quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Tudo igual em Sete Lagoas no duelo do Atlético contra o João-de-Barro

Diante do estreante Minas Boca, Galo inicia "era Autuori" com empate

Do correspondente Wanderson Lima Sete Lagoas (MG) 
Gazeta Esportiva
O Atlético-MG estreou com empate no Campeonato Mineiro. O Galo sentiu a falta de ritmo, e apesar da vontade e da movimentação dos jogadores, não conseguiu passar de uma igualdade sem gols contra o recém-criado Minas Boca. A partida foi a primeira da história entre os dois clubes, e foi realizada nesta quarta-feira, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
O confronto também marcou a estreia do técnico Paulo Autuori no comando do Atlético-MG. O treinador procurou manter o esquema e os atletas que foram treinados por Cuca em 2013, mas o pouco tempo de preparação, apenas nove dias, prejudicaram a movimentação da equipe. Alheio aos problemas do Galo, o Minas Boca comemorou o resultado e mostrou um futebol com condições de se manter na elite mineira.
Na sequência do Campeonato Mineiro o Atlético-MG terá pela frente o duelo contra o Nacional, de Nova Serrana, mas que, nesta temporada, manda os jogos em Muriaé. O jogo acontece no próximo domingo, no Independência. Já o Minas Boca joga no sábado, medindo força contra o Tupi, em Juiz de Fora.

O jogo – O Atlético-MG iniciou a partida com mais de posse de bola, mas ainda sentido a falta de ritmo, o que resultou em vários passes errados durante o jogo. Aos poucos, o entrosamento da temporada passada apareceu, e o Galo envolveu os donos da casa em alguns lances. As finalizações, porém, deixaram a desejar com o time atleticano falhando demais.
Sem um lateral-esquerdo de ofício o Atlético-MG abusou das jogadas pela direita com Marcos Rocha, que foi o jogador que mais tocou na bola durante os 90 minutos. Preocupado mais em marcar, o Minas Boca pouco ameaçou o goleiro Victor. O experiente Fábio Júnior ficou praticamente isolado no ataque e não conseguiu mostrar o faro de gol.
Mesmo com o pouco tempo de preparação, o Atlético-MG conseguiu mostrar para a torcida que as trocas constantes de posição entre Tardelli e Fernandinho vão continuar acontecendo. A inversão de lado de campo foi uma das armas usadas por Cuca para surpreender os adversários.
Substituto de Ronaldinho Gaúcho, Guilherme procurou exercer a função de armador do Galo. Aos 30, o jogador acertou lançamento preciso para Tardelli, que tentou um toque por cobertura na saída do goleiro Cristiano. A bola caprichosamente passou sobre o travessão em um grande momento do Atlético-MG.
A melhor oportunidade dos donos da casa saiu aos 38, quando o lateral Jabá cruzou bem para a cabeçada de Dalmo, que acertou a trave de Victor, na primeira bobeada da zaga do Galo. O técnico estreante Paulo Autuori não gostou nada da jogada e cobrou mais atenção da defesa alvinegra.
Na volta para o segundo tempo, o Atlético-MG se mostrou mais animado, jogando mais próximo do gol do João de Barro. Guilherme desperdiçou ao menos duas boas chances de abrir o placar. Com o avante Jô bem marcado, alternativas com os zagueiros e com os volantes aparecendo como elemento surpresa foram usadas por Autuori, mas o time atleticano seguiu falhando no arremate final.
O Minas Boca chegou em lances esporádicos. Aos 13, Dalmo desviou cruzamento da direita e obrigou Victor a fazer grande defesa. Aos 21, brilhou a estrela de Tardelli, que fez jogada individual, limpou meio time adversário e carimbou a trave de Cristiano. Aos poucos, o Galo passou a ter o controle quase total do jogo, mas seguiu pecando nas conclusões.
Nos minutos finais da partida, os alvinegros intensificaram a pressão contra o time da casa, que recuou as linhas de marcação, abdicando do ataque. A estratégia do técnico João Carlos surtiu efeito, e o João de Barro estreou na elite mineira segurando um empate contra o atual bicampeão estadual.