segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

A bola não para nunca: o calendário do futebol até a virada do ano

santa
Final de ano não significa final do futebol. Quem acompanha a Premier League está cansado de saber disso. E há até uma motivação especial nesse período, com o tradicional Boxing Day. Mas se engana quem pensa que é só na Inglaterra que a bola continua rolando entre o Natal e o Ano Novo. Na verdade, a América Latina e a Europa continental são praticamente exceções nesta pausa.
O futebol continua firme entre os britânicos e em ligas inferiores de alguns países europeus. País Basco e Catalunha têm a chance de exibir o orgulho nacional com amistosos de suas seleções. Muitos africanos e caribenhos também não descansam. Nos países árabes, com um calendário diferente, nem há consideração pelo final de ano ocidental. E caberá ao Japão definir o primeiro campeão de 2014. Confira os destaques do futebol até 3 de janeiro, véspera do retorno dos campeonatos em parte dos países que pararam, como Espanha e França:
Segunda-feira, 23 de dezembro
Campeonato Inglês
Britain Soccer Champions League
Por não parar no fim do ano, a Premier League quis dar um sinal claro disso. Quando todas as outras grandes ligas da Europa já chegaram a sua pausa de inverno, os ingleses deixaram um jogaço para fechar a rodada nesta segunda-feira e mostrar: ‘Olha, ainda temos muito que oferecer’. Arsenal e Chelsea fazem o clássico de Londres, que vale a ponta da tabela e ainda relembra os entreveros antigos de José Mourinho com Arsène Wenger. Imperdível, não é?

Segunda Divisão Alemã

A Bundesliga já encerrou suas atividades por 2013, mas a segundona alemã ainda vive seu último suspiro. Um dos maiores campeões nacionais, o Kaiserslautern é quem tem a missão de fechar as portas ao visitar o Ingolstadt. E os alvirrubros compõem um amplo pelotão que disputa o terceiro lugar na tabela, com vários times tradicionais, como o Karlsruher, o St. Pauli, o Union Berlim e o Munique 1860. Na ponta, Köln e Greuther Fürth são os mais fortes candidatos ao acesso.
Terça-feira, 24 de dezembro
Campeonato Egípcio
Mideast Egypt Soccer African Champions League Final
É a segunda tentativa de trazer o futebol de volta à normalidade no Egito, depois do massacre de Port Said no início de 2012. A retomada do Campeonato Egípcio em 2013 durou pouco, até o golpe militar se instaurar no país em meados de junho. Desta vez, a temporada 2013/14 começa do zero, na véspera de Natal. As preocupações com segurança seguem grandes, mesmo com os últimos eventos abertos à torcida, e os jogos serão disputados com portões fechados por decisão do governo. Bicampeão continental, o Al Ahly ficará em um grupo diferente do rival Zamalek e estreia no dia 26. O torneio também conta com o retorno do Al Masry, cujos ultras foram responsáveis pela tragédia do ano passado, pegando o Zamalek (que apoiou abertamente o Al Ahly após as mortes) logo de cara.

Campeonato Iraniano

Apesar da pausa de quase duas semanas, a Premier League Iraniana faz sua última rodada do ano na véspera do Natal. O torneio persa é liderado pelo tradicional Persepolis, considerado o clube mais popular da Ásia. Sem levantar a taça desde 2008, o clube está próximo de quebrar o jejum com o mito Ali Daei como técnico. Seu goleiro é o veterano Nilson, ex-Náutico e Santa Cruz.
Quarta-feira, 25 de dezembro
Campeonato Marroquino
Morocco Soccer Club World Cup
Acha que é só no Brasil que o calendário é desorganizado, amigão? Está muito enganado. O Raja Casablanca faz seu retorno triunfal ao Campeonato Marroquino, ostentando o orgulho de ter sido finalista do Mundial de Clubes. Mas vai ser difícil esperar um desempenho tão bom das Águias. Serão três jogos em um intervalo de quatro dias. Primeiro, o confronto com o tradicional Kawbab Marrakesh. Na noite seguinte, o desafio é o Maghreb Fez. E, no dia 27, viagem para enfrentar o líder Moghreb Tetouan. O bom é que, se vencer todos a, o Raja saltará da nona para a primeira posição. Mas o milagre é difícil após a ressaca.

