sexta-feira, 25 de abril de 2014

Levir Culpi volta ao Brasil depois de lançar quatro astros no Japão

Brasileiro formou uma equipe com Kagawa, Kiyotake, Inui e Kakitani, hoje parte da espinha dorsal da seleção japonesa


 PLACAR


Kakitani e Kagawa, comandados por Levir Culpi no Cerezo Osaka, hoje formam dupla na seleção do Japão | Crédito: Atsushi Tomura/Getty Images

Levir Culpi já foi anunciado como novo técnico do Atlético-MG. Esta será sua quarta passagem no Galo, em um retorno sete anos depois de deixar o clube para assumir o Cerezo Osaka, time que já havia comandado em 1997. Durante este tempo no Japão, o brasileiro lançou para o mundo quatro dos principais atletas da seleção japonesa que virá ao Brasil jogar a Copa do Mundo.

Quando Culpi desembarcou no Cerezo Osaka, a equipe disputava a segunda divisão da J-League. Depois de bater na trave em duas temporadas, em um torneio que dá acesso apenas a campeão e vice, o treinador conseguiu levar o clube de volta à elite em 2009. Dois anos depois, o Cerezo chegou até as quartas de final da Liga dos Campeões da Ásia, caindo para o Jeonbuk Hyundai, da Coreia do Sul. A classificação para o torneio foi reconquistada na temporada 2013.

Mas a principal contribuição para o futebol japonês praticada por Levir Culpi foi o lançamento de Shinji Kagawa, Hiroshi Kiyotake, Takashi Inui e Yoichiro Kakitani, hoje parte da espinha dorsal da seleção japonesa que conquistou, de forma antecipada, uma vaga na Copa do Mundo de 2014. Dos três, apenas o útlimo continua no Cerezo. Os outros três rumaram para o futebol alemão, sendo que Kagawa ainda trocou o Borussia Dortmund, onde ficou duas temporadas, pelo Manchester United, em 2012.

Kiyotake chegou do Oita Trinita em 2010 e hoje está no Nuremberg há três temporadas. Inui foi contratado junto ao Yokohama Marinos em 2008, e em 2011/12 rumou para o Bochum. Na temporada seguinte, foi para o Eintracht Frankfurt, onde permanece até hoje.