domingo, 8 de dezembro de 2013

BALANÇO: COMO VAI SER A ÚLTIMA RODADA

Os jogos da rodada decisiva do Brasileirão neste domingo,onde o Cruzeiro já é o campeão e vamos ver quem serão os rebaixados


 Globoesportes.com


BOTAFOGO x CRICIÚMA
Confronto bolinha BOTAFOGO X CRICIÚMA (Foto: Editoria de arte)DOMINGO, 17H - MARACANÃ
Esse jogo tem briga nos dois extremos: por vaga na Libertadores e fuga da queda. No caso da briga de cima, a semana foi confusa para o Botafogo. O técnico Oswaldo de Oliveira acerta com o Santos. Rumores dão conta de que Seedorf também pode sair... É, o clima de desmonte não é nada bom. Mas ainda há chances. O time promete fazer a sua parte. Em quinto lugar, com 58 pontos ganhos, precisa da vitória e torce por tropeços do Goiás, em quarto - o Esmeraldino recebe o Santos -, e o Atlético-PR, em terceiro, com 61 - enfrentará o Vasco. Além disso tudo, os alvinegros ainda terão de secar a Ponte Preta na final da Copa Sul-Americana para a Macaca não roubar uma das vagas do G-4... Já o Tigre depende de si para escapar da degola. Se vencer no Rio, nem precisa torcer por outro resultado. E o restrospecto é excelente: nas cinco últimas partidas, a equipe catarinense ganhou quatro. Tanto que subiu para o 15° lugar, com 46 pontos. Mas se perder, precisa torcer para que ao menos dois entre Coritiba, Vasco e Flu não vençam.
Cartola F.C.: ainda na briga por uma vaga no G-4, o Botafogo promete ser ofensivo diante do Criciúma. Uma boa aposta para a partida é o técnico Oswaldo de Oliveira, já que a pontuação dele se dá pela média de todos os jogadores que entrarem em campo. O treinador sai por C$ 12.21 no mercado. Pelo lado do Tigre, Wellington Paulista tem sido decisivo. O artilheiro já soma 11 gols no Brasileirão, e é sempre uma ótima opção de escalação no time catarinense. Ele custa somente 8.61 cartoletas.

Na TV: PremiereFC 1 e PFC HD, com Roby Porto e Edinho.

Arbitragem: Paulo Cesar de Oliveira (SP) apita o jogo, auxiliado por Altemir Hausmann (RS) e Pablo Almeida da Costa (MG).
Você sabia que...: neste Brasileiro 2013, o Criciúma perdeu seis dos sete jogos que disputou contra equipes cariocas. A única vitória foi contra o Vasco no Heriberto Hülse por 3 a 2, pela 28ª rodada. Estas foram as seis derrotas para times cariocas:
Flu 3x0, dia 02/06, Moarcyzão
Fla 3x0, dia 08/06, Heriberto Hülse
Vasco 3x2, dia 27/07, São Januário
Bota 2x1, dia 08/09, Heriberto Hülse
Flu 2x1, dia 18/09, Heriberto Hülse
Fla 4x1, dia 29/09, Maracanã
 SÃO PAULO x CORITIBA
Confronto bolinha SÃO PAULO X CORITIBA (Foto: Editoria de arte)DOMINGO, 17H - NOVELLI JUNIOR (ITU)
Um ano para esquecer. Esse foi o do São Paulo. Sem títulos, chegou a brigar na zona de rebaixamento até a chegada de Muricy. O time se recuperou, Ganso também, e o Tricolor paulista chegou a ter esperanças de conquistar uma vaga no G-4 e a Copa Sul-Americana, mas faltou fôlego. Agora, cabe apenas aos jogadores uma boa despedida no Brasileirão para sobreviverem à barca que promete passar para 2014. A motivação certamente será menor que a do Coritiba. O Coxa entrará em campo mais ligado do que nunca. Precisa vencer fora de casa para escapar definitivamente de outra degola. Em 16º, com 45 pontos ganhos, pode até ser derrotado e permanecer na Primeira Divisão, contanto que nem o Vasco nem o Fluminense vençam. Mas é melhor resolver por si.
Cartola F.C.: Rodrigo Caio já roubou 53 bolas e ajudou o São Paulo a sair de campo sem levar gols em 12 oportunidades  neste Brasileirão. Não à toa ele tem a melhor média de pontos do time (5.29), e por isso é sempre uma opção segura no Tricolor Paulista. O preço do jogador também é bom: 15.01 cartoletas. No lado do desesperado Coritiba, vale uma aposta arriscada no goleiro Vanderlei, que custa C$ 19.10. Ele já realizou 67 defesas difíceis em 37 partidas, e terá que fechar o gol novamente para tentar manter o Coxa na Série A.

