domingo, 27 de abril de 2014

CBF presta homenagem a Gilmar, o bicampeão do mundo pelo Brasil em 1958/1962


Assessoria CBF





No Dia do Goleiro, 26 de abril, a CBF, que no ano passado homenageou Barbosa, o camisa 1 ídolo do Vasco e da Seleção Brasileira, agora, em 2014, presta reverência a Gilmar dos Santos Neves, goleiro bicampeão do mundo em 1958/1962 e falecido no dia 25 de agosto do ano passado.

Nascido em Santos, Gilmar começou no Jabaquara. Depois, só vestiu duas camisas: Corinthians e Santos, clubes dos quais se tornou ídolo. No Santos, conquistou também o título de bicampeão mundial de clubes em 1962/1963.

Dono de estilo elegante, com defesas de efeito de beleza plástica, Gilmar crescia ainda mais de produção com a camisa da Seleção Brasileira - fato que justifica ter deixado um goleiro da grandeza de Castilho na reserva em duas Copas do Mundo.

No Dia do Goleiro, a CBF homenageia também todos os preparadores de goleiros, um profissional qualificado que contribui, e muito, para a qualificação dos goleiros brasileiros entre os melhores do mundo.

Para simbolizar esse profissional, surgido nos anos 1970, aparece em uma das fotos Valdir de Moraes, o pioneiro da função e goleiro da Seleção Brasileira. Da mesma forma Wendell, preparador de goleiros tetracampeão do mundo em 1994 e goleiro igualmente da Seleção.

A homenagem, ainda, a todos os goleiros do Brasil.