã explodir, garantiu a vitória sobre o líder e futuro campeão do Brasileirão e colocou o Rubro-Negro na semifinal.
Na vitória sobre o Atlético-PR por 2 a 0, na grande decisão desta quarta, mais uma vez Elias foi decisivo e, aos 43 minuto do segundo tempo, fez o primeiro gol da partida.
Habilidoso, inteligente, brigado e incansável, Elias mostrou que também tem dotes de um finalizador. Decisivo. O camisa oito flamenguista foi muito decisivo na campanha do título. Além do gol sobre o Cruzeiro, também deixou a sua marca na vitória sobre o Goiás, por 2 a 1, no Maracanã, na semifinal. O chute forte de fora da área deu ao Flamengo a vaga na grande decisão.
Depois desta partida, Elias homenageou o pequeno filho Davi, de um ano e seis meses, que ficou internado no hospital devido a uma forte pneumonia. A relação entre o jogador e a torcida rubro-negra ficou ainda mais forte, os nomes de Elias e de Davi ecoaram nas arquibancadas do Maraca, e os gritos empurraram ainda mais o volante para o seu segundo título da Copa do Brasil.
Após se destacar na Ponte Preta em 2008 e brilhar no Corinthians em 2009, quando foi campeão da Copa do Brasil pela primeira vez, Elias foi vendido ao futebol europeu, mas não conseguiu se firmar nas passagens por Atlético de Madri (ESP) e Sporting (POR).
Emprestado ao Flamengo desde janeiro de 2013, o atleta, atualmente com 28 anos, voltou a apresentar grandes atuações e alevantar uma taça. A missão dos dirigentes flamneguistas agora é negociar a permanência de Elias na Gávea. O contrato de empréstimo termina no fim deste ano, e o clube português pede R$ 27 milhões para vender o novo xodó da torcida rubro-negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.