Na TV: Rede Globo para SP e PR, com Cleber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba; e SporTV 2 e PremiereFC 2, com Jota Jr e Belletti.

Arbitragem: Pablo dos Santos Alves (ES) apita o jogo, auxiliado por Alessandro Rocha de Matos (BA) e Fabiano da Silva Ramires (ES).
Você sabia que...: em São Paulo, o Coritiba não derrota o São Paulo desde o returno do Brasileirão 2004 quando venceu por 3 a 2, gols de Aristizábal, Tuta e Roberto Brum para o Coxa. Danilo e César Sampaio descontaram para o Tricolor. Além desta vitória em 2004, o Alviverde conseguiu apenas mais um triunfo diante do São Paulo em São Paulo pelo Campeonato Brasileiro, vencendo por 1 a 0, em 1985.

BAHIA x FLUMINENSE
Confronto bolinha BAHIA X FLUMINENSE (Foto: Editoria de arte)DOMINGO, 17H - FONTE NOVA
No apagar das luzes da 37ª rodada, um gol salvador no fim deu a vitória sobre o Cruzeiro e livrou o Bahia de precisar jogar a partida de sua vida contra o Tricolor carioca para se manter na Série A. Mas nem por isso o Fluminense terá moleza para escapar da degola. Durante a semana, tanto torcedores quanto a diretoria só falam em vencer de qualquer forma a partida, que terá casa cheia. E é bom o clube das Laranjeiras tomar cuidado. Após ter voltado da Série B, o Bahia já foi carrasco em um rebaixamento, e na última rodada: em 2011, derrotou o Ceará e o mandou para a Série B. Para piorar, Fernandão, de malas prontas para o futebol turco, se despede da torcida e promete boa atuação. O que faz o Fluminense ter de se armar bem na defesa e no ataque. Não há outro resultado que interesse senão a vitória. Em 18º, com 43 pontos, chegará a 46 e vai precisar de tropeços de dois de três que ainda brigam para não cair - Vasco, Coritiba e Criciúma. Fora isso, o goleiro Marcelo Lomba sonha viver mais um dia de muralha. Torcedor do Vasco na infância e cria da base do Flamengo, disse que quer manter a dignidade do campeonato. O prenúncio é de sofrimento até o minuto final para a torcida do Tricolor carioca.
Cartola F.C.: depois de fechar o gol contra o Cruzeiro, o goleiro Marcelo Lomba assumiu a ponta de melhor média de pontos do Bahia, com 4.95. Como o Fluminense precisa vencer a partida para tentar se livrar do rebaixamento, deve dar trabalho a Lomba, que pode aparecer bem nas defesas difíceis. Ele custa C$ 16.88. No Tricolor Carioca, Rafael Sobis é a grande esperança. O atacante tem nove gols no Brasileirão e uma ótima média: 5.78 pontos por jogo. No entanto, é um jogador caro no mercado: C$ 21.69.

Na TV: PFC, com Luiz Carlos Júnior e Roger Flores.

Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (RS) apita o jogo, auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Rafael da Silva Alves (RS).
Você sabia que...: há 24 anos (ou 19 jogos), uma partida entre Bahia e Fluminense pelo Campeonato Brasileiro não termina sem gols. O último 0 a 0 foi dia 09 de fevereiro de 1989, no Maracanã, na 1º partida das semifinais do Brasileirão 88.
ATLÉTICO-PR x VASCO
Confronto bolinha ATLÉTICO-PR X VASCO (Foto: Editoria de arte)DOMINGO, 17H - ARENA JOINVILLLE
Tem tudo para ser o jogo mais emocionante da última rodada do Brasileirão. Os dois clubes representam a disputa acirrada pela parte de cima e de baixo da tabela. Ainda punido com o mando de campo, o Furacão enfrentará o Vasco na Arena Joinville tentando se refazer da derrota para o Flamengo na final da Copa do Brasil. Obter a vaga para a Libertadores virou questão de honra. Em terceiro lugar, com 61 pontos, precisa reagir diante da sequência negativa: conseguiu apenas duas vitórias nos últimos oito jogos. Vai precisar, e muito, da experiência de Paulo Baier, da velocidade de Marcelo Cirino e o oportunismo de Ederson, artilheiro do campeonato. O Rubro-Negro paranaense terá pela frente um adversário em desespero. Puxando a fila do Z-4, com 44 pontos ganhos, o Vasco fará de tudo pela vitória. E sabe que só isso não bastará. Depende de tropeço ou do Coritiba ou do Criciúma, acima na tabela.
Cartola F.C.: para se garantir na Libertadores 2014, o Atlético-PR precisa mais do que nunca dos gols de Éderson. Artilheiro do Brasileirão com 17 gols, o baixinho tem a melhor média de pontos do Furacão no fantasy game: 6.37. Para contar com ele, o cartoleiro terá que pagar C$ 18.29. No Vasco, o atacante Edmílson vem embalado nesta reta final de Brasileirão. Ele marcou gols importantes nos dois últimos jogos e custa apenas 8.55 cartoletas.
Na TV: Rede Globo para todo o Brasil, menos SP, PR e BA, com Luis Roberto, Júnior e Arnaldo Cezar Coelho; SporTV (menos PR) e PremiereFC 2, com Jader Rocha e Lédio Carmona.
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (MG) apita o jogo, auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Guilherme Dias Camilo (MG).
Você sabia que...: o Vasco é apelidado por sua torcida de "time da virada", mas o Atlético-PR é a equipe que mais vence de virada neste Campeonato Brasileiro, ao lado do Vitória. Das 17 vitórias da equipe paranaense na competição, seis foram de virada.  Dessa forma o Furacão derrotou Ponte Preta, Portuguesa, Atlético-MG, Criciúma, Flamengo e Coritiba. Já o Vasco não conseguiu vitória alguma de virada neste campeonato. 
INTERNACIONAL x PONTE PRETA
Confronto bolinha INTERNACIONAL X PONTE PRETA (Foto: Editoria de arte)DOMINGO, 17H - CENTENÁRIO
Entre os que ainda têm chance de rebaixamento, a situação do Colorado é, disparadamente, a mais tranquila. Na verdade, praticamente nula. Primeiro, porque tem uma frente de três pontos sobre o Vasco, o primeiro dos quatro que compõem o Z-4. Ou seja, precisa apenas de um ponto para se livrar sem olhar para outros resultados. E mais: vai jogar em casa contra uma equipe já rebaixada, a Ponte Preta, no momento com a cabeça única e exclusivamente na decisão da Copa Sul-Americana, contra o Lanús. Resumo: a Macaca deverá entrar em campo neste domingo com a equipe praticamente reserva. Na primeira partida da final sul-americana, o empate por 1 a 1, no Pacaembu, na última quarta-feira, deu esperanças à equipe de Campinas de conquistar um título que entraria para a história.
Cartola F.C.: o Internacional tem uma oportunidade de encerrar o Brasileirão com uma boa vitória. Portanto, escalar o técnico Clemer, que custa C$ 14.05, pode ser uma ótima opção, já que a nota do treinador é a soma da média de todos os jogadores em campo.

