sexta-feira, 16 de julho de 2021

Mineirão faz replantio de grama na grande área e garante jogabilidade nos jogos


Grama é replantada na grande área do gol Norte do Mineirão — Foto: Reprodução/Agência i7
Mineirão

As condições do gramado do Mineirão têm chamado atenção nos últimos jogos, especialmente, na grande área do lado Norte do estádio. Também há o aspecto amarelado em outras partes do campo. Dois fatores explicam a situação: o calendário do futebol brasileiro, que emendou duas temporadas por conta da pandemia, e o aumento do número de jogos da dupla Atlético e Cruzeiro.

Diante do problema, o Mineirão vem trabalhando para resolver a situação. A administração garante que não há prejuízos para o espetáculo. “Apesar da aparência, o trabalho feito aqui é para que a jogabilidade seja mantida”, ressalta Otávio Goes, gerente técnico do estádio.

Neste sábado (17), o Cruzeiro recebe o Avaí, pela Série B. Na terça-feira (20), é a vez do Atlético fazer o jogo de volta das oitavas de final da Libertadores contra o Boca Juniors. Goes explica ainda que o calendário é um inimigo do gramado.

"É comum vermos treinadores, jornalistas e jogadores falando sobre o calendário e a sequência pesada de jogos. Para o Mineirão, é a primeira vez que temos Atlético e Cruzeiro jogando simultaneamente e, ainda, tivemos o calendário apertado por conta da pandemia. Montamos uma operação para que o impacto no jogo, em si, seja o menor possível", afirmou Goes.

No inverto, o setor norte do Mineirão não bate sol e precisa do auxilio de máquinas de fotossíntese para acelerar o processo de recuperação da grama, o que vem sendo feito com regularidade. Já a pequena área recebeu um replantio de grama.

"O replantio foi feito como forma de não interferir na jogabilidade. Como o goleiro fica parado naquela área especifica, e ainda tem a sobrecarga com os aquecimentos, optamos em fazer o processo para que não haja nenhuma interferência do gramado no jogo”, pondera a coordenadora ambiental do Mineirão, Bárbara Freitas.

Para manter a qualidade do gramado, o Mineirão faz, anualmente, o replantio do campo com sementes adaptadas para o inverno, processo que foi adiantado neste ano para março.

O procedimento para o plantio da grama de inverno é realizado em três etapas. Primeiro ocorre o corte vertical, que retira o excesso de material que se acumula no campo de jogo. O segundo procedimento é um corte mais rente ao solo, deixando o gramado uniforme. Na última etapa é aplicada a semente de inverno.

>> O Tempo/SuperFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.