Foto: Reprodução/Twitter |
Os duelos entre o líder Tombense e a Caldense, quarta colocada, serão realizados no Independência, no domingo, dia 2/8, às 11h, e na quarta-feira, dia 5, às 16h.
Por ter feito a melhor campanha da fase de classificação, com 26 pontos, o time de Tombos terá a vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota com a mesma diferença de gols. A Caldense somou 20 pontos.
Se o Tombense avançar, preservará a vantagem na final contra América ou Atlético.
A outra semifinal, entre o América, segundo colocado, e o Atlético, terceiro, será aberta no domingo, às 16h, no Mineirão, com mando alvinegro. A partida de volta será na quarta-feira, às 21h30, no Independência, estádio americano.
O Coelho também terá a vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols, uma vez que fez a segunda melhor campanha da fase inicial do Estadual, com 25 pontos. O Galo somou 22.
VAR
Os dois jogos dos representantes do interior serão realizados em Belo Horizonte, uma vez que os estádios Antônio Guimarães de Almeida, de Tombos, e Ronaldo Junqueira, de Poços de Caldas, não estão habilitados para receber o árbitro de vídeo (VAR). A recurso tecnológico para esclarecer alguns lances polêmicos será aplicado nas semifinais e na decisão.
Datas das finais indefinidas
Em 6 de agosto, dia seguinte às semifinais, os finalistas vão se reunir na Federação Mineira de Futebol para definir as melhores datas para a realização das partidas da decisão.
Interior x capital
Depois de cinco anos, o Campeonato Mineiro voltará a ter uma final entre um clube do interior e outro de Belo Horizonte. A última foi entre Caldense e Atlético, em 2015, com título alvinegro.
O Tombense fez história ao confirmar a liderança da fase de classificação. Nesta quarta-feira, o time dirigido por Eugênio Souza superou o Uberlândia por 1 a 0, em Tombos, e chegou a 26 pontos, com 78,88% de aproveitamento. A campanha teve oito vitórias, dois empates e apenas uma derrota, com 18 gols pró e seis contra.
O time da pequena cidade de Tombos, com cerca de 12 mil habitantes, na Zona da Mata mineira, ainda tem o artilheiro do Estadual até aqui: Rubens, autor de seis gols.
Caberá agora ao ‘Gavião-Carcará’, de Tombos, tentar quebrar a hegemonia dos grandes da capital no Campeonato Mineiro. Desde 2001, entre os times do interior, só o Ipatinga, em 2005, conseguiu superar um clube de BH (Cruzeiro) e ficar com a taça. Em 2002, a Caldