domingo, 16 de fevereiro de 2014

Atlético-MG e Cruzeiro duelam no Horto só com torcida do Galo

Desgastados pelo meio de semana de jogos fora pela Libertadores, atleticanos e cruzeirenses duelam pelo estadual no Independência


Por Gazeta Press 
Com passagem vitoriosa pelo hoje rival Cruzeiro, Paulo Autuori comanda Atlético no clássico deste domingo pelo Mineiro / Crédito: Bruno Cantini/Atlético-MG


O maior clássico do futebol de Minas Gerais terá mais um capítulo neste domingo. Atlético-MG e Cruzeiro vão travar o primeiro duelo da temporada, às 16h, no Independência, somente com a torcida do Galo presente no Horto. Envolvidos com a Libertadores, atleticanos e cruzeirenses terão que superar o cansaço para entrarem em campo.

Os dois clubes jogaram fora do Brasil no meio de semana, e mesmo com pouco tempo de preparação, voltam a campo neste domingo. A situação do Atlético-MG é um pouco mais delicada no campeonato e não pode se dar o luxo de poupar jogadores. Os atleticanos ocupam apenas o oitavo lugar na tabela do Mineiro com quatro pontos. Já os cruzeirenses lideram o estadual com dez pontos.

Apesar de ter vencido os venezuelanos do Zamora, o futebol atleticanos ainda não convenceu a torcida, que quer ver o time atuando bem no maior jogo de Minas Gerais. Acostumado com grandes clássicos, o argentino Dátolo prevê uma partida disputada em que atributos como garra e inteligência farão a diferença.

"Não existe uma métrica exata ou uma fórmula perfeita para disputar e vencer um clássico. Em uma partida como essa, precisamos jogar com o coração, mas sem esquecer, em nenhum momento, da questão tática, que é tão importante. O nosso grupo está muito focado, muito determinado para o jogo contra o Cruzeiro", declarou.

Ainda sem lateral-esquerdo de ofício, o técnico Paulo Autuori vai escalar Dátolo no setor. Nas demais posições, o treinador alvinegro poderá contar com força máxima, inclusive, com o craque Ronaldinho Gaúcho, que estreou em 2014 na partida da Libertadores e está à disposição.

No Cruzeiro, a diretoria celeste abriu mão da cota de ingressos que teria para o clássico. O motivo é a confusão que ocorreu entre torcedores das duas equipes no último jogo realizado no Horto. Por conta disso, apenas torcedores do Galo estarão presentes no Independência, o que deve gerar pressão em cima dos jogadores da Raposa.

Sobre o time que entra em campo, o técnico Marcelo Oliveira tem intenção de usar a formação principal, mas vai deixar a definição para a última hora, por conta do desgaste dos jogadores. "Vamos monitorar, temos jogadores que podem ser substituídos com qualidade, mas, a princípio, a formação mais provável para o clássico é a base que jogou na Libertadores", declarou.

O atacante Borges e o volante Nilton ainda estão entregues ao departamento médico e ficam fora do clássico. O avante faz tratamento de lesão muscular, enquanto Nilton se recupera de cirurgia no joelho. Com isso, o boliviano Marcelo Moreno e o volante Souza deverão ser mantidos na equipe.


FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG X CRUZEIRO

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)

Data: 16 de fevereiro de 2014, domingo

Horário: 16h (de Brasília)

Árbitro: Igor Junio Benevenuto (CBF/FMF)

Assistentes: Janette Mara Arcanjo (FIFA/MG) e Pablo Almeida Costa (CBF/FMF)

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Dátolo; Pierre, Josué, Ronaldinho e Tardelli; Fernandinho e Jô. Técnico: Paulo Autuori

CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Souza, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Dagoberto e Marcelo Moreno. Técnico: Marcelo Oliveira