segunda-feira, 5 de maio de 2014

Pellegrini pode ser o 1º técnico sul-americano a erguer o Inglês


Apenas quatro técnicos conseguiram a façanha de quebrar a hegemonia britânica


Manuel Pellegrini está a duas vitórias de se sagrar campeão inglês | Crédito: Jamie McDonald

O Manchester está duas vitórias de faturar o seu terceiro título inglês. E, por tabela, consagrará o chileno Manuel Pellegrini como pioneiro na história do torneio.

Se levar o City ao topo do pódio, Pellegrini conseguirá o feito inédito de ser o primeiro técnico sul-americano a arrebatar o Inglês. Em toda a história do torneio, que teve sua primeira edição em 1888/1889, apenas quatro treinadores quebraram a hegemonia britânica: o francês Arsene Wenger, tricampeão pelo Arsenal; o português José Mourinho, bicampeão pelo Chelsea, e os italiano Carlo Ancelotti, campeão pelo Chelsea, e Roberto Mancini, campeão pelo Manchester City.

Depois que a Premier League foi criada, na temporada 1992/1993, o futebol inglês abriu suas portas para técnicos de outros países não pertencentes ao Reino Unido. Felipão, inclusive, treinou brevemente o Chelsea na temporada 2008/2009.

A atual edição da Premier League tem três 'professores' sul-americanos em ação: além do chileno Pellegrini, o uruguaio Gustavo Poyet e o argentino Mauricio Pochettino treinam, respectivamente, Southampton e Sunderland.

Fonte: PLACAR