quarta-feira, 21 de maio de 2014

Novo comandante do Barça, Luis Enrique jamais levantou uma taça como técnico



Treinador dirigiu o Barça B por três temporadas, antes de rumar para a Roma

Luis Enrique já foi apresentado no Barcelona | Crédito: Divulgação / Site oficial Barcelona

O Barça dispensou Tata Martino e, em seu lugar, optou por um técnico 'prata da casa', mas zerado em títulos em seu novo cargo.

Anunciado na última segunda-feira, Luis Enrique tem histórico de troféus como jogador, já como técnico, fica devendo. Sua carreira é recente, tendo início em 2008, no comando do Barça B, que joga a segunda divisão espanhola. Por lá, ficou até 2011, quando assinou com a Roma, sua primeira experiência na elite do futebol europeu. Passou em branco no time amarelo e vermelho, contabilizando um sétimo lugar no Campeonato Italiano 2011/2012, com 17 vitórias, 9 empates e 16 derrotas.

Sem vaga nas ligas europeias e com um suposto 'boicote' de Totti, Luis Enrique foi demitido da Roma, em 2012. Depois de uma temporada sabática, voltou ao batente no comando do Celta, em 2013/2014. Pelo time de Vigo, alcançou o nono lugar na classificação do Espanhol, com 15 vitórias, 7 empates e 18 derrotas.

Já que os antecedentes como técnico não ajudam, Luis Enrique pode se apegar em dois exemplos recentes. E que deram muito certo. Em 2003, o Barça contratou o ainda inexperiente Rijkaard, que tinha passagens infrutíferas por seleção holandesa e Sparta Roterdã. No Barça, o holandês faturou duas ligas espanhola e uma Champions. Em 2008 foi a vez de Guardiola, que só tinha experimentado a base do Barça. O final da história todo mundo já sabe.



Fonte: PLACAR