Na TV: PremiereFC 7, com Ramiro Ruschel e Mário Marcos

Arbitragem: Alício Pena Júnior (MG) apita o jogo, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Edílson Frasão Pereira (TO).
Você sabia que...: a primeira partida disputada entre Ponte Preta e Internacional pelo Campeonato Brasileiro aconteceu dia 24 de novembro de 1976, no Beira-Rio e terminou com vitória do Colorado por 2 a 0, gols de Caçapava e Jair.

GOIÁS x SANTOS

Confronto bolinha GOIÁS X SANTOS (Foto: Editoria de arte)DOMINGO, 17H - SERRA DOURADA
Vencer em casa e torcer por uma derrota do Atlético-PR para o Vasco. Essa seria a combinação perfeita para o Goiás conseguir a classificação para a Libertadores de 2014 sem precisar secar a Ponte Preta diante do Lanús na final da Copa Sul-Americana. Com os dois resultados do Brasileirão, o Esmeraldino se garantiria na terceira posição e não correria o risco de ter a vaga tomada pela Macaca. Mas se houver vitória no Serra Dourada sem tropeço no Paraná, o jeito vai ser Walter & Cia. ficarem ligados na TV na próxima quarta-feira e vibrarem com os gols dos hermanos para sobrar uma quarta vaga pelo Brasileirão. Mas é bom ficar de olho no Peixe. Mesmo sem objetivos, o time anda aprontando com quem está sonhando com o G-4. Semana passada, o próprio Furacão não teve moleza e saiu derrotado por 2 a 1. Ainda por cima, mudanças está à vista, como a chegada de Oswaldo de Oliveira e reforços. Portanto, vai ter muita gente querendo mostrar serviço para continuar.
Cartola F.C.: dono da melhor média de pontos do Goiás (5.00), o atacante Walter é a opção mais confiável do Esmeraldino para o duelo contra o Santos. Ele é o segundo jogador que mais finaliza no campeonato (107 no total até o momento), já marcou 13 gols e sai baratinho no mercado: 7.69 cartoletas. No Peixe, além de Cícero, que vive excelente fase, o goleiro Aranha pode ser uma boa opção de custo-benefício. A tendência é que ele seja bastante exigido, o que pode render pontos com defesas difíceis, e ele vale apenas C$ 8.62 no mercado.  

