quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Balanço da primeira fase da Copa Verde


Goleada Info




A Copa Verde começou no último dia 11 com 16 times buscando o título da primeira edição do torneio. Em nove dias, foram 16 partidas, com 45 gols marcados. Vamos contar um pouco do que aconteceu nos oito confrontos. Acompanhem:


Paysandu x Náutico-RR


Papão fez 11 gols nos 2 jogos
(Foto: Paulo Akira / O Liberal)

Massacre. Foi o que o aconteceu no confronto entre o Papão e o Náutico de Roraima. Eles que fizeram a primeira partida da competição, em Boa Vista. Mesmo poupando jogadores nas duas partidas, a equipe paraense goleou duas vezes, marcando incríveis onze gols. Em Roraima, vitória por 7x2, com três gols de Dennis, artilheiro do torneio. Na Curuzu, vitória por 4x0 para pouco mais de 600 pagantes. O meia Lineker marcou o primeiro gol da história da Copa Verde.


Princesa do Solimões-AM x Santos-AP


O campeão amazonense de 2013 despachou o Santos amapaense com uma vitória e um empate. No Gilbertão, vitória magra por 1x0, gol do atacante Fininho. No Zerão, em Macapá, o Santos chegou a abrir 2x0, com direito a gol no primeiro minuto de partida. Mas o meia-atacante Michel Parintins marcou duas vezes, classificando a equipe amazonense.


Plácido de Castro-AC x Nacional-AM


Foi sofrida a classificação do Naça. Na partida de ida, empate sem gols no Estádio Florestão, em jogo bem mais ou menos. Já no Gilbertão, na cidade de Manacapuru, a classificação só saiu quase no fim da etapa final, mais precisamente aos 37 minutos. Foi quando o atacante João Douglas, que saiu do banco de reservas, marcou o gol da vitória.


Brasiliense x Interporto-TO



Luiz Carlos marcou um dos gols do Jacaré
(Foto: Cláudio Reis)

O Jacaré venceu duas vezes o Interporto por 2x0 e se classificou sem problemas para as quartas de final. No Estádio General Sampaio, a equipe do Distrito Federal marcou uma vez em cada tempo e coincidentemente aos 17 minutos. Peninha no primeiro e Baiano (aquele mesmo, interminável!) no segundo. Já no Estádio Serejão, os gols da vitória candanga foram do atacante Luiz Carlos (em pênalti sofrido pelo meia Zé Roberto), além de Edicarlos. Fácil, fácil...


Vilhena-RO x Mixto-MT


O Vilhena se classificou graças ao saldo de gols. Jogando em casa, o Lobo do Cerrado goleou a equipe mato-grossense por 4x1 e praticamente carimbou a vaga. Na volta, em Cuiabá, o Mixto chegou a abrir 2x0 com dois gols de João Paulo e ficou a um golzinho da classificação improvável. Só que aos 34 minutos da etapa final, Tayron, que começara a partida no banco, diminuiu para o Vilhena, acabando com as chances do Mixto, que contava com a estreia de Ruy "cabeção".


Desportiva Ferroviária-ES x Cuiabá-MT


Cuiabá está nas quartas da Copa Verde
(Foto: Henrique Montovanelli)

A fase do futebol capixaba realmente é péssima. Único representante do estado na Copa Verde, a Desportiva foi eliminada após perder de virada na segunda partida. No jogo de ida, empate sem gols na cidade de Cariacica. Então ficou tudo para o jogo da volta, no Estádio Presidente Dutra. E a Tiva chegou a sair na frente na primeira etapa, em gol de falta marcado por Léo Oliveira. Só que sete minutos depois veio o empate da equipe cuiabana com Ruan, cobrando pênalti. A virada e o gol da classificação do Dourado veio com Bruno Mota, aos 25 minutos da etapa final.


Brasília x Cene-MS


O Brasília eliminou o Cene e assim como Nacional-AM e Brasiliense, não sofreu gols. No jogo de ida, na Boca do Jacaré, empate em 0x0. No Morenão, em Campo Grande, mesmo com todo favoritismo da equipe sul-mato-grossense, o Colorado surpreendeu, jogou melhor e venceu por 2x0, gols do lateral Jeferson Tamaré e do meia Clécio, um em cada tempo.


Clube do Remo x Paragominas-PA



A tendência é de um Re-Pa na semifinal
(Foto: Antônio Cícero / Diário do Pará)

O Remo foi o último time a se classificar para as quartas de final. E assim como Paysandu e Brasiliense, venceu as duas partidas. Na ida, no Estádio Arena Verde, 2x1, com gols de Max Lélis e Leandro Cearense (foi a primeira vitória azulina no estádio). No jogo da volta, em Belém, a classificação quase ficou ameaçada. O Jacaré chegou a abrir 1x0 e 2x1 (placar que levaria o jogo para os pênaltis). Com um a mais, o Leão reagiu e marcou três gols, com Athos, Leandro Cearense e Thiago Potiguar, vencendo a partida por 4x2.


16 jogos
45 gols
média de 2,81 gols por jogo


Maior goleada: Náutico-RR 2x7 Paysandu (11/02)


Artilheiros:


3 gols - Dennis (Paysandu)


2 gols - Lineker e Heliton (Paysandu), João Paulo (Mixto), Michel Parintins (Princesa do Solimões), Aleílson (Paragominas) e Leandro Cearense (Remo)


Quartas de final (ida: 26/02 | volta: 09/03)


Paysandu x Princesa do Solimões
Remo x Nacional-AM
Brasiliense x Vilhena
Cuiabá x Brasília