sexta-feira, 25 de abril de 2014

Em busca do sucesso de Cuca, Culpi se apoia em coincidências

Levir Culpi está de volta ao comando do Atlético-MG Foto: Fernando Pilatos / Gazeta Press

Anunciado como novo treinador do Atlético-MG no inicio da noite desta quinta-feira, Levir Culpi chega para a sua quarta passagem à frente do clube alvinegro com expectativa de sucesso. Mais do que conseguir bons resultados, o treinador quer superar a “era Cuca” que teve bastante êxito.

Levir e Cuca carregam algumas coincidências, tanto na vida profissional como na particular. Ambos nasceram em Curitiba: Culpi em 1953 e Cuca em 1963. Antes de se tornarem treinadores eles atuaram dentro das quatro linhas e jogaram no Santa Cruz e no Coritiba.

Como treinadores, também fizeram trabalhos em clubes parecidos: novamente no Coritiba, mas também no São Caetano, São Paulo, Botafogo e Criciúma. Porém, ambos atingiram o sucesso mesmo em Minas Gerais. Tanto Levir quanto Cuca treinaram Atlético-MG e Cruzeiro, clubes que lhe deram projeção nacional.

Em Minas Gerais, Levir conquistou uma Copa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana com o Cruzeiro, um título da Série B com o Atlético-MG e taças estaduais com os dois clubes. Já Cuca teve ainda mais sorte. Inicialmente com o Cruzeiro, conquistou títulos estaduais, mas montou a boa equipe que conseguiu brigar pelo Campeonato Brasileiro de 2010.

Ao sair do clube celeste, o treinador foi para o Atlético-MG e lá conseguiu também o Campeonato Mineiro, porém, a maior conquista foi a Copa Libertadores da América, no ano passado.

O novo treinador atleticano já encara o novo desafio a partir desta sexta-feira. Ele já faz seu primeiro trabalho com o grupo em Porto Alegre, com o pensamento no jogo contra o Grêmio, no domingo, pelo Campeonato Brasileiro. Na próxima quinta-feira, Levir tem novo confronto importante: o Nacional-COL, pela partida de volta das oitavas de final da Copa Libertadores, jogo que o Atlético-MG precisa vencer para avançar.
Terra