terça-feira, 19 de novembro de 2013

Espanha é derrotada em palco do título mundial; Valdés e Villa se machucam


Do UOL, em São Paulo
  • Duif du Toit/Gallo Images/Getty Images
  • África do Sul conseguiu impor seu futebol sobre a atual campeã mundial e fez a festa da sua torcida África do Sul conseguiu impor seu futebol sobre a atual campeã mundial e fez a festa
    da sua torcida
Depois de 1402 dias, a Espanha voltou ao palco da conquista do seu único título mundial, na África do Sul, para enfrentar os donos da casa em partida amistosa. O estádio Soccer City, que hoje em dia recebe o nome de um banco do país africano graças aos famosos naming rights, estava longe de estar lotado como na final de 2010, e o futebol jogado pela Fúria também. Sem serem derrotados desde a final da Copa das Confederações, quando o Brasil venceu por 3 a 0 no Maracanã, os comandados de Vicente Del Bosque perderam por 1 a 0 nesta terça-feira.
Foi a quarta vez que as seleções se enfrentaram e a primeira que os sul-africanos deixaram o gramado com a vitória. No último duelo, pela decisão do terceiro lugar da Copa das Confederações de 2009, a Roja precisou da prorrogação para vencer por 3 a 2. Em outro amistoso importante, a Holanda recebeu a empolgada Colômbia e não saiu do zero.
Sem Diego Costa, machucado, os espanhóis, que contam com 15 dos 23 jogadores que foram campeões mundiais, entraram em campo com Xabi Alonso, Busquets, Iniesta, Pedro, David Villa e Fernando Llorente formando o meio e ataque. Assim, balançaram as redes logo aos três minutos, mas a arbitragem viu impedimento do atacante do Atlético de Madri e anulou o lance.
Com muita velocidade, os anfitriões começaram a achar espaços na defesa espanhola e ficaram muito perto da abertura do marcador quando Manyisa acertou o travessão de Casillas. Com o técnico Gordon Igesund, ídolo por suas conquistas no futebol nacional, no comando e o som das vuvuzelas nas arquibancadas, os Bafana Bafana mostraram-se superiores durante a primeira etapa de jogo.
No intervalo, o treinador Vicente Del Bosque colocou o ligeiro Santi Cazorla na vaga do centroavante Llorente e sacou o goleiro Casillas, do Real Madrid, para a entrada de Valdés, do Barcelona. Mas quem seguiu melhor foi a África do Sul, que perdeu um gol incrível logo ao segundo minuto do tempo complementar em chute forte de Rantie que foi por cima do gol.
Com o presidente Jacob Zuma nas arquibancadas e Tshabalala, autor do primeiro gol da Copa de 2010, em campo, os sul-africanos fizeram a festa em Johannesburgo aos 10 minutos do segundo tempo. O ataque local fez boa jogada e Parker, jogador do Twente, recebeu bela enfiada antes de bater cruzado e acertar o ângulo do gol espanhol.
Atrás no placar, Del Bosque continuou mudando seu setor ofensivo. Jesús Navas, Juan Mata e Negredo foram a campo nos lugares de Xabi Alonso, Pedro e Villa. Pouco depois, foi a vez de Andrés Iniesta deixar a partida, e de maneira bem diferente da qual deixou no dia 11 de julho de 2010, quando fez o gol do título mundial espanhol. Em seu lugar, entrou o jovem Koke.
A Fúria teve sua segunda baixa física no jogo aos 30 minutos, quando Valdés sentiu lesão e foi substituído por Pepe Reina. O arqueiro precisou sair carregado para os vestiários. Antes, Villa também havia deixado o duelo sentido dores musculares na perna direita. O goleiro do Napoli ainda evitou o segundo tento dos donos da casa, mantendo o marcador em 1 a 0.

Holanda e Colômbia decepcionam e não saem do zero em Amsterdã

Na Amsterdam Arena, na capital holandesa, os donos da casa não conseguiram passar pela Colômbia e ficaram em empate por 0 a 0.  O técnico Louis Van Gaal teve uma série de desfalques para montar sua equipe nesta terça-feira e não contou com Nigel de Jong, Arjen Robben, Robin Van Persie, Wesley Sneijder, Kuyt e Klaas Jan Huntelaar, lesionados.
Do outro lado, os sul-americanos entraram em campo animados com a recente vitória por 2 a 0 sobre a Bélgica, em Bruxelas, e com a esperança de gols nos pés de Falcao García e James Rodríguez. Os dois principais jogadores da seleção, que ainda tem Pablo Armero, ex-Palmeiras, na lateral esquerda.
Garantida como cabeça de chave na Copa do Mundo do Brasil, a Colômbia de José Pekérman sofreu principalmente com as jogadas de Rafael Van der Vaart durante o primeiro tempo, mas viu sua situação melhorar pouco antes do intervalo, quando Jeremain Lens, do Dinamo de Kiev, empurrou Armero e recebeu o cartão vermelho.
Mesmo com um jogador a mais durante toda a segunda etapa, os colombianos não conseguiram abrir o placar. Falcao foi substituído por Bacca e o empate seguiu até o apito final, neste que foi o último amistoso da Colômbia em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.