sábado, 3 de maio de 2014

GIRO PELA EUROPA



Uma das mais disputadas edições do Campoenato Inglês dos últimos anos pode decidir os seus rebaixados no tribunal. Neste sábado, segundo informações do jornal The Guardian, Cardiff City, Fulham - ambos matematicamente rebaixados - e Norwich decidiram juntar forças e apelar contra uma punição branda dada pela Premier League ao Sunderland por escalar um jogador irregular. O Sunderland, que venceu neste sábado o Manchester United e teve uma recuperação incrível nos últimos meses depois de passar a liga inteira na zona de rebaixamento, escalou o atacante Ji Dong-Won de maneira irregular em quatro partidas da Premier League e em um jogo da Copa da Liga Inglesa.
O erro em questão foi de natureza administrativa. Ji foi contratado pelo Sunderland em 2011, mas passou a metade final da temporada 2012-2013 emprestado ao Augsburg. Quando o fim do empréstimo acabou, o Sunderland deveria ter requerido à Federação Alemã uma autorização internacional para que o jogador ficasse com a situação regularizada na Inglaterra e pudesse atuar normalmente.


##############################################


O Valladolid segue vivo na briga contra o rebaixamento no Campeonato Espanhol. Jogando em casa, a equipe contou com um gol Rukavina para bater o Espanyol por 1 a 0 e respirar mais na briga contra a degola. A vitória levou o Valladolid aos 35 pontos, a mesma pontuação do Osasuna, primeiro time fora da zona de rebaixamento, mas com uma partida a menos. O problema é que esse jogo ainda a realizar é contra ninguém menos que o Real Madrid. Já o Espanyol fica com 41, no meio da tabela e sem muitas pretensões. A briga do Valladolid nas últimas três partidas é para não voltar a viver no ioiô que se manteve nas últimas temporadas. A equipe conseguiu o acesso à elite espanhola em 2012 e já pode voltar para a segunda divisão. O Osasuna ficou mais perto desta briga contra o rebaixamento justamente porque se complicou neste sábado. Mesmo jogando em casa, a equipe perdeu para o Celta com dois gols de Nolito. Mesmo com o triunfo, o Celta não tem chances de se classificar para os torneios europeus.

Veja todos os resultados deste sábado:

Barcelona 2 x 2 Getafe

Málaga 0 x 1 Elche

Osasuna 0 x 2 Celta

Valladolid 1 x 0 Espanyol


#################################################


O goleiro Marc-André ter Stegen fez sua última partida no Borussia Park defendendo as cores do Borussia Monchengladbach. Dessa forma, o clube o homenageou e o presenteou antes da vitória da equipe por 3 a 1 sobre o Mainz, neste sábado, pela penúltima rodada do Campeonato Alemão. O atleta se emocionou e chorou copiosamente. O arqueiro de 21 anos já anunciou sua saída do time e será o novo reforço do Barcelona, restando apenas o anúncio oficial por parte do clube catalão. Formado no Monchengladbach, o jogador da seleção alemã fez toda sua carreira na equipe. Porém, antes de embarcar para a Espanha, o goleiro tem uma última missão em solo germânico. Com seu time na sexta posição com 55 pontos, a três do quarto colocado Bayer Leverkusen, que é o último classificado à Uefa Champions League, ele tentará ajudar o Monchengladbach a garantir vaga ao torneio.
Para isso, precisa bater o Wolfsburg fora de casa e torcer por uma derrota do Leverkusen, em seu estádio, diante do Werder Bremen.


###################################################


O técnico francês Rudi García, da Roma, admitiu neste sábado que o título do Campeonato Italiano desta temporada ficará nas mãos do Juventus. Mesmo com chances matemáticas de sua equipe reverter a situação, ele parabenizou antecipadamente o time de Turim pela conquista.
"Não espero o scudetto. Para mim, o campeonato está encerrado. Parabéns a Juventus, um grande clube com grandes jogadores", afirmou García na véspera da partida contra o lanterna Catania, pela 36ª rodada da Série A.
A Roma precisaria de um milagre para garantir a taça. Seria necessário vencer três jogos - entre eles o duelo direto da próxima semana -, e torcer que o rival não pontue nas duas demais partidas.
A Velha Senhora volta a campo na próxima segunda-feira, quando receberá a Atalanta e, se somar apenas um ponto, já poderá celebrar o título.


