quinta-feira, 1 de maio de 2014

Copa América terá edição 'inchada' em 2016, ano de seu centenário


Além das dez seleções filiadas à Conmebol, outras seis nações da Concacaf participarão do torneio


Uruguai é o atual campeão da Copa América, realizada pela última vez em 2011 | Crédito: Reuters

A Conmebol e a Concacaf anunciaram conjuntamente, em evento realizado em Miami nesta quinta-feira, que a Copa América terá uma edição extra a ser realizada nos Estados Unidos em 2016, ano do centenário da competição. O torneio será disputado entre os dias 3 e 26 de junho e pela primeira vez contará com 16 equipes: seis das Américas do Norte e Central e dez da América do Sul.

Os únicos países garantidos como representantes da Concacaf são Estados Unidos e México, enquanto os outros quatro serão definidos pelo ranking da Copa Ouro. As dez seleções filiadas à Conmebol têm participação garantida.

"Todos estão pensando no futuro. Estamos pensando no que vai se passar em 20 anos. Acredito que esse é um passo importante. Estamos fazendo um esforço com a Fifa para que todas as seleções venham com suas forças máximas", disse Eugenio Figueredo, presidente da Conmebol.

Tradicionalmente disputada de quatro em quatro anos e, em 2015, será realizada no Chile. A princípio o Brasil sediaria o torneio, mas como recebe a Copa do Mundo neste ano acabou ficando com a edição de 2019. O atual campeão é o Uruguai, que conquistou seu 15 título em 2011.

Fonte: Gazeta Press