sexta-feira, 17 de janeiro de 2014


Hoje adversários, Corinthians e Flamengo já tiveram esquadrões na Copinha na década de 90

Hoje adversários, Corinthians e Flamengo já tiveram esquadrões na Copinha na década de 90
 
Flamengo e Corinthians fazem o grande duelo das oitavas de final da Copa São Paulo de juniores de 2014. Nesta sexta-feira, as duas equipes decidirão, em Limeira, quem segue vivo na disputa - com transmissão da ESPN Brasil a partir das 20h50 (de Brasília). Além de ser os mais populares do país, os dois clubes ganharam fama no torneio com dois dos melhores times que já passaram pela Copinha.
Capitão Edu (© à esq.)
Em 1990, o Flamengo dominou a competição com um elenco formado pelo lateral esquerdo Piá, o zagueiro Júnior Baiano, os meias Marcelinho Carioca e Djalminha e os atacantes Nélio e Paulo Nunes.
Na ocasião, a equipe rubro-negra teve sua grande partida justamente diante do Corinthians, o qual goleou por 7 a 1 nas quartas de final. Djalminha, que passaria com sucesso pelo Deportivo La Coruña, foi o destaque do jogo com cinco gols marcados. O título veio diante do Juventus por 1 a 0, com um gol de um atleta que venceria a Copa do Mundo de 1994: Júnior Baiano, que rodou por vários times, mas viveu o auge no time carioca.
Daquele elenco, Piá se firmaria nos profissionais no início da década e seria campeão carioca em 1991 e brasileiro em 1992. Nélio também alcançaria seus melhores dias na Gávea. Marcelinho se tornaria ídolo corintiano, bicampeão brasileiro e campeão mundial pelo clube paulista. Paulo Nunes até foi campeão nacional em 1992 com o Fla, mas chegaria ao auge com o título da Libertadores de 95 pelo Grêmio e pelo Palmeiras em 1999.
Nove anos após a conquista do elenco memorável do Flamengo, outro time seria campeão com uma geração de ouro na Copa São Paulo. A equipe venceu todos os jogos na competição e impulsionou a carreira de boa parte dos atletas.
Artilheiro da Copinha, Ewerthon ganhou espaço nos profissionais, mas logo iria para a Europa, onde alcançou maior destaque pelo Borussia Dortmund. O capitão Edu se tornou peça fundamental do time que seria campeão brasileiro em 1999 e mundial em 2000 e, no ano seguinte, teria grandes passagens por Arsenal e Valencia, antes de retornar ao Corinthians para se aposentar e virar gerente de futebol.
Um dos veteranos daquele time, o lateral direito Índio continuou nos profissionais por algum tempo, assim como Fernando Baiano e Gil, que tiveram seus melhores momentos justamente com ak camisa alvinegra.
O zagueiro Anderson e o lateral esquerdo Kleber foram outros que atravessaram grande fase na equipe de Parque São Jorge. O primeiro fez carreira no Lyon, e o segundo teve passagem pela Europa antes de retornar ao Brasil para defender Santos e Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.