segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Técnico de Portugal ressalta força de Ibra e da Suécia, mas crê em vaga

Equipes se enfrentam na repescagem das Eliminatórias Europeias, em 15 e 19 de novembro

Por Gazeta Press 21/10/2013, às 11h41
Paulo Bento vê adversário forte na repescagem, mas crê na classificação
Paulo Bento vê adversário forte na repescagem, mas crê na classificação / Crédito: Reuters
A seleção portuguesa escapou de um temido confronto com a França, mas terá de enfrentar a forte Suécia na repescagem das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Após o sorteio que definiu as partidas, nesta segunda-feira, em Zurique, na Suíça, o treinador luso Paulo Bento não negou a insatisfação em enfrentar a equipe escandinava, mas mostrou confiança na classificação lusa para o Mundial do ano que vem.
"Vai ser uma eliminatória equilibrada, competitiva, com uma equipe que tem uma grande referência no seu jogo de ataque, como é Ibrahimovic. Mas a Suécia não vale só por esse jogador e é muito forte coletivamente. Eles vêm participando de grandes competições e nós vamos ter de competir da melhor maneira para estarmos no Brasil em 2014. Estamos cientes das dificuldades, mas confiantes que vamos estar no Mundial", declarou o comandante.
Vale lembrar que, para se classificar à última Copa do Mundo, disputada em 2010, na África do Sul, a seleção portuguesa teve de enfrentar jogos de mata-mata com a Bósnia-Herzegovina, considerada adversária complicada naquela ocasião (já classificada, inclusive, para o Mundial de 2014). Os lusos venceram as duas partidas e se garantiram com certa facilidade. Neste ano, entretanto, a missão deve ser mais complicada. Os suecos finalizaram a primeira fase das eliminatórias na segunda posição do Grupo C com folga e realizaram duas partidas muito disputadas com a Alemanha: empate por 4 x 4, em Berlim, e derrota por 5 x 3, na Suécia.
Para piorar, os portugueses terão de decidir a vaga fora de casa, dia 19 de novembro. Isto porque o sorteio desta segunda-feira definiu a seleção lusa como mandante da partida de ida, em 15 de novembro. "Vamos começar a preparar estes dois jogos. Temos algum conhecimento da equipa da Suécia, mas vamos aprofundá-lo. Depois, vamos definir qual a melhor estratégia, sabendo que temos o primeiro jogo em casa. Em função desse resultado, pensar no segundo encontro, já que poderemos ter de optar por estratégias diferentes. Vamos esgotar todas as nossas possibilidades", explicou Paulo Bent
Portugal e Suécia se enfrentaram nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2010, quando ocupavam o mesmo grupo. Na ocasião, a Dinamarca obteve a vaga direta para o Mundial, e os portugueses levaram a melhor para jogar a repescagem. Os duelos entre as duas seleções tiveram empates em 0 x 0.
As partidas da repescagem das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2014, disputadas em 15 e 19 de novembro, darão as últimas quatro vagas do Velho Continente para a competição a ser disputada no Brasil a partir de junho do ano que vem. Até aqui, nove seleções da Europa já se garantiram no torneio da Fifa: Espanha, Itália, Holanda, Alemanha, Rússia, Bósnia-Herzegovina, Suíça, Bélgica e Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.