sábado, 25 de janeiro de 2014

Bundesliga está de volta, e o Monaco tem dérbi da Provença

Monaco Marseille Rivière 169
Se, por um lado, neste final de semana não temos Premier League no futebol europeu, por outro, a Bundesliga retorna – e com confrontos interessantes. O Hertha Berlim, recém-promovido, tem uma ótima chance de colar nos líderes, enquanto o Wolfsburg espera manter a boa campanha e apertar o cerco ao Borussia Dortmund. No futebol inglês, mesmo sem a liga, a Copa da Inglaterra entra em ação, com Arsenal, Liverpool, Chelsea e Manchester City, entre outros, em campo contra equipes de menor expressão.

Confira a programação de TV

França e Itália também têm confrontos interessantes. Na Ligue 1, o Monaco vai descobrir se existe vida sem Falcao e enfrenta o Olympique de Marseille no jogão da rodada. A Serie A, por outro lado, tem o Verona tentando voltar ao caminho das vitórias, mas com um difícil desafio: passar pela Roma. A Lazio terá um ainda mais difícil e tentará brecar a Juventus, que venceu suas 12 últimas partidas. Já na Espanha, a briga pela ponta se acirrou, e o Real, com um ponto a menos que Atlético de Madrid e Barcelona, pode assumir a primeira colocação dependendo da combinação de resultados. Veja o principal do futebol europeu neste final de semana em nosso roteiro.
O jogão
Monaco x Olympique de Marseille
Domingo, 18h (Sportv2)
Não apenas a seleção colombiana perdeu uma grande arma com a lesão de Radamel Falcao García. Apesar de não ter marcado gols nas quatro últimas partidas do time na Ligue 1, o atacante vinha tendo uma boa temporada de estreia na França e contribuiu muito para que o clube do Principado chegasse à metade da temporada na segunda colocação, brigando pelo título. Será interessante ver como o Monaco atuará agorar sem sua principal estrela, e o primeiro jogo sem o matador já é contra o Olympique de Marseille, de enorme tradição na França e que faz campanha regular neste Campeonato Francês. Emmanuel Rivière agora é quem assume o papel de marcar os gols e terá como parceiros no setor ofensivo James Rodríguez e Lucas Ocampos para manter o padrão do time.
O clássico
Anderlecht x Club Brugge
Domingo, 15h
O Standard Liége parece ter o título do Belgão bem encaminhado. Com 51 pontos, lidera com sete de vantagem para Anderlecht e Club Brugge, mas ainda é cedo para descartar completamente a dupla. Inclusive, uma delasa deve ganhar um fôlego extra neste final de semana. Isso porque as duas equipes se enfrentam no clássico da rodada do Campeonato Belga. Empatados com 44 pontos, os dois são os mais cotados para desafiar o Liége na busca pelo título, especialmente o Anderlecht, que tem um jogo a menos que os outros dois e, com uma vitória em sua partida atrasada e no clássico, poderia ficar a apenas um ponto do líder.
Fique de olho
Verona x Roma
Domingo, 9h30 (Fox Sports)
Surpresa da temporada na Itália, o Verona teve uma queda de rendimento nos últimos jogos, mas tem potencial para voltar à boa fase que apresentou na primeira metade da Serie A e terá contra a Roma uma ótima chance de retomar a confiança perdida com as duas derrotas nas duas últimas rodadas. No entanto, o confronto com os Giallorossi é uma faca de dois gumes, afinal o time da capital, embora um pouco distante de tirar a Juve da liderança, está muito bem e venceu com convicção as duas partidas seguintes à derrota para os Bianconeri.
Eintracht Frankfurt x Hertha Berlim
Sábado, 15h30 (ESPN+)
Hertha
O Hertha Berlim retorna à Bundesliga com um jogo perfeito para suas pretensões na temporada. Recém-promovido de volta à elite do futebol alemão, o clube da capital faz boa campanha em seu retorno, e uma vitória contra o Eintracht Frankfurt, dependendo dos resultados de Borussia Dortmund e Wolfsburg,  poderia fazer o time colar nos quatro primeiros colocados, que vão à Liga dos Campeões. O clube de Frankfurt não faz boa campanha, então o Hertha precisa se aproveitar dessa oportunidade, até mesmo pela carga de confiança que poderia ganhar por vencer e se aproximar do topo logo no começo de um ano novo.
