sábado, 21 de dezembro de 2013


Atlético sofre, mas vence e fica com terceiro lugar e 'dignidade' no Mundial

O Atlético Mineiro precisou lutar muito por sua dignidade no Mundial de Clubes...

  • Por Thiago Arantes, de Marrakech, para o ESPN.com.br- espn.com.br

Atlético sofre, mas vence e fica com terceiro lugar e 'dignidade' no Mundial
O Atlético Mineiro precisou lutar muito por sua dignidade no Mundial de Clubes. Foi com um gol improvável de Luan, foi com Ronaldinho Gaúcho expulso, foi sofrendo como o torcedor do clube se acostumou a sofrer.

Cuca orienta jogadores durante final do Mundial
Mas o clube mineiro deixou o Marrocos com uma vitória e com o terceiro lugar: 3 a 2 contra o Guangzhou, da China, com gols de Tardelli, Ronaldinho e Luan. Conca e Muriqui descontaram.
O Atlético entrou em campo em busca não apenas da terceira colocação. A medalha de bronze e um lugar no pódio importavam pouco. O objetivo era, nas palavras de Cuca e dos jogadores, deixar a competição com dignidade.
Era dar uma homenagem à torcida que foi ao Marrocos. Muitos dos mais de 10 mil atleticanos que viram a derrota para o Raja voltaram ao Grand Stade de Marrakech neste sábado; outros tantos venderam seus ingressos para não sofrerem mais uma vez.
E o primeiro tempo foi um sofrimento. Antes de a bola rolar, a torcida gritava uma frase que é famosa nos momentos difíceis do clube. "Eu quero é raça... Do time todo!"

A resposta em campo veio logo a 2 minutos. Marcos Rocha - mantido entre os titulares, como todo o time que fracassou contra o Raja - encontrou Tardelli livre na área, e o atacante deu um carrinho para abrir o placar.
Mas a reação do Guangzhou não demorou. Aos 8 minutos, Elkeson avançou pela direita e chutou a bola no travessão, Lin Gao pegou o rebote e cruzou para Muriqui, enfim, empurrar a bola para a rede.
Cinco minutos depois, em novo ataque do Guangzhou, Lucas Cândido cometeu pênalti em Lin Gao. Na cobrança, Conca fez o segundo. Parte da torcida do Atlético no estádio gritava "Vergonha!"
Mas o grito logo foi substituído por outro, de incentivo. E foi ao som de "Galo! Galo!" que Ronaldinho quase marcou de falta, aos 36 minutos. O goleiro Li Shuai fez ótima defesa.
Nove minutos depois, quando o primeiro tempo já se encaminhava para o fim, outra falta surgiu no caminho de Ronaldinho. E, em sua segunda chance, o camisa 10 não perdoou. Em mais uma cobrança perfeita, ele fez o segundo gol do Atlético na partida, e também seu segundo na competição.
No segundo tempo, a torcida do Raja - que já chegava ao estádio - passou a apoiar o Atlético, e o grito de "Raja Mineiro" surgiu nas arquibancadas.
Em campo, no entanto, a empolgação era toda do Guangzhou. Em três minutos, a equipe chinesa tevê três ótimas chances. Aos 10 minutos, Conca chutou por cima; aos 11, Victor fez milagre em chute de Muriqui; aos 12, uma cabeçada de Elkeson acertou o travessão.
Era preciso fazer algo para evitar outra derrota, e Cuca - em seu último jogo como treinador do Atlético - tentou mudar o ritmo do ataque com Luan no lugar de Jô. Tardelli passou a ser a referência no ataque.
Aos 25 minutos, justamente em jogada de Luan, o Atlético quase marcou o terceiro. O jovem atacante desarmou um rival pela direita e cruzou para Ronaldinho, que só não marcou pela segunda vez no jogo porque Young Gwon Kim salvou em cima da linha.
Luan era a arma mais perigosa do ataque atleticano. Aos 32, ele tentou de letra após cruzamento de Leonardo Silva, mas a bola foi para for; aos 35, chutou de longe, nas mãos do goleiro rival.
Aos 40 minutos, quando o Atlético era melhor na partida e parecia perto do terceiro gol, um lance mudou o destino do jogo: Ronaldinho tentou cavar uma falta perto da área e, ao cair no chão, foi chutado por Zhao Xuri. O camisa 10 revidou. O árbitro iraniano Alireza Faghani expulsou o brasileiro - o chinês continuou em campo.
O destino do Atlético parecia traçado mais uma vez. Mas a dignidade, buscada incessantemente desde a derrota para o Raja, foi alcançada graças a um gol de Luan aos 46 minutos da segunda etapa.

FICHA TÉCNICA
GUANGZHOU EVERGRANDE 2 x 3 ATLÉTICO-MG
Local: Le Grande Stade, em Marrakesh (MAR)
Data: 21 de dezembro de 2013, sábado
Árbitro: Alireza Faghani (IRN)
Assistentes: Hassan Kamranifar e Reza Sokhandan (ambos do Irã)
Cartões amarelos: Lucas Cândido, Réver (Atlético-MG), Sun Xiang (Guangzhou Evergrande)
Cartão vermelho: (Atlético-MG) Ronaldinho Gaúcho
Gols:
Atlético-MG: Diego Tardelli, com um minuto e Ronaldinho aos 45 do primeiro tempo; Luan, aos 45 minutos do segundo tempo
Guangzhou Evergrande: Muriqui, aos oito e Conca aos 14 minutos do primeiro tempo
ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Lucas Cândido (Júnior César); Pierre, Josué (Leandro Donizete), Tardelli e Ronaldinho; Fernandinho e Jô (Luan)
Técnico: Cuca
GUANGZHOU: Shuai Li; Zhang Linpeng, Feng Xiaoting, Kim Younggwon e Sun Xiang (Hao Rong); Lin Gao, Zhi Zheng ( Xuri Zhao), Huang Bowen e Conca; Elkeson (Junyan Feng) e Muriqui
Técnico: Marcello Lippi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.