sábado, 31 de maio de 2014

São Paulo conta com falha de goleiro para quebrar série invicta do Galo




Gazeta Press


Luis Fabiano abriu o placar para o Tricolor e, após empate dos mineiros, Pabón, aos 44 do segundo, garantiu os três pontos ao agora vice-líder


A missão do São Paulo era chegar à parada da Copa bem próximo dos líderes do Campeonato Brasileiro (Foto Arena)

A missão do São Paulo era chegar à parada da Copa bem próximo dos líderes do Campeonato Brasileiro, mas não foi tão fácil como o torcedor do São Paulo esperava. Depois de começar o jogo bem melhor, o time do Morumbi permitiu o empate do Galo no segundo tempo, mas contou com uma falha do goleiro Giovanni para garantir a vitória por 2 a 1 diante de sua torcida.

Com esta vitória, o São Paulo chega aos 16 pontos e dá um grande salto na tabela na abertura da rodada. O Tricolor dorme na vice-liderança da Série A do Campeonato Brasileiro. O Galo, por sua vez, que vinha de cinco jogos sem derrota, perde o embalo, estacionando na sétima colocação, com 14 pontos ganhos.


Agora, as duas equipes terão bastante tempo antes de voltarem a atuar pelo Brasileirão. Após a parada para a Copa do Mundo, o São Paulo entra em campo no dia 16 de julho, contra o Bahia, na Arena Fonte Nova. No mesmo dia, o Atlético-MG terá pela frente a Chapecoense, na Arena Condá.

O jogo - Se a missão era deixar uma boa impressão para a torcida antes da Copa do Mundo, o São Paulo iniciou a partida deste sábado de forma arrasadora. O time do Morumbi não tomou conhecimento do adversário, forçou as jogadas pelo lado esquerdo do ataque e não demorou a criar chances claras de gol.

Após boas interceptações da defesa do Galo, os anfitriões balançaram a rede aos 10. Sempre pela esquerda, Oswaldo fez bela jogada, cortou o marcador, descolou o cruzamento na segunda trave e encontrou Luis Fabiano livre. O atacante, que já vinha bem no jogo, desviou de cabeça e inaugurou o marcador no Morumbi.

O jogo era todo do São Paulo. Com muito mais intensidade dentro de campo, o time da casa apertava a saída de bola, não deixava o Atlético-MG e ficou muito perto de ampliar a vantagem. Nos cruzamentos para a área, no entanto, faltava alguém para completar ao fundo das redes.

O Galo, por sua vez, demorou a acordar. Ciente do domínio do São Paulo, o time mineiro passou a apostar na velocidade dos contra-ataques e assim conseguiu assustar a defesa tricolor, muitas vezes desarrumada por causa da postura ofensiva de sua equipe. Com esta estratégia, os atleticanos conseguiram assustar em duas ocasiões.

Aos 28 do primeiro tempo, André foi lançado na área, fez o pivô e rolou para Pierre. O volante apareceu sozinho dentro da área, tocou rasteiro para o gol, mas Rogério Ceni salvou o time da casa. Cinco minutos depois, o arqueiro saiu mal do gol, mas Douglas apareceu para evitar o empate.

O segundo tempo começou diferente. Para evitar nova pressão inicial do São Paulo, o Galo passou a priorizar a posse de bola, trocando passes no meio de campo. Ainda assim, faltava criatividade para que o time mineiro chegasse efetivamente com perigo ao gol de Rogério Ceni.

Para proteger sua defesa, Muricy Ramalho trocou Maicon por Denílson, que logo em sua primeira participação recebeu cartão amarelo. O Tricolor, no entanto, não recuou. O Galo até chegou a equilibrar as ações, mas as chances mais claras do jogo ainda eram criadas pelo São Paulo.

Aos 11 minutos, Ganso deu bom passe para Luis Fabiano, que saiu nas costas da zaga, mas ficou sem ângulo e não conseguiu tirar do goleiro. Mais tarde, Douglas teve chance parecida e acertou o lado de fora da rede. Ganso também chegou perto quando chutou de fora da área e a bola passou muito perto da trave.

Sem aproveitar as chances, o São Paulo permitiu com que o Atlético-MG crescesse na partida. Em cobrança de falta, Diego Tardelli acertou a trave e Rogério ficou sem reação. O lance era um presságio do que estava por vir no Morumbi. Levir Culpi mexeu bem e o Galo empatou.

Guilherme entrou no lugar de André e começou a jogada no ataque. Depois, abriu na direita para Neto Berola, que havia ocupado o lugar de Marion. Desta forma, o atacante descolou o cruzamento rasteiro e encontrou Josué livre dentro da área para empatar a partida no Morumbi.

O gol serviu para a torcida do São Paulo mostrar sua insatisfação com relação à postura da equipe. Alexandre Pato foi sacado de campo e recebeu as vaias do público presente. O seu substituto, no entanto, foi o salvador. Aos 44 minutos do segundo tempo, Pabon cobrou falta rasteira, a bola passou pela barreira, Giovanni falhou feio e o São Paulo garantiu a vitória.