quinta-feira, 1 de maio de 2014

Cruzeiro vence o Cerro Porteño e avança às quartas

Com gols do zagueiro Dedé e do atacante Dagoberto, equipe mineira supera time comandado por Francisco Arce


Foto: Norberto Duarte / AFP

O Cruzeiro venceu o Cerro Porteño (PAR), por 2 a 0, no Estádio La Olla Azulgrana, em Assunção, na noite de ontem e, de forma heroica, se garantiu nas quartas de final da Copa Libertadores da América. O time mineiro assegurou o resultado positivo com gols do zagueiro Dedé e do atacante Dagoberto.
O nervosismo tomou conta do primeiro tempo cruzeirense. Acuados, os comandados de Marcelo Oliveira encontraram dificuldades para chegar à meta adversária. A única chance nos 45 minutos iniciais saiu dos pés de Éverton Ribeiro. O meia-atacante arrancou da ponta direita e finalizou de fora da área, mas a bola passou ao lado do gol de Roberto Fernández.


A equipe de Francisco Arce foi superior durante toda a etapa inicial. Os irmãos Oscar e Angel Romero criaram boas chances pelos lados do campo e importunaram os zagueiros Dedé e Bruno Rodrigo, fazendo com que a dupla fosse punida rapidamente pela arbitragem.
Goleiro recordista de jogos pela Raposa, com 557, Fábio foi o único atleta do atual campeão brasileiro a se destacar em no primeiro tempo. O camisa 1 ainda contou com a sorte em uma oportunidade. Angel Romero acertou o travessão da meta defendida pelo capitão celeste.


A evolução do Cruzeiro no período complementar foi evidente. Com mais calma, a equipe passou a utilizar Éverton Ribeiro como válvula de escape. O craque, inclusive, deixou Júlio Baptista em boas condições de marcar, mas ‘La Bestia’ acertou a finalização em cima de Roberto Fernández.
A necessidade de balançar a rede do Cerro Porteño para chegar às quartas de final obrigou Marcelo Oliveira a realizar alterações. Dagoberto e Borges entraram nas vagas de Willian e Júlio Baptista. E com as mudanças, a Raposa seguiu ditando o ritmo da partida, mas sem muitas chances nítidas.
Com o passar do tempo, o time mineiro sofreu queda de ritmo e viu o mandante ficar ainda mais tranquilo em campo. A liberdade dos paraguaios ocasionou a expulsão de Bruno Rodrigo. A perda de um atleta parecia o golpe de misericórdia, mas bastou um lance de bola parada para Dedé abrir o placar.
O jogo ganhou contornos emocionantes. Com um a menos, o Cruzeiro precisava se segurar. E foi o que a equipe fez, mas ainda contou com a malandragem de Dagoberto para a garantir a expulsão de Mathias Corujo. E o esperto atacante ainda foi o responsável por marcar o segundo da Raposa no compromisso.


ZHESPORTES