sexta-feira, 18 de abril de 2014

Série B começa com Vasco pressionado por acesso e bicampeonato

Gazeta Press



Campeão Brasileiro da Série B em 2009, o Vasco retorna à segunda divisão do Campeonato Brasileiro nesta temporada e é o grande destaque da competição que terá início nesta sexta-feira. O Cruzmaltino carioca volta à disputa com uma motivação maior em relação à sua primeira participação no torneio: depois de perder a decisão do Estadual para o Flamengo em partida traumática, a equipe de São Januário encara a segunda divisão como um campeonato capaz de devolver um pouco de alegria à sua grande torcida, abalada por um incômodo jejum de conquistas.

O Vasco é um dos rebaixados do Campeonato Brasileiro da Série A de 2013, que terminou em dezembro do ano passado. Ao lado time de São Januário, Náutico e Ponte Preta, com campana muitos ruins, também seguiram à Serie B. Já a Portuguesa assumiu o lugar do Fluminense depois de ter sido punida no STJD por causa da escalação irregular de um jogador na última rodada do Brasileirão e perder quatro pontos na tabela de classificação.

Para retornarem à elite nacional, no entanto, estes times não devem ter vida fácil. Em uma competição que deve ser bastante equilibrada, quatro equipes chegam animadas depois de conquistarem o acesso pela Série C de 2013. Com uma torcida apaixonada, o Sampaio Corrêa está de volta e conta com a força das arquibancadas para dar trabalho. Assim como o Santa Cruz, tradicional clube pernambucano que, enfim, voltará à disputa da segunda divisão.

Os outros dois ascendentes indicam um possível crescimento da região Centro-Oeste, que terá três representantes nesta edição. Além do Atlético-GO, que já estava em 2013, o tradicional Vila Nova conquistou o acesso ao lado de uma das surpresas deste ano: bem estruturado, o Luverdense tenta colocar o nome do estado de Mato Grosso no cenário nacional, prometendo incomodar os grandes favoritos ao acesso.


Arte GE.Net



O futebol paulista segue com o maior número de equipes na competição. Além da Portuguesa, único clube da capital, o Oeste, rebaixado no Estadual, a Ponte Preta, que estava na Série A do ano passado, e o Bragantino tentam recolocar um representante do interior novamente na elite, que, dependendo do panorama deste ano, pode ter uma grande novidade em 2015.



Com Chapecoense, Criciúma e Figueirense na primeira divisão, Santa Catarina poderá ter até cinco representantes na elite no próximo ano. Isso porque Avaí e Joinville entram na briga pelo acesso neste ano. Enquanto a equipe de Florianópolis tenta se recuperar de uma má campanha no Estadual, o Joinville usa o vice-campeonato como trunfo para manter o embalo no torneio nacional.

Confira os clubes participantes separados por cada região:

Sudeste: Vasco-RJ, Portuguesa-SP, Ponte Preta-SP, Bragantino-SP, Oeste-SP, América-MG e Boa Esporte-MG
Nordeste: Ceará-CE, Icasa-CE, Náutico-PE, Santa Cruz-PE, Sampaio Corrêa-MA, ABC-RN e América-RN
Sul: Paraná-PR, Avaí-SC e Joinville-SC
Centro-Oeste: Atlético-GO, Vila Nova-GO e Luverdense-MT

Veja a primeira rodada da competição:

Sexta-feira - 18/04
19h30 Vila Nova-GO x Luverdense-MT - Serra Dourada
19h30 Joinville-SC x Portuguesa-SP - Arena Joinville
19h30 Sampaio Correa-MA x Paraná-PR - Castelão-MA
21h50 Ponte Preta-SP x Icasa-CE - Moisés Lucarelli

Sábado - 19/04
16h20 Boa Esporte-MG x Atlético-GO - Dilzon Melo
16h20 Vasco-RJ x América-MG - São Januário
16h20 Bragantino-SP x Náutico-PE - Nabi Abi Chedid
16h20 Santa Cruz-PE x ABC-RN - Arruda
21h Ceará-CE x Oeste-SP - Castelão
21h América-RN x Avaí-SC - Arena das Dunas