sábado, 25 de julho de 2020

Governador entrega respiradores para Coronel Fabriciano e fala sobre aprimoramentos no 'Minas Consciente'

Foto: Reprodução
O governador Romeu Zema (Novo) esteve em Coronel Fabriciano (MG) nesta sexta-feira (24) para entregar 10 respiradores ao Hospital Dr. José Maria de Morais. Na oportunidade, ainda anunciou aprimoramentos ao Programa Minas Consciente. A coletiva de imprensa foi transmitida pela prefeitura por uma rede social.

Segundo o Governo de MG, o município já recebeu 19 respiradores. O hospital conta com 20 leitos de UTI com respiradores, 10 já estão credenciados pelo SUS e os outros 10 ainda aguardam habilitação.

“Desde o início da pandemia, todo esforço no sentido de ampliar leitos visa salvar vidas, para que nenhum mineiro fique sem atendimento médico. Infelizmente, já tivemos cerca de 2.200 óbitos em MG, mas é pouco provável que alguém tenha falecido por falta de atendimento. É provável que esses óbitos ocorreram porque a pessoa não resistiu ao vírus. Então, a ampliação de leitos está dentro desse contexto".
Além da assistência à saúde, Romeu Zema ainda destacou que o aumento no número de leitos pode beneficiar também a economia.

"Onde há leitos disponíveis, a atividade econômica pode funcionar com maior folga, porque mesmo que as pessoas se contaminem, elas terão acesso a leitos”, falou.

Programa Minas Consciente

O governador ainda falou sobre o Minas Consciente, que reúne protocolos para reabertura gradual do comércio. O programa foi lançado em abril deste ano e classifica as atividades em ondas.




Romeu Zema apontou mudanças na abrangência do Minas Consciente, que antes visava somente macrorregiões. Segundo ele, os protocolos irão passar a considerar microrregiões e municípios.

“Uma macrorregião pode ter situações muito diferentes. O certo é um programa que tente individualizar ao máximo. Chegando no nível de microrregião com toda certeza já é um avanço expressivo. Além disso, estaremos proporcionando autonomia aos prefeitos. Tem situações particulares em que o programa não consegue captar. Por melhor que ele esteja estruturado, vai caber sempre ao prefeito fazer avaliação e ponderar sobre o que é melhor para a cidade”, explica.

G1 Vales

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.