sábado, 18 de janeiro de 2014

Gaúcho 2014 tem "Gre-Nal B", regulamento novo e sobrinho de Ronaldinho

Clemer será encarregado de comandar jovem time do Inter Foto: Ricardo Matsukawa / Terra





Cristiano Silva Direto de Porto Alegre

O Campeonato Gaúcho de 2014 começa neste final de semana com uma diferença em relação aos anos anteriores. Desta vez, devido à Copa do Mundo e o aperto no calendário do futebol, a Federação Gaúcha de Futebol definiu que o torneio será disputado por 16 clubes divididos em dois grupos de oito e em turno único, primeiro com os times duelando com os rivais da outra chave e depois dentro dos próprios emparelhamentos.

No final desta primeira fase, os quatro primeiros de cada grupo se classificam para as quartas de final. Os dois primeiros de cada grupo enfrentarão os dois últimos classificados em uma partida única. Os quatro times classificados se enfrentam na semifinal e quem passar faz a grande final. No mata-mata, o mando de campo sempre será da equipe que fez melhor campanha na primeira fase.

“A Copa do Mundo fez com que a gente fizesse esta modificação na forma de disputa. Vamos economizar datas com a disputa de turno único. Antes era primeiro e segundo turno, a Taça Farroupilha e a Taça Piratini. Vale frisar também que os três últimos times na classificação geral serão rebaixados”, explicou Francisco Noveletto, presidente da Federação Gaúcha de Futebol.

O Grupo A terá Inter, Juventude, São José, Veranópolis, Aimoré, Brasil de Pelotas, Esportivo e Lajeadense. O Grupo B é formado por Grêmio, Caxias, Cruzeiro, São Paulo de Rio Grande, Passo Fundo, Novo Hamburgo, Pelotas e São Luiz.

Priorizando um tempo maior na pré-temporada a dupla Gre-Nal decidiu começar as primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho com os times Sub-20, no caso do Grêmio, e Sub-23, no lado colorado.

O técnico Mabília é quem vai arrancar no comando tricolor enquanto Enderson Moreira comanda a preparação do grupo principal na cidade de Bento Gonçalves. A direção já deixou bem claro que o grande objetivo no ano é a disputa da Libertadores da América, mas sem descuidar do regional. A equipe diante do São José.

No lado colorado, o técnico Clemer, que terminou a temporada de 2013 treinando e salvando o time principal do rebaixamento no Brasileiro, vai comandar o Sub-23. O técnico Abel Braga vai observar a estreia colorada diante do São Luiz, mas promete não interferir no trabalho de Clemer.

Destaques do Interior:

Caxias: time de tradição do interior gaúcho e que realizou ótima campanha na última Série C. Manteve o técnico Picolli para a temporada de 2014. A direção contratou 15 jogadores para a disputa do Gaúcho e da terceira divisão.

Juventude: a equipe da serra abre a temporada 2014 embalada com o acesso à Série C deste ano. O técnico nesta temporada será Geraldo Delamore, que durante muitos anos fez parte da comissão técnica de Tite. O Juventude também vem turbinado após fechar uma parceria com o empresário Gilmar Veloz, um dos principais agentes de futebol do Brasil.

“Estamos apostando forte com esta parceria com o Gilmar Veloz. O Campeonato Gaúcho também vai servir para entrosar o time visando a disputa da série C deste ano”, disse Raimundo Demore, presidente do Juventude.

Pelotas: o time da zona sul do estado e que conta com uma das torcidas mais fanáticas do interior vem embalado com a conquista da primeira edição da Recopa Gaúcha, diante do time Sub-23 do Inter. O destaque é para o interminável Sandro Sotilli, centroavante de 40 anos, um dos maiores goleadores do Campeonato Gaúcho e que atuou por quase todos os times do interior do Rio Grande do Sul.
 “Este ano eu decidi que vou parar de jogar e escolhi o Pelotas para realizar a minha despedida. É o time com o qual eu mais me identifiquei e por isso vou encerrar a minha carreira aqui”, disse Sandro Sotilli.

Brasil de Pelotas: o xavante, tradicional adversário do Pelotas e que também tem uma fanática torcida, volta à elite do futebol gaúcho após amargar cinco anos na segunda divisão. Esta será a primeira participação do Brasil na primeira divisão após o acidente de ônibus com a delegação do Brasil e que vitimou dois jogadores (o zagueiro Régis e o atacante e ídolo Cláudio Milar), além do treinador de goleiros Giovani Guimarães.

Cruzeiro: o time estrelado trocou Porto Alegre pela cidade de Cachoeirinha, na grande Porto Alegre. O objetivo é tentar conquistar mais torcedores e sair da sombra da dupla Gre-Nal. Um dos destaques do time é o meia Diego Assis, sobrinho de Ronaldinho.

São José: o time da zona norte de Porto Alegre conta com o apoio financeiro de Milton Machado, novo gestor no departamento de futebol e que tem como desafio classificar o Zequinha para a Série D do Brasileiro. Outro fator que pode pesar a favor do São José é o gramado sintético do Estádio Passo D’Areia.

“O Milton Machado é o nosso novo gestor no futebol e já disse que o grande objetivo do clube é buscar a classificação para a Série D. Em relação ao gramado sintético, os nossos jogadores também sentem a diferença quando jogam em uma grama natural, então se é difícil para quem joga no nosso estádio equilibra quando jogamos como visitante”, disse Flávio Abreu, presidente do São José.

Passo Fundo: a equipe aposta no atacante Felipe, 35 anos, que retorna para o Estádio Vermelhão da Serra, onde iniciou a carreira como jogador, após rodar por Náutico, Goiás, Atlético-GO e outros times de menor porte.

“Estou de volta ao Passo Fundo pronto para ajudar o time a fazer uma boa campanha neste Gaúcho. Eu fiquei um tempo parado me recuperando de uma lesão no púbis e agora estou pronto para voltar aos gramados”, destacou Felipe, que nas horas vagas cuida da sua fazenda, onde planta soja, na cidade de Ernestina, cidade próxima a Passo Fundo.

As demais equipes: Veranópolis, Aimoré, Lajeadense, São Luiz, Novo Hamburgo, São Paulo de Rio Grande e Esportivo são times que poderão surpreender, mas em um primeiro momento entram em campo para defender a permanência na elite do futebol gaúcho.

Cristiano Leonardo S. da Silva Jornalismo - Especial para o Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.