sexta-feira, 25 de abril de 2014

Vitória é eliminado da Copa do Brasil, mas se garante na Sul-Americana

Além do clube baiano, o Goiás, também eliminado da Copa do Brasil, e o Sport, campeão da Copa do Nordeste, estão classificados


PLACAR


Vitória caiu na Copa do Brasil, porém se classificou para a Sul-Americana | Crédito: EDSON RUIZ/Gazeta Press

Na última quinta-feira, o Vitória perdeu nos pênaltis para o J. Malucelli e foi eliminado da Copa do Brasil. O que parecia ser uma tragédia, tem o seu lado positivo. Com a derrota, o clube baiano já está automaticamente garantido na Copa Sul-Americana.

O torneio da América do Sul tem um formato de classificação bem diferente para os brasileiros. As equipes que ficaram da 5ª até a 12ª posição, menos o Atlético-MG, que ficou em oitavo e está na Libertadores, tem o direito de disputar a Sul-Americana. Para exercer esse direito, o time tem que ser eliminado da Copa do Brasil, já que ambas as competições acontecem na mesma época.

Caso o time siga adianta até as oitavas de final da Copa do Brasil, a vaga na Sul-Americana é herdada pelo clube em sequência na posição do Brasileirão de 2013. Mesmo os rebaixados como Portuguesa, Vasco, Ponte Preta e Náutico, e os que subiram, como Palmeiras, Chapecoense e Figueirense, podem se classificar para o torneiro da Conmebol.

Além do Vitória, o Goiás, que também foi eliminado da Copa do Brasil e ficou em 6º no último Brasileirão, e o Sport, que ganhou a vaga por ter vencido a Copa do Nordeste desse ano, estão garantidos na Copa Sul-Americana.

Nos outros países da América do Sul, já tem alguns times que disputarão a Sul-Americana. Na Argentina, só tem garantido até agora o Lanús, campeão da edição de 2013, contra a Ponte Preta. Na Bolívia, San José, Jorge Wistermann, Nacional de Potosí e Universitário de Sucre estão classificados.

Colômbia, com Atlético Nacional, Deportivo Cali, Millonarios e Itaguí, e o Equador, com Emelec, Independente de Valle, Universidad Católica e Barcelona de Guayaquil, já garantiram seus clubes na competição.

Paraguai, com Cerro Porteño, Libertad, Deportivo Capiatá e General Díaz, e o Peru, com Allianza Lima, Universidad César Vallejo, Universidad Técnica de Cajamarca e Inti Gás, também já definiram seu times.

Na Venezuela, apenas o Caracas está classificado. No Uruguai, nenhum clube ainda se garantiu na Copa Sul-Americana