Campeonato Tunisiano

A Tunísia conta com um dos campeonatos mais fortes da África. E a rodada de Natal é interessante, com o duelo de duas das camisas mais pesadas do país. Dono de 12 taças e dividindo o topo da tabela, o Club Africain faz clássico contra o Étoile du Sahel, que soma nove troféus. O colíder é o Espérance, maior campeão nacional, que joga contra o Tozeur.
Quinta-feira, 26 de dezembro
Campeonato Inglês
Fernandinho e Yaya Touré são os pilares do Manchester City (Foto: AP)
Por mais que muita gente reclame da falta de uma pausa, não adianta. O Boxing Day é uma das maiores tradições da Premier League. A rodada do ‘dia da troca de presentes’ é cheia, com todos os times em campo. Para facilitar a vida dos torcedores, a tabela prevê vários confrontos regionais, de viagens mais curtas. E o grande destaque fica para o jogaço entre Manchester City e Liverpool no Estádio Etihad, os dois melhores ataques da competição, que pode render até a liderança.

Campeonato Escocês

Seguindo a tradição dos britânicos, outro campeonato que não para no final de ano. E já nem dá tanta graça ver o Celtic nadar de braçada. Após 16 rodadas, os Bhoys ainda não perderam e somam 10 pontos de vantagem sobre o vice-líder Dundee United. E a chance de vitória fácil contra o Saint Johnstone, sexto na tabela, é grande.

Campeonato Norte-Irlandês

Nada de Inglaterra, Escócia ou Gales. Tradição por tradição, o maior clássico do Reino Unido na semana acontece no Campeonato Norte-Irlandês. O Linfield é o bicho-papão do país e parece se encaminhar ao 52º título nacional. Terá pela frente o Glentoran, time que mais desafiou sua hegemonia, no Dérbi dos Dois Grandes de Belfast. E não pense que o clima natalino afetará os rivais, que possuem longo histórico de hooliganismo entre seus torcedores.

Campeonato Pernambucano

Nem o futebol brasileiro escapa da pausa de fim de ano. Fruto dos absurdos do calendário, o inchado Campeonato Pernambucano começou no início do mês, ainda sem os grandes, e não dará folga a seus jogadores nem depois do Natal. O líder Salgueiro pega o Chã Grande, enquanto o jogo de mais tradição reúne Central e América.
Sexta-feira, 27 de dezembro
Campeonato Belga

Na Europa continental, o principal país que prorroga suas atividades no fim de ano é a Bélgica. E a 21ª rodada conta com seus jogos interessantes. O líder Standard Liège, que empatou o clássico contra o Anderlecht na última rodada, tem a chance de ampliar a vantagem contra o Kortrijk. O grosso dos jogos, todavia, acontece no dia anterior, com destaque para o encontro dos dois primeiros colocados em 2012/13, Anderlecht e Zulte-Waregem.
Sábado, 28 de dezembro
País Basco x Peru
SAN MAMES VISTO DESDE ARTXANDA. 13.09.13. FOTOGRAFIA DE FERNANDO GOMEZ.
Pelo segundo ano consecutivo, a seleção basca fará sua festa contra uma seleção andina. Em 2012, enfiou 6 a 1 na Bolívia. Já em 2013, o teste é um pouco mais difícil, contra o Peru. Os bascos deverão contar com seu tradicional mistão entre Athletic Bilbao e Real Sociedad, mais estrelas como Xabi Alonso, Javi Martínez e Fernando Llorente. Já os peruanos optaram por um time basicamente composto por jogadores de clubes locais. Chances grandes de vitória dos anfitriões em sua primeira partida no novo Estádio de San Mamés.

Campeonato Inglês

Mais uma rodada da Premier League, marcando o fim do primeiro turno. Um dia com boas chances de placares amplos, já que o Manchester United visita o Swansea, enquanto o Manchester City recebe o Crystal Palace.

