quarta-feira, 23 de abril de 2014

Eles só foram à Copa uma vez: conheça países que disputaram apenas um Mundial


São 23 os países que se classificaram para o Mundial, mas não conseguiram voltar a participar da grande festa do futebol

ABRIL NA COPA



PLACARTorcedores bósnios comemoram nas ruas a classificação para a Copa que será jogada no Brasil | Crédito: AFP

Só o Brasil participou de todas as Copas, mas desde 1930, outros 81 países se classificaram para disputar o Mundial. Destes, 23 só chegaram ao torneio uma vez (entre eles a Bósnia, que estreia este ano).

EUROPA

Bósnia - É a estreante da vez. Vai disputar sua primeira Copa este ano, no Brasil, depois de terminar em primeiro lugar em seu grupo nas Eliminatórias europeias.

Ucrânia - Esteve na Copa de 2006, na Alemanha. Após vencer a Suíça nos pênaltis nas oitavas de final, perdeu por 3 x 0 para a Itália, que se tornaria a campeã do torneio.

País de Galês - Membro do Reino Unido, o país foi eliminado da Copa de 1958, na Suécia, ao perder para o Brasil nas quartas de final. Foi neste jogo que Pelé, então com 17 anos, fez seu primeiro gol internacional.

Israel - Participante da Copa de 1970, no México, a seleção não passou da primeira fase, com um saldo de uma derrota e dois empates.

Alemanha Oriental - Jogou a Copa de 1974, na então Alemanha Ocidental, e ganhou dos donos da casa por 1 x 0. Caiu na segunda fase, após duas vitórias, dois empates e duas derrotas.

Eslováquia - Na Copa de 2010, na África do Sul, passou da primeira fase com uma vitória, um empate e uma derrota. Mas caiu nas oitavas de final ao perder para a Holanda, que seria vice-campeã.

República Tcheca - Fez 3 x 0 nos EUA no primeiro jogo, mas perdeu para Gana e Itália e caiu na primeira fase da Copa de 2006, disputada na Alemanha.

Sérvia - Em 2010, venceu a Alemanha, mas perdeu para Gana e Austrália e se despediu ao final da primeira fase.

Sérvia e Montenegro - Três derrotas na primeira fase da Copa de 2006 selaram o destino da seleção, que até 1998 disputou a competição com o nome de Iugoslávia.

ÁFRICA

Senegal saiu de cabeça erguida, apesar da derrota para a Turquia em 2002 | Crédito: Getty Images

Senegal - Jogou a Copa de 2002, no Japão e na Coreia do Sul, chegando às quartas de final, quando foi eliminado ao perder por 1 x 0 para a Turquia.

Zaire - Em 1974, o país hoje conhecido como Rep. Dem. do Congo disputou a Copa. Perdeu os três jogos da primeira fase e terminou o Mundial em último lugar. Até hoje tem o pior desempenho entre todas as seleções que estiveram no torneio.

Togo - O time africano participou apenas da Copa de 2006, quando terminou em 30º lugar, sem ganhar sequer um pontinho em três jogos.

Angola - Também estreou na Copa de 2006, mas não fez nenhum gol e voltou para casa após perder para Portugal e empatar com México e Irã.

ÁSIA

O Iraque foi à Copa de 1986, mas perdeu seus três jogos | Crédito: Getty Images

Kuwait - Terminou em 20° lugar na Copa de 1982, na Espanha, após conquistar apenas 1 ponto no empate com a Tchecoslováquia.

Iraque - A seleção do Oriente Médio esteve apenas na Copa de 1986, no México. Perdeu as três partidas que disputou.

Indonésia - Quando se classificou para a Copa de 1938, na Itália, o país era conhecido como Índias Holandesas Orientais. Jogou (e perdeu) apenas uma partida: 6 x 0 para a Hungria.

Emirados Árabes Unidos - Comandado pelo técnico brasileiro Carlos Alberto Parreira, o país perdeu os três jogos que disputou na Copa de 1990, na Itália, e caiu logo na primeira fase da competição.

China - Classificou-se para a Copa de 2002 e, no sorteio, caiu no mesmo grupo que o Brasil. Os chineses foram derrotados nos três jogos e voltaram para casa ao fim da primeira fase.

AMÉRICAS CENTRAL E DO NORTE

Trinidad e Tobago empatou com a Suécia em 2006 | Crédito: AFP

Trinidad e Tobago - Na Copa de 2006, o pequeno país caribenho perdeu para Inglaterra e Paraguai e conseguiu um empate contra a Suécia, mas foi eliminado na primeira fase.

Jamaica - Bob Marley era fã de futebol, mas a seleção de seu país só esteve na Copa de 1998, na França. Ganhou uma, perdeu duas e não passou da primeira fase.

Haiti - Esteve na Copa de 1974 e foi derrotado nos três jogos disputados na fase de grupos.

Cuba - Estreou em Mundiais em 1938 e passou para as quartas de final, mas perdeu para a Suécia e nunca mais conquistou a vaga.

Canadá - Três jogos e três derrotas, na Copa de 1986. Essa foi a única participação canadense em Mundiais.