####################################################


Dois gols de Edin Dzeko no Everton neste sábado ajudaram o Manchester City a superar o maior obstáculo no caminho rumo ao segundo título da equipe em três anos no Campeonato Inglês, enquanto que Cardiff City e Fulham foram rebaixados.
O Everton, cuja derrota classificou o Arsenal para a Liga dos Campeões da Europa, abriu o placar logo no início com um belo gol de Ross Barkley, mas o atacante da seleção argentina Sergio Aguero empatou e Dzeko colocou os visitantes em vantagem com dois gols.
Romelu Lukaku ainda botou emoção no final da partida ao descontar para os anfitriões, mas o City, ajudado pelo goleiro Joe Hart, que fez várias grandes defesas, resistiu à pressão e, com a vitória, ultrapassou o Liverpool no topo da tabela no saldo de gols.
Os dois times têm 80 pontos com dois jogos pela frente, ao passo que o Chelsea é o terceiro com 78, também com dois jogos a disputar, começando pelo Norwich, na zona de rebaixamento, no domingo.
O Liverpool joga seu penúltimo jogo fora de casa com o Crystal Palace na segunda-feira, e o City, com uma vantagem de nove gols no saldo, pega o Aston Villa em casa na quarta-feira antes da rodada derradeira do próximo fim de semana.

(Por Martyn Herman)



#########################################################################



A rodada da segunda divisão do Campeonato Inglês definiu neste sábado os quatro times que disputarão playoff por uma vaga na elite, se juntando assim a Leicester e Burnley, que garantiram com antecedência o acesso direto.
Derby County, Queen's Park Rangers, Wigan e Brighton ocuparam da terceira a sexta posição e com isso farão os decisivos duelos, que serão iniciados na próxima quinta-feira.
Campeão por antecipação, o Leicester encerrou participação hoje vencendo o Doncaster por 1 a 0, com gol de David Nugent, cobrando pênalti, em resultado que rebaixou o rival. Já o Burnley empatou com o Reading em 2 a 2 e tirou as chances do adversário ir ao playoff.
O Wigan se classificou mesmo com a derrota para o Blackburn por 4 a 3. Já o Brighton, que estava fora da zona de classificação no início da 42ª e última rodada, se garantiu ao bater o Nottingham Forest por 2 a 1, fora de casa.
Nesta quinta-feira, a primeira rodada do playoff será aberta com o Brighton recebendo o Derby. No domingo acontece o jogo de volta, na casa do time alvinegro. Na sexta-feira, o Wigan recebe o QPR, enquanto o jogo de volta, em Londres, ocorre na segunda-feira.




##########################################################################




O Manchester não aproveitou a brecha dada pelo Tottenham no início da 37ª rodada do Campeonato Inglês. Jogando em Old Trafford, os 'Diabos Vermelhos' perderam por 1 a 0 e, agora, dependem de um milagre para conquistar a vaga na Liga Europa da próxima temporada.
O Manchester, que contou com o retorno do atacante Van Persie, tinha tudo para se aproximar da vaga no torneio europeu. Com a derrota do Tottenham para o West Ham por 2 a 0, o Manchester poderia diminuir a desvantagem para três pontos e ainda teria uma partida a menos.
No entanto, com o tropeço em casa, o Manchester estacionou nos 60 pontos, ocupando o sétimo lugar, e tem mais dois jogos pela frente, enquanto o Tottenham parou nos 66 com mais uma partida a fazer. Dessa forma, o Manchester precisaria ganhar seus próximos dois jogos e torcer por derrota do Tottenham na última rodada.
De acordo com o regulamento, apenas os quinto e sexto colocados têm lugar assegurado na Liga Europa. A terceira vaga no torneio ficou com o Hull City por ser finalista da Copa da Inglaterra. Seu adversário na final, o Arsenal, já está assegurado na Champions League após a derrota do Everton para o Manchester City por 3 a 2.
Para chegar à vitória sobre o Manchester, o Sundeland contou com um gol de Larsson aos 30 minutos do primeiro tempo.


