sexta-feira, 25 de abril de 2014

Procuradoria do STJD pede exclusão da Portuguesa da Série B

Equipe do Canindé pode ser punida por ter abandonado a partida contra o Joinville




Gazeta Press

A procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pediu nesta sexta-feira a exclusão da Portuguesa da Série B do Campeonato Brasileiro. A informação foi confirmada ao ESPN.com.br pelo procurador-geral da entidade, Paulo Schmidt, que, em entrevista, já havia indicado que deveria tomar essa atitude ainda na semana passada.




Gazeta Press

Com isso, a equipe do Canindé pode ser punida por ter abandonado a partida contra o Joinville, válida pela 1ª rodada da competição, na última sexta-feira, e ser rebaixada para a Série C.

A Portuguesa também foi denunciado pela procuradoria nos artigos 205 e 231 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que preveem perda de pontos para o adversário, exclusão do campeonato e multa de até R$ 100 mil. Na ocasião, a partida foi interrompida aos 16 minutos do primeiro tempo, depois de documentos do Tribunal de Justiça de São Paulo terem sido apresentados ao delegado da partida, Laudir Zermiani.

O clube paulista foi enquadrado também no artigo 69-2 do Código Disciplinar da Fifa, que pode acarretar na exclusão da Portuguesa da Série B e no consequente rebaixamento para a terceira divisão.

Além disso, o técnico da Lusa, Argel Fucks, o presidente Ilídio Lico e o diretor Marcos Lico (filho de Ilídio) também foram denunciados por "atuarem de forma contrária à ética desportiva e prejudicarem o Joinville e sua torcida", segundo o STJD.

Para eles, porém, as punições devem ser diferentes. Enquanto Argel pode levar gancho de 6 a 12 partidas, os dirigentes podem ser suspensos por até 360 dias, com mais multa de até R$ 100 mil completando a pena.

Veja comunicado divulgado pelo STJD:

Depois de ser rebaixada devido a um erro de escalação irregular na última partida pela série A do Campeonato Brasileiro, em 2013, a Lusa pode amargar um novo rebaixamento.

O time paulista foi denunciado, hoje (25/4) pela Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva - STJD por ter abandonado o campo de jogo durante a partida contra o Joinville, na última sexta (18/04) em Joinville (SC), na estreia pela Série B. A Portuguesa teria deixado o campo após receber uma liminar que devolveria os pontos perdidos no Campeonato Brasileiro da Série A de 2013. Durante a semana do jogo contra o Joinville, o presidente do clube paulista afirmou que a liminar não impediria o time de disputar a partida.

Segundo a denúncia da Procuradoria, a Lusa, ao deixar o campo, infringiu os artigos 205, parágrafo segundo, e 231 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) e o artigo 69-2 do Código Disciplinar da FIFA. As penas contidas nestes artigos variam da perda de pontos em favor do adversário até a exclusão do campeonato em disputa, o que acarretaria no rebaixamento compulsório para a Série C.

O caso ocorreu aos 16 minutos do primeiro tempo da partida, válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Marcos Rogério Lico, filho de Ilídio Lico (presidente da Portuguesa), apareceu na beira do gramado com uma liminar e, após informar o delegado da partida, exigiu que Argel Fucks, técnico da Lusa, retirasse o time de campo. Após os atletas irem para o vestiário, Marcos Rogério anunciou que o time não voltaria mais do vestiário. O árbitro encerrou o jogo após esperar o tempo regulamentar.

Além da Portuguesa, também foram denunciados pela Procuradoria o técnico Argel Fucks, Marcos Rogério e Ilídio Lico por atuarem de forma contrária à ética desportiva e prejudicarem o Joinville e sua torcida.


ESPN