Na TV: PremiereFC 6, com Victor Roriz e Monara Marques

Arbitragem: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS) apita o jogo, auxiliado por Kleber Lucio Gil (SC) e Carlos Berkenbrock (SC).
Você sabia que...: na história do Campeonato Brasileiro, o Santos venceu o Goiás apenas duas vezes em Goiânia (4 a 3, em 2005, e 4 a 1, em 2010). Foram 19 jogos na capital goiana, com dez vitórias do Goiás, sete empates (seis deles em 0 a 0) e duas vitórias santistas, 30 gols do Goiás e 16 do Santos. Desses 19 jogos em Goiânia, 17 foram disputados no Serra Dourada e dois no antigo estádio Pedro Ludovico (0 a 0 em 1973 e Goiás 3 a 2 em 1974).
ATLÉTICO-MG X VITÓRIA
Confronto bolinha ATLÉTICO-MG X VITÓRIA (Foto: Editoria de arte)DOMINGO, 17H - INDEPENDÊNCIA
Primeiro foi o Goiás, que saiu derrotado por 4 a 1. Depois, o Fluminense foi a última vítima, com um empate por 2 a 2 que poderia ter sido derrota, em pleno Maracanã. Seja na parte de cima ou de baixo da tabela, o Galo, há muito tempo sem chance de nada no Brasileiro, anda fazendo vítimas na sua preparação em ritmo de "treino" antes da viagem para o Marrocos em busca do sonhado Campeonato Mundial de Clubes da Fifa. E a despedida será em casa, no Independência, diante de um Vitória ainda com esperanças de obter a tão sonhada vaga para a Libertadores. Em sexto lugar, com 61 pontos, a equipe baiana precisa e muito da vitória fora de casa e ao menos empate dos dois adversários diretos pela vaga - Goiás e Botafogo - para manter acesa a chama da esperança da vaga. Depois, ainda terá de secar a Ponte Preta na final da Sul-Americana. É muita coisa, mas nada impossível de acontecer.
Cartola F.C.: o Atlético-MG se despede da sua torcida antes de embarcar para o Mundial, no Marrocos. E a grande novidade é Ronaldinho Gaúcho, que volta ao time após dois meses fora por conta de uma lesão. Cheio de disposição para mostrar que está inteiro, o meia é uma boa alternativa de escalação. Ele custa C$ 17.99. No Vitória, o centroavante Dinei é a principal esperança de gols. O cartoleiro que quiser contar com o artilheiro do Rubro-Negro Baiano terá que pagar 13.79 cartoletas.
Na TV: Rede Globo para BA, com Thiago Mastroianni e Darino Sena; PremiereFC 4, com Jaime Junior e Leo Figueiredo.

Arbitragem: Heber Roberto Lopes (PR) apita o jogo, auxiliado por Rogério Pablos Zanardo (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP).

Você sabia que...: a única vitória baiana em Belo Horizonte neste confronto aconteceu há 14 anos. Na oportunidade, dia 15 de setembro de 1999, o Vitória venceu o Atlético por 2 a 1 no Estádio Independência, em partida válida pelo Brasileiro.

PORTUGUESA x GRÊMIO
Confronto bolinha PORTUGUESA X GRÊMIO (Foto: Editoria de arte)DOMINGO, 17H - CANINDÉ
Livre do rebaixamento na penúltima rodada, a Lusa viveu momentos tensos na semana de despedida do Brasileirão. Com quatro meses de salários atrasados, os jogadores fizeram greve na quarta-feira e não participaram do treino. Revoltados e com apoio do Bom Senso, pressionaram o novo presidente do clube a pelo menos depositar dois meses antes da partida. Do outro lado, o Tricolor Gaúcho não tem nada a ver com isso. Precisa apenas de um empate para garantir o segundo lugar e, com isso, se livrar de disputar a Pré-Libertadores - os dois primeiros e o campeão da Copa do Brasil entram direto na maior competição sul-americana.
Cartola F.C: o atacante Gilberto tem uma das melhores relação custo-benefício do fantasy game. Sai por apenas C$ 7.84 e tem média de 6.25 pontos. Por isso, é a melhor aposta da Lusa para o jogo contra o Grêmio, no Canindé, onde marcou nove do seus 14 gols no Brasileirão. No Tricolor Gaúcho, o veterano Zé Roberto é um bom nome. Ele aparece bem tanto na marcação (tem 37 roubadas de bola), quanto no ataque (3 gols e 3 assistências. No entanto, o cartoleiro terá que abrir o cofre para escalar o meia: 21.39 cartoletas.
Na TV: PremiereFC 5, com Linhares Jr e Wagner Vilaron

Arbitragem: Emerson de Almeida Ferreira (MG) apita o jogo, auxiliado por Fábio Pereira (TO) e Marrubson Melo Freitas (DF).
Você sabia que...: empate em 1 a 1 é o resultado que mais se repetiu na história do confronto entre Portuguesa e Grêmio pelo Campeonato Brasileiro, num total de sete vezes (quatro no Olímpico; duas no Canindé; uma no Pacaembu).  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.