Campeonato Israelense

Diferentes divisões seguem a todo vapor na Terra Santa, mesmo com os festejos natalinos ali do lado. A principal rodada acontece no dia 28, com cinco partidas. E as chances de goleadas são grandes, já que o líder Maccabi Tel Aviv encara o lanterna Bnei Yehuda Tel Aviv.
Domingo, 29 de dezembro
Campeonato Inglês
Suárez é o grande destaque da Premier League (AP Photo/Alastair Grant)
A nata da rodada final do primeiro turno fica para o domingo, com quatro jogos bastante interessantes. O principal deles coloca frente a frente Chelsea e Liverpool, no reencontro de Luis Suárez e Branislav Ivanovic desde a mordida do atacante, que lhe rendeu 10 jogos de suspensão. No mais, o Arsenal tem um desafio e tanto contra o embalado Newcastle em St. James Park, o Everton tenta se consolidar entre os primeiros contra o Southampton e o Tottenham quer dar sequência à recuperação ante o Stoke City em Londres.

Taça da Liga de Portugal

Apesar das tradições latinas, Portugal mantém seu calendário no fim de ano. Mas com fogo brando, dando continuidade a sua Taça da Liga. Só o que não dá para esperar é o clima amistoso, já que a rodada prevê o clássico entre Sporting e Porto. Não deverão ir a campo os principais jogadores, mas dá para ter alguma expectativa de ânimos acirrados.

Segunda Divisão Italiana

As atividades seguem na Itália ao menos nas divisões inferiores. A Serie B possui rodadas cheias nos dias 26 e 29. Nesta segunda data, um confronto de peso: o líder Empoli visita o Pescara, recém-rebaixado, no Estádio Adriático. Além dos dois, os outros clubes mais fortes na corrida pelo acesso são Palermo, Avellino, Crotone, Virtus Lanciano e Cesena.

Campeonato Turco

A Süper Lig não conta com uma parada de fim de ano, mas de começo. A última rodada do primeiro turno acontece em dezembro, enquanto a pausa toma quase todo o mês de janeiro. Já campeão de inverno, o Fenerbahçe tenta aumentar os sete pontos de vantagem contra o vice-líder Kasimpasa, de surpreendente campanha – cujas estrelas são Babel e Isaksson. Apenas em terceiro, o bicampeão Galatasaray encara o Kayseri Erciyesspor no dia anterior.
Segunda-feira, 30 de dezembro
Catalunha x Cabo Verde
xavi
O Estádio Olímpico Montjuic receberá a primeira partida da seleção catalã sem Johan Cruyff desde 2009. O técnico holandês foi substituído por Gerard López, mas a essência da equipe é a mesma: recheada de jogadores do Barcelona, incluindo algumas promessas da base, e capitaneada por Carles Puyol. Sem perder desde 2008, os catalães não podem dar mole contra Cabo Verde, de boas campanhas na Copa Africana e nas Eliminatórias.

Terceira Divisão Escocesa

O Rangers segue firme em sua saga de conquistar o retorno à elite do Campeonato Escocês na bola. Depois do acesso na quarta divisão em 2012/13, o time deve se assegurar na segundona com facilidade. Os Teddy Bears venceram todos os seus 15 jogos no torneio, abrindo dez pontos de vantagem para o segundo colocado, Dunfermline, adversário na rodada. E é bom se manter nesse ritmo, já que só o campeão tem vaga direta.
Terça-feira, 31 de dezembro
Copa da Federação do Oeste Asiático

Pois é, no Oriente Médio até as seleções entram em campo no final do ano. A Copa da Federação é disputada desde 2000, de dois em dois anos. Desta vez, será sediada em Doha, de 25 de dezembro a 7 de janeiro. Ainda pela fase de grupos, o anfitrião Catar promete bom jogo contra a Arábia Saudita. A atual campeã é a Síria, de fora por causa dos conflitos no país.