############################################################################



Mesmo sem mais pelo que brigar no Campeonato Alemão, Borussia Dortmund e Hoffenheim trataram de fazer uma partida emocionante. Com direito a virada, o time aurinegro venceu por 3 a 2, no Signal Iduna Park, neste sábado, pela 33ª e penúltima rodada da competição.
Com o triunfo, a equipe treinada por Jurgen Klopp, que já tem o vice garantido, chegou a 68 pontos. O Hoffenheim, por sua vez, que não tem mais chances de cair ou disputar alguma competição europeia, estaciona nos 41 pontos, no meio da tabela.
Sem interferir no destino das equipes, o jogo serviu de homenagem a dois jogadores, já que esta foi a última partida do Dortmund em casa na temporada - o clube joga mais duas vezes, só que em Berlim.
Acertado com o Bayern de Munique, Robert Lewandowski, autor de 101 gols e um dos maiores atacantes da história do clube, recebeu um pôster e foi aplaudido pelos torcedores. O polonês voltaria a ser festejado pelos fãs ao ser substituído por Schieber nos acréscimos da etapa final.
O mesmo tratamento, antes do jogo, foi recebido pelo zagueiro Manuel Friedrich, que chegou a seis meses e ajudou o time, que sofreu com tantas lesões, mas não seguirá para a próxima temporada. Aos 34 anos, ele deve se aposentar.
Com a bola rolando, os visitantes surpreenderam e abriram o placar aos cinco minutos de bola rolando, quando Hummels falhou na saída de bola, e, na sequência, Rudy acionou Roberto Firmino, que chutou forte de dentro da área.
Porém, ainda no primeiro tempo, os mandantes mostrariam reação e marcariam três gols em questão de cinco minutos. Aos 29, em contra-ataque, Grosskreutz escapou da marcação, finalizou bem de fora da área e mandou no canto esquerdo do goleiro Grahl.
Dois minutos depois, Mkhitaryan concluiu cruzamento de Reus com a cabeça e mandou para o fundo do alvo. Já aos 34, Piszczek aproveitou bate-rebate na área após cobrança de falta e soltou a pancada no ângulo esquerdo.
Na etapa final, o duelo seguiria agitado e com as duas equipes criando chances de marcar. Porém, só ocorreu um gol e graças a uma falha do Weidenfeller. Aos 21, Sule chutou de muito longe, e o goleiro não evitou que a bola passasse entre suas pernas.

Schalke garante vaga na Champions; Leverkusen quase

Se Dortmund e Hoffenheim não tinha objetivos, o Schalke 04 tinha e o alcançou. A equipe visitou o Freiburg e, com gols de Ayhan e Huntelaar, triunfou por 2 a 0, ficando com 61 pontos na terceira posição. Como abriu seis de diferença para o quinto colocado, está garantido ao menos na fase pré-grupos da Uefa Champions League.
Quem ficou próximo da competição europeia foi o Bayer Leverkusen que superou o Eintracht Frankfurt por 2 a 0 (gols de Castro e Can), fora de casa, e ficou com 58 pontos. Assim, para depender apenas de si para assegurar a vaga, só precisará bater, na última rodada, o Werder Bremen, diante de seu torcedor.
Ainda sonhando com o principal torneio de clubes do Velho Continente, o Wolfsburg aparece no quinto lugar com 57 pontos após ter batido o Stuttgart por 2 a 1, fora de casa. De Bruyne e Olic, este nos acréscimos da etapa final, marcaram para os Lobos. Gentner fez o gol dos mandantes.
Também sonhando com a Champions, o Borussia Monchengladbach, com 55 pontos, bateu o Mainz por 3 a 1, em casa (gols de Stranzl, Kruse e Kramer - Choupo Moting descontou). O time derrotado é o sétimo, com 50 pontos, e fecha a zona de classificação à Liga Europa.

Rebaixamento

Os três últimos colocados foram definidos neste sábado, agora resta saber quais serão os dois times rebaixados e o clube que ficará antepenúltimo, o que dá uma sobrevida. Isso porque o 16º na tabela jogará um playoff contra o terceiro colocado da segunda divisão.
Todos os desesperados perderam. O lanterna Eintracht Braunschweig levou um gol de Bobadilla aos 49 minutos do segundo tempo e perdeu por 1 a 0 em seu estádio para o Augsburg. Com 25 pontos, o time segue um atrás do Nuremberg, que perdeu, em casa para o Hannover por 2 a 0, gols de Huszti e Schmiedebach.
Já o Hamburgo continua na 16ª posição com 27 pontos, mesmo com o revés por 4 a 1 para o Bayern de Munique, jogando diante de seu torcedor. O Stuttgart, 15º, com o revés para Wolfsburg, estacionou nos 32 pontos e, apesar disso, não corre mais qualquer risco de cair.

Veja os resultados da 33ª e penúltima rodada do Campeonato Alemão:

Borussia Dortmund 3 x 2 Hoffenheim

Borussia Mönchengladbach 3 x 1 Mainz

Stuttgart 1 x 2 Wolfsburg

Werder Bremen 2 x 0 Hertha Berlin

Nuremberg 0 x 2 Hannover 96

Freiburg 0 x 2 Schalke 04

Hamburgo 1 x 4 Bayern Munique

Eintracht Braunschweig 0 x 1 Augsburg

Eintracht Frankfurt 0 x 2 Bayer Leverkusen