terça-feira, 21 de julho de 2020

As mudanças do Dérbi: como estão Corinthians e Palmeiras para o clássico após quatro meses

Foto: Divulgação
Com quatro meses de atraso, Corinthians e Palmeiras vão se enfrentar pela 11ª rodada do Campeonato Paulista nesta quarta-feira, às 21h30, em jogo que terá transmissão da Globo, do SporTV e do Premiere. De março até julho, os clubes foram obrigados a parar, deram férias ao elenco e ainda convivem com consequências de uma crise provocada pelo novo coronavírus.

O Dérbi que seria disputado no dia 22 de março, em Itaquera, colocaria frente a frente rivais em momentos distintos na temporada. A classificação ainda mantém uma diferença considerável entre alvinegros (11 pontos) e alviverdes (19 pontos) atualmente, mas ambos vão para o clássico com mudanças importantes.

Sem dinheiro, Corinthians repatria ídolo

Depois de um início ruim de temporada, o Corinthians tenta fazer o trabalho de Tiago Nunes embalar. Após polêmicas, o treinador foi bancado pelo presidente Andrés Sanchez.

Com problemas financeiros, os corintianos conviveram com notícias sobre dívidas, atrasos salariais, bloqueios e processos judiciais durante a pandemia. Mas isso não impediu o clube de acertar um importante retorno: Jô foi contratado, mas está fora do clássico porque ainda não foi regularizado.

Do time que empatou com o Ituano no dia 15 de março, Pedro Henrique, Vagner Love e Yony Gonzalez não fazem mais parte do plantel. Cantillo testou positivo para Covid-19 e será desfalque no Dérbi.

A boa notícia é a volta de Ramiro, que naquele momento iniciava a transição para o campo após lesão no joelho. Mas a grande mudança acontece mesmo na defesa: também recuperado de pubalgia que o tirou de combate nos primeiros meses do ano, Danilo Avelar assume vaga na zaga pela primeira vez.

Um provável Corinthians tem Cássio, Fagner, Gil, Danilo Avelar e Sidcley; Gabriel, Camacho e Luan; Ramiro, Everaldo e Boselli.

Palmeiras perde titulares e ídolos

O Palmeiras se preparava para ter apenas um desfalque na Arena Corinthians: Marcos Rocha, suspenso pelo cartão vermelho em Limeira. O problema para os alviverdes é que Vanderlei Luxemburgo viu essa lista crescer e ficar ainda mais importante nos últimos 120 dias.

Titular e destaque da zaga palmeirense, Gustavo Gómez não teve o seu novo contrato registrado até o momento. Atleta e diretoria ainda discutem ajustes no vínculo, que era de empréstimo até 30 de junho e que o Verdão garante ser agora definitivo até junho de 2024.

Rony foi contratado com peso de ser o principal reforço palmeirense para 2020 e agora depende de um efeito suspensivo para ter condição de jogo - ele foi suspenso pela Fifa por causa de um imbróglio com o Albirex Niigata, do Japão.

Mas nenhuma mudança será tão sentida no Verdão quanto a saída de Dudu, negociado com o Al Duhail, do Catar. Em aspectos de importância para o time, idolatria para a torcida e também para a formação tática. Para encaixar o time com Rony, Dudu, Willian e Luiz Adriano, Vanderlei Luxemburgo vinha apostando em uma formação com quatro atacantes antes da parada.

A resposta imediata do Verdão foi positiva e deu ao time 100% de aproveitamento antes da paralisação, com vitórias contra Tigre e Guaraní do Paraguai pela Libertadores. Agora o treinador será obrigado a repensar em sua formação por perder justamente o atleta que vinha sendo utilizado como armador.

Até o momento, o Palmeiras registrou cinco casos de Covid-19 no elenco, sem detalhes sobre os atletas infectados. Vanderlei Luxemburgo também testou positivo e já retornou aos trabalhos. A diretoria do Verdão decidiu informar novos casos somente na chegada da delegação aos estádios, em dias de jogos.

Uma provável formação para o Dérbi tem: Weverton; Gabriel Menino (Mayke), Felipe Melo, Vitor Hugo e Matías Viña; Bruno Henrique, Ramires e Raphael Veiga (Lucas Lima); Gabriel Veron (Gustavo Scarpa), Willian e Luiz Adriano.

Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.