Real Madrid x Granada
Sábado, 13h00 (Sports+)
O Real Madrid foi pouco falado como candidato ao título de La Liga durante a primeira metade da temporada. Ainda assim está lá, firme e forte, na terceira colocação, com apenas um ponto a menos que Atlético de Madrid. Os dois líderes não vencem a duas partidas, com dois empates seguidos que começaram justamente em um encontro entre si. O Real, por outro lado, venceu seus últimos quatro jogos na competição, e a goleada por 5 a 0 sobre o Betis, com cinco artilheiros diferentes (Bale, C. Ronaldo, Morata, Benzema, Di María), colocou de vez os Merengues na briga pelo Campeonato Espanhol. Contra o Granada, no Santiago Bernabéu, o Real tem a chance de ultrapassar Atleti e Barça, mas sabe que isso pode ficar mais para frente. Por ora, o objetivo é seguir vencendo.
O reencontro
Dubier Riascos
Tijuana x Morelia
Sexta-feira, 1h30
Se o Atlético Mineiro credita boa parte de seu título ao goleiro Victor, que, entre tantos milagres, salvou um pênalti contra o Tijuana no final do jogo, garantindo a classificação para as semifinais da Libertadores do ano passado, o Tijuana pode considerar Dubier Riascos (quem bateu o pênalti) seu vilão. Desde então, o jogador foi negociado para o Pachuca e agora está no Morelia. E nesta quarta rodada do Clausura, o atleta retorna ao Estádio Caliente para enfrentar sua ex-equipe. É o segundo jogo de Riascos contra o Tijuana desde sua saída. No primeiro, pelo Pachuca, foi derrotado por 1 a 0, sendo substituído sem ter feito contribuição alguma para sua equipe.
O brasileiro
Willian
Chelsea x Stoke City
Domingo, 13h30 (ESPN Brasil)
Juan Mata pode culpar Willian por sua perda de espaço no Chelsea. Ok, nem tanto. As faltas de oportunidade do espanhol e a consequente saída para o Manchester United têm mais a ver com o fato de José Mourinho não vê-lo encaixado no sistema de jogo que gosta de adotar, mas não há como não reconhecer: Willian chegou ao Chelsea jogando muito bem. Mesmo com os motivos acima para a falta de participação de Mata, Mourinho não teria tanta tranquilidade em se livrar do espanhol se não contasse com o brasileiro em tão boa fase. Depois da inconsistência na escalação do meio de campo, o português parece finalmente ter feito sua cabeça sobre quais são os titulares, e Willian está entre eles. Contra o Stoke, por se tratar de um jogo pela Copa da Inglaterra, existe a possibilidade de que alguns atletas sejam poupados, e Willian pode ser um deles. Mas, se não for o caso, é um dos principais a se ficar de olho nesta rodada de FA Cup.
O cara
Alessandro Matri
Fiorentina x Genoa
Domingo, 17h45
Matri Fiorentina Estreia 169
Alessandro Matri não foi fantástico pela Juventus, e passou longe de ser sequer bom no Milan. Mas agora, na Fiorentina, parece disposto a apagar as más atuações pelos Rossoneri. Em sua estreia, o atacante já marcou dois gols e encheu de esperanças o torcedor da Viola de que Giuseppe Rossi terá um bom substituto até seu retorno. Contra o Genoa, parte dos olhares na Serie A estarão virados para o Artemio Franchi, para ver se Matri será capaz de repetir a boa atuação ou se a partida contra o Catania foi mais sorte de principiante mesmo.
Passe longe
Ajaccio x Sochaux
Sábado, 17h
Se, do lado de cima da tabela da Ligue 1 teremos um segundo turno interessante, com Paris Saint-Germain, Monaco e Lille brigando pelo título, a briga na zona de rebaixamento parece ter dois candidatos óbvios ao descenso: Ajaccio e Sochaux. O primeiro é o lanterninha da competição e está a 12 pontos do Evian, primeira equipe fora do Z-3. O segundo é o penúltimo colocado e está a 10 pontos de diferença do Evian. E quando duas equipes de campanhas tão ruins se enfrentam, acredite, você não quer estar lá para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.