sábado, 26 de abril de 2014

O que falta para conhecermos os campeões nacionais na Europa


Saiba como anda a disputa pelo título nas principais ligas do Velho Continente


Vitória sobre o Elche deixou o Atlético a nove pontos de encerrar jejum de 18 anos | Crédito: Gonzalo Arroyo Moreno / Getty Images

A temporada europeia está chegando no fim e, com isso, os primeiros campeões nacionais começam a aparecer. Apesar de alguns ligeirinhos, como o Bayern de Munique, já terem levantado a taça, tem muito país do Velho Continente com rodadas eletrizantes nas próximas semanas.

Campeonato Inglês

O Liverpool, 80 pontos, está realmente perto de quebrar um jejum de 24 anos. Para garantir o troféu sem depender de resultados alheios, basta vencer duas partidas e empatar outra nas três últimas rodadas. O Chelsea ainda tem esperanças de levar a taça, mas o Manchester City, que tem um jogo a mais para disputar, é a principal ameaça. Os Blues têm 75 pontos, enquanto os Citizens somam 74, e ainda jogam quatro vezes.

Campeonato Espanhol

A Espanha também está perto de ver um jejum se encerrar nesta temporada. O Atlético de Madri lidera o certame com 85 pontos, a quatro rodadas do fim. O Barcelona, segundo colocado, tem 81, enquanto o Real Madrid está dois pontos atrás, mas jogou uma partida a menos.

Para ficar com a taça após 18 anos, os Colchoneros só precisam de mais nove pontos, pois ficam à frente do Real Madrid no confronto direto.

Campeonato Alemão

O Bayern de Munique já levantou a taça com nada menos do que sete rodadas de antecedência.

Campeonato Italiano

A Juventus tem 90 pontos, contra 85 da Roma, que já jogou nesta rodada. A Velha Senhora agora precisa de uma vitória nesta segunda-feira, contra o Sassuolo, para ficar a um empate do título.

Campeonato Francês

O Paris Saint-Germain está a uma vitória do título. A equipe de Thiago Silva e Lucas tem 82 pontos, enquanto o Monaco, vice-líder, soma 72, a quatro rodadas do fim.

Campeonato Português

O Benfica já sagrou-se campeão da Primeira Liga, faltando duas rodadas para o fim.

Campeonato Holandês

O Ajax lidera a disputa pela taça com 69 pontos, a duas rodadas do fim. O Feyenoord é vice-líder com 63. Para ser campeão pela quarta vez seguida, fato inédito na história do clube, o Ajax só precisa de mais um empate ou de o segundo colocado perder pontos.

Campeonato Russo

O torneio mais equilibrado nesta reta final de temporada europeia. Com quatro rodadas para o fim, o Zenit é líder com 56 pontos. O Lokomotiv de Moscou está em segundo, com 55. Na terceira colocação encontra-se o CSKA, com 52 pontos. Até mesmo o Dinamo, quarto colocado com 44 ponto, ainda tem chances matemáticas. O campeão só deve ser definido na rodada final.

Campeonato Turco

O Fenerbahce tem 64 pontos em 30 jogos realizados. São 12 pontos de vantagem para o Besiktas, vice-líder. Um empate com o Caykus Rizespor ou um tropeço do Besiktas dá o título nacional deste ano ao Fener, que, no entanto, não poderá disputar a Liga dos Campeões, pois está banido.

Fonte: PLACAR