sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Um mês sem levar gol: um raio-x da marca histórica do Real Madrid de Ancelotti






"Você até pode dizer que o treinador está fazendo um bom trabalho!"



Um mês sem levar gol: um raio-x da marca histórica do Real Madrid de Ancelotti


"Você até pode dizer que o treinador está fazendo um bom trabalho!"
A leve e divertida frase de Carlo Ancelotti - um italiano que está sempre com um semblante sério nos jogos - demonstra bem como anda a fase do Real Madrid. Com oito vitórias nas últimas oito partidas, o time estabeleceu um novo recorde defensivo ao não sofrer gol em nenhuma delas.
Ancelotti durante jogo do Real Madrid
Mapa dos desarmes do Real Madrid na temporada: concentração no lado esquerdo mostra domínio de Marcelo e Modric no quesito
Um total contrassenso com a filosofia que imperou no clube no começo do século, quando Florentino Pérez adotou o lema de priorizar os "artistas" e o futebol ofensivo nas contratações. A verdade é que Ancelotti e seus comandados acabaram por ampliar o conceito do mandatário: os merengues possuem o melhor ataque da liga espanhola (60 gols) ao mesmo tempo em que construíram uma defesa intransponível em janeiro. Mas como?
O próprio Ancelotti tentou explicar o feito na última terça-feira, após a vitória por 1 a 0 sobre o Espanyol, quando a marca foi estabelecida.
"O sistema nos dá confiança. Temos um bom balanço defensivo, todos os jogadores trabalham para recuperar a bola rapidamente e houve uma melhora nas laterais. Pepe está bem, Nacho jogou com confiança e Sérgio Ramos joga em alto nível todas as partidas. Merecemos esta marca. É um prêmio para o trabalho de todos."
Um trabalho árduo e cansativo. Os oito jogos em janeiro representaram a maior sequência de partidas dentro de um mês nesta temporada para os merengues. Na média, uma entrada em campo a cada 3,37 dias - o primeiro duelo foi disputado no dia 2 e o último no dia 29. Mesmo assim, as estatísticas mostram que, neste começo de 2014, o Real desarmou mais, sofreu menos chutes e fez seus goleiros trabalharem menos do que em comparação à primeira parte da temporada.
Dados combinados da ferramenta ESPNTruMedia e do site WhoScored.com mostram que os merengues sofreram, entre agosto e dezembro de 2013, 236 chutes (9,07 por jogo), viram os goleiros Diego López e Casillas realizarem 83 defesas (3,1/jogo) e levaram 26 gols em 26 jogos. Foram ainda 342 desarmes em 24 jogos, média de 14,25 por partida (dados do fundamento dos jogos contra o Olimpic de Xátiva pela Copa do Rei não estão disponíveis).
Nos oito jogos de janeiro, a média por duelo melhora: 22,5 desarmes, 7,62 chutes sofridos e 1,5 defesa dos arqueiros. E, conforme analisou Ancelotti, o melhor desempenho defensivo dos laterais é crucial: segundo números da ESPNTruMedia dos jogos de Uefa Champions League e Espanhol, o líder do time nos desarmes até aqui é o lateral esquerdo Marcelo (46 em 20 jogos); o segundo no quesito é o meia Luka Modric (44 em 25 partidas). Sérgio Ramos (40 em 23 duelos) e Arbeloa (mesmo número, mas em 16 jogos) completam o pódio defensivo.
O desafio agora será manter a sequência invicta da defesa. Neste domingo, às 17h55, o clube enfrenta o Athletic Bilbao pela 22ª rodada do Espanhol (com transmissão ao vivo da ESPN Brasil). O clube basco vem empolgado, após marcar 15 gols nos últimos três jogos na liga. Será o fim da melhor sequência defensiva da história do Real Madrid?

Os oito jogos que garantiram o recorde:
Real Madrid 3 x 0 Celta de Vigo - Espanhol
Real Madrid 2 x 0 Osasuna - Copa do Rei
Espanyol 0 x 1 Real Madrid - Espanhol
Osasuna 0 x 2 Real Madrid - Copa do Rei
Betis 0 x 5 Real Madrid - Espanhol
Espanyol 0 x 1 Real Madrid - Copa do Rei
Real Madrid 2 x 0 Granada - Espanhol
Real Madrid 1 x 0 Espanyol - Copa do Rei