sábado, 18 de janeiro de 2014

Paranaense faz 100 anos esvaziado por Coritiba e Atlético com times B

 Ídolo do Flamengo, Petkovic começará carreira de técnico por outro rubro-negro: o Atlético-PR Foto: Mauricio Val/Vipcomm / Divulgação


Guilherme MoreiraDireto de Curitiba (PR)


O Campeonato Paranaense de 2014 é especial. Neste ano, 12 equipes disputam a centésima edição do torneio, que mais uma vez será esvazaida pela opção dos dois maiores vencedores, Atlético-PR e Coritiba, usarem time reserva durante a competição. O time alviverde ainda planeja a volta dos titulares ao decorrer do campeonato, mas os rubro-negros devem apostar no time Sub-23 até o final.

O campeonato ainda conta com uma alteração no regulamento em relação ao ano anterior. Em vez de dois turnos, com os campeões de cada um se enfrentando na final, a fórmula foi mudada a pedidos dos clubes.



Em turno único, as 11 rodadas definem os oito primeiros colocados, que se enfrentam no sistema mata-mata, tendo jogos de ida e volta até definir o campeão – como era o Campeonato Brasileiro até 2002. Já os quatro últimos disputam o “Torneio da Morte”, enfrentando-se entre eles para definir os dois rebaixados a Divisão de Acesso.


As novidades deste ano são as presenças de Maringá e Prudentópolis, campeão e vice, respectivamente, da segunda divisão do Campeonato Paranaense. O torneio se inicia no dia 18, com as finais sendo realizadas entre o dia 06 e 13 de abril. Veja abaixo como cada clube se preparou e seu time-base para a 100ª edição do Campeonato Paranaense:

Atlético-PR
Seguindo a linha do ano passado, quando inovou ao fazer uma longa pré-temporada com o elenco principal e deixar o time Sub-23 disputando o Estadual, o Atlético-PR repete a tática este ano – com a diferença de que o time “A” jogará a Copa Libertadores no dia 29 de janeiro.


Vice-campeão nos últimos quatro anos, com todas as finais perdidas para o maior rival, o Atlético-PR não conquista o título desde 2009. A grande novidade deste ano vem na comissão: o clube contratou o ex-jogador Dejan Petkovic para comandar o jovem grupo. O goleiro Rodolfo, recuperado de problemas com as drogas, assume a titularidade.


“Temos potencial para melhorar muito e acredito no nosso time, que é jovem e determinado. É importante formar jogadores, para eles estarem prontos e preparados para entrar no profissional”, afirma Petkovic, deixando claro o objetivo da criação, em 2013, do Sub-23.


Time: Rodolfo; Jean Felipe, Erwin, Léo Pereira e Natanael; Juninho, Maycon, Gustavo e Marcos Guilherme; Douglas Coutinho e Mosquito.


Coritiba


Assim como na temporada passada, o Coritiba vai iniciar o Estadual com o time reserva. A equipe principal faz pré-temporada em Fo do Iguaçu e a equipe considerada titular deve entrar em campo a partir da sexta rodada.

 Alex deve jogar pelo Coritiba apenas na sexta rodada Foto: Ricardo Rimoli / Agência Lance



Até lá, um time Sub-20 atuará sob comando de Zé Carlos. O nome de destaque é o do atacante Keirrison, que vê neste ano a sua última chance dentro do clube. Entre as contratações, chegaram: os alas Moacir e Norberto, o meia Roni e o atacante Zé Love, além da vinda do técnico Dado Cavalcanti, ex-Paraná.

Atual tetracampeão do Campeonato Paranaense, o Coritiba afirma que vai buscar mais um título consecutivo. “Nós queremos ser campeões de todos os campeonatos que vamos disputar em 2014. Sempre”, garante o vice-presidente de futebol, Paulo Thomaz de Aquino.

Time (no início): Tadeu; Yago, Igor Leandro, Igor Célio e Paulo Otávio; Dejair, Denner, Thiago Primão e Luizinho; Bartola e Keirrison.

Time (no decorrer): Vanderlei; Moacir, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Willian, Júnior Urso, Robinho e Alex; Roni e Deivid.

Paraná Clube

Sem vencer o Estadual desde 2006, o Paraná vem com força máxima para o torneio. A diretoria conseguiu reduzir a folha salarial em 40%, mas deixou uma espinha dorsal com as renovações de Brinner, Ricardo Conceição, Edson Sitta e Lúcio Flávio, fora outros remanescentes que já possuíam contrato.

Mesmo com uma base, o clube contratou um pacote de jogadores. São 15 novos reforços: um goleiro, quatro laterais (dois de cada lado), três zagueiros, além de dois volantes. Já do meio-campo para frente, dois meias e três atacantes. O elenco chega próximo de 40 atletas.

Assim como em outros anos, o clube faz uma aposta no comando técnico. Milton Mendes, com a carreira toda pautada entre Portugal e Catar, foi o contratado. Antes dele, o ex-jogador Roque Júnior chegou para o cargo de executivo de futebol. “Queremos buscar o título paranaense. As contratações de maior impacto chegarão para o Campeonato Brasileiro”, promete o presidente reeleito, Rubens Bohlen.

