terça-feira, 19 de novembro de 2013

Imprensa: veja a repercussão da conquista da Copa do Mundo de 1958

Os jornais brasileiros exaltaram o título da seleção conquistado no Estádio Rasunda

Por Redação ABRIL NA COPA 19/11/2013, às 14h36
Capa do jornal O Globo após a conquista da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1958
Capa do jornal O Globo após a conquista da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1958 / Crédito: Reprodução
Na boca do mundo

A euforia dos jornalistas patrícios que invadiram o campo do Estádio Rasunda para confraternizar com os campeões do mundo se refletiu também nas manchetes dos periódicos. A edição de ontem, 30 de junho, do jornal O Globo, que trouxe radiofotos da vitória final, estampou o que foi o pensamento de todo o país: “O maior feito do futebol brasileiro! Delirantemente comemorada a conquista do mundo pela seleção do Brasil”. O jornal contou que o presidente Juscelino Kubitschek mandou telegramas de congratulações ao selecionado brasileiro. Sua Excelência acompanhou a partida pelo rádio diretamente de Brasília, onde está sendo construída a futura capital do país.
 
Bellini com a taça Jules Rimet
Bellini com a taça Jules Rimet / Crédito: Popperfoto

Muito obrigado! A revista Mundo Ilustrado, que traz o capitão Bellini na capa e o título “Carnaval dos campeões”, fez em seu editorial o que os 65 milhões de brasileiros gostariam de fazer: “A ambicionada ‘Taça Jules Rimet’ será guardada por quatro anos (pelo menos...) como símbolo da supremacia mundial do futebol brasileiro. O Brasil está agradecido aos que souberam conquistá-la”.
 
 
 
O Marechal
Em meio ao embate entre as imprensas de São Paulo e Rio de Janeiro, o jornal paulistano O Esporte resolveu exaltar a figura do dirigente Paulo Machado de Carvalho na capa do caderno especial, publicado logo após a conquista brasileira. O jornalista Joelmir Beting, de 21 anos, ficou encarregado de criar a manchete. Pressionado pelo tempo, ele só teve tempo de escrever: “O Marechal da Vitória”. Tem tudo para pegar. O jornalista carioca Geraldo Bretas, dono do Mundo Esportivo, prometeu antes da competição que carregaria nas costas os 22 jogadores se a “seleçãozinha fosse campeã”. A torcida espera que cumpra a promessa!
Triunfo merecido
 
Comemoração de gol do Brasil na decisão
Comemoração de gol do Brasil na decisão / Crédito: Arquivo Placar

A imprensa estrangeira também se rendeu à conquista memorável do futebol nacional. O cronista Peter Lorenzo, do londrino Daily Herald, escreveu: “Que triunfo merecido o desses soberbos senhores do futebol! Conquistaram os suecos, em campo barrento, e impuseram silêncio à multidão, com a mais formosa exibição de passes mágicos que já vi”. A vitória indiscutível também foi assunto do jornal L’Équipe, da França, que lembrou outro feito brasileiro: “A melhor equipe no campeonato mundial ganhou a competição e pela primeira vez na história do futebol uma seleção americana infligiu uma derrota contundente a selecionados europeus, em seu próprio terreno. O diário Dagens Nyheter, da Suécia, diz que o Brasil é a “melhor equipe campeã do mundo que já existiu”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.