Campeonato Australiano

Quem gosta de futebol na Austrália não tem que reclamar. A A-League tem jogos quase todos os dias, de 26 de dezembro a 3 de janeiro.  E nem na virada do ano eles dão refresco, colocando Central Coast Mariners e Perth Glory – de William Gallas e Shane Smeltz – para jogar. Também vale ficar de olho na peleja entre o líder Brisbane Roar e o Sydney FC, de Alessandro Del Piero, que acontece no Boxing Day.
Quarta-feira, 1º de janeiro
Campeonato Inglês
Van Persie e Rooney: a dupla do Manchester United (Foto: AP)
O ano começa com 10 jogos da Premier League. E dá para ficar bastante satisfeito com os duelos que o início do segundo turno propõe. Em Old Trafford, o Manchester United pega o Tottenham, com os dois clubes tentando renovar as esperanças para o ano que nasceu. O Manchester City visita o Swansea, contra quem não deu muita sorte nos últimos tempos. Depois do show de Ramsey, o Arsenal reencontra o Cardiff. O Liverpool tenta sua vingança contra o Hull. E o Chelsea visita o Southampton pretendendo não se complicar tanto quanto na última vitória, de virada.

Copa do Imperador

O primeiro campeão do ano sai na madrugada do Réveillon aqui no Brasil, com a decisão da Copa do Imperador. A competição está na fase semifinal, que acontece no sábado. Os favoritos para a finalíssima são o Sanfrecce Hiroshima, atual bicampeão nacional, e o Yokohama F. Marinos, que deixou o título da J-League escapar na última rodada – e que, entre seus destaques, conta com Shunsuke Nakamura, Marquinhos Cambalhota e o interminável Dutra.
Quinta-feira, 2 de janeiro
Paris Saint-Germain x Real Madrid
Ibrahimovic e Cristiano Ronaldo: duas estrelas que fizeram um grande jogo nas Eliminatórias
A pausa é breve, mas o suficiente para os clubes milionários faturarem. Para satisfazer aos seus donos, o PSG disputará um amistoso contra o Real Madrid no Catar. Só será difícil esperar o reencontro de Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic após o épico das Eliminatórias, já que o Real Madrid volta a entrar em campo por La Liga na segunda.

Campeonato Emiratense

Os Emirados Árabes Unidos contam com uma das melhores ligas do Oriente Médio, onde não faltam jogadores em fim de carreira. Um bom exemplo disso acontece na partida entre Al Sharjah, de Maurício Ramos e Fellype Gabriel, e Al Jazira, de Ricardo Oliveira e Nelson Haedo Valdez. O líder é o Al Ahli, estrelado por Grafite, Ciel, Hugo Viana e Luis Jiménez.

Campeonato Saudita

Outra liga forte do Oriente Médio, com um pouco menos de medalhões. A primeira rodada do ano conta com jogos do Al Ittihad, da explosiva dupla de ataque formada por Jobson e Fernando Baiano, e do Al Hilal, onde Thiago Neves é artilheiro. A liderança do campeonato é do Al Nassr, do artilheiro Elton, ex-Corinthians e Vasco.
Sexta-feira, 3 de janeiro
Copa São Paulo de Juniores

O maior símbolo de que o ano já começou para o futebol brasileiro. Você pode reclamar do inchaço, do fato de que muitas promessas já fazem parte dos elencos principais. Ainda assim, a Copinha continua tendo sua graça, especialmente para quem pode ir ao estádio. Em 2014, 104 clubes foram inscritos, incluindo o Kashiwa Reysol. Os japoneses participam do primeiro dia do certame, contra o São Paulo. Outro jogo interessante do primeiro dia é entre Flamengo e Santo André, de péssimas lembranças para os flamenguistas dez anos antes.

Campeonato Mexicano

O pontapé inicial do futebol na América Latina em 2014 fica a encardo do México. O Torneio Clausura da Liga MX começa na madrugada de sexta para sábado. Classificado para a Libertadores, o Monarcas Morelia enfrenta o Querétaro. Já o grande jogo do dia acontece entre o Santos Laguna, do artilheiro Oribe Peralta, e o Chivas Guadalajara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.