Time: Marcos; Roniery, Brinner, Alex Alves (Naylhor) e Breno; Ricardo Conceição, Edson Sitta, Lúcio Flávio e Fernando Gabriel; Carlinhos e Keno.

J. Malucelli

Quarto time da capital, o J. Malucelli aposta em jogadores oriundos das categorias de base. Além desses, alguns atletas da temporada passada seguem vestindo a camisa do time localizado a frente do Parque Barigui.

Time: Edvaldo; Diego Dedoné, Leandro, Alex Fraga e Tomas; Jau, Fragão, Thiago Santos e Getterson; Eduardinho e Bruno Batata.

Londrina Esporte Clube

O time do interior não levanta o caneco de 1992. Neste ano, pode ser considerada a força vinda do interior. Mantendo a mesma base da temporada passada, quando foi o campeão do interior e travou uma disputa com o Coritiba pelo primeiro turno, a equipe tem no artilheiro Neílson sua grande esperança de sucesso.


Time: Vitor; Maicon Silva, Gilvan, Rogério e Paulinho; Silvio, Diogo Roque, Anderson e Rone Dias; Claudir e Neílson.

Arapongas Esporte Clube


A temporada passada do Arapongas teve certo destaque na Copa do Brasil e não no Paranaense, quando terminou em sétimo. Na competição nacional, eliminou o São Caetano e ficou perto de deixar o Figueirense para trás – sofreu dois gols nos minutos finais e acabou eliminado. Neste ano, reformulação total no elenco, que é – na maioria – bem jovem.

Time: Edson; Lucas Silva, Murilo, Leomar e Maninho; Augusto, Rafael Mineiro, Bruno Martins e Maicon Souza; Guma e Ruy.

Cianorte Futebol Clube

Com uma diretoria jovem, com o novo presidente sendo filho do antigo, o Cianorte teve algumas mudanças – principalmente na imagem. Um novo escudo, programa de sócio e marketing para atrair torcedores. Com inúmeros reforços, o técnico Bagé – conhecido no interior – tem a missão de repetir boas campanhas, como a de 2011 e 2012, quando foi campeão e vice, respectivamente, do interior.


Time: Jaílson; Lima, Negreti, Maurício e Ganzer; Davi, Jovane, Edu Amparo e Thiago Santos; Marquinhos e Elton.


Maringá Futebol Clube

Vindo da Divisão de Acesso, o Maringá foi campeão da divisão com apenas uma derrota, tendo uma campanha sólida e sem sustos. A diretoria conseguiu manter grande parte do elenco e aposta no entrosamento para poder se manter na elite do futebol paranaense. 

Time: Ney; Reginaldo, Fabiano, Marcelo Xavier e Fernandinho; Zé Leandro, Serginho Paulista, Léo Maringá e Max; Gabriel Barcos e Felipe.

Operário Ferroviário Esporte Clube

Sem a parceria da LA Sports, que já passou por Paraná, Avaí e Coritiba, o Operário caminha com recursos próprios e mais modestos. O objetivo no Estadual é fazer uma campanha que possibilite uma vaga na Série D. A equipe não conta com jogadores renomados, com o atacante Ícaro, conhecido pelo torcedor, sendo o destaque.
Time: Vinícius; Correia, Renê, Ítalo e Marquinhos; Sidnei, Dime, Maicon e Andrezinho; Abuda e Ícaro.

Prudentópolis Futebol Clube

Vice-campeão da Divisão de Acesso, o Prudentópolis é o antigo Serrano – o time mudou para o nome da cidade para criar identidade com a torcida. Assim como o Maringá, mantém grande parte do grupo de 2013. A grande novidade é à beira do gramado: dois técnicos. Joel Preisner e Ivair Cenci, que já trabalharam juntos ano passado, seguem comandando o grupo.

Time: Doni; Mario, Jonathan e Leandro; Luizinho, Doriva, Danilo Alvim, Irineu e Thiaguinho; Tiago Henrique e Wellington.

Rio Branco Sport Club

Com uma parceria firmada com a Amaral Sports, a mesma do Paraná, o time do litoral paranaense teve alguns atletas do time da capital emprestados, como: Thiago Rodrigues, Lisa, Bismarck e Rafael Chorão, além do experiente Cris (atuou no Paraná em 2011). A ideia é a contrária do ano passado, quando garantiu a permanência na elite apenas na última rodada.

Time: Thiago Rodrigues, Lisa, Cris, Anderson Rosa e Fabio Alves; Duda, Williames, Rafael Chorão e Bismarck; Paulinho Brasilia e Jhonathan Fumaça.

Toledo Colônia Work

​Oitavo colocado na edição passada, o Toledo passou por uma grande alteração no seu elenco, com apenas três jogadores revelados na base sendo mantidos. A maior contratação foi o técnico Paulo Foiani, que conquistou o título da segunda divisão do Campeonato Catarinense pelo Marcílio Dias.
Time: Giovani; Lucas Lima, Duda, Henrique e George; André Luiz, Diego Luiz, Vinicius e Marcel; Zé Anderson e Cairo.


PGTM Comunicação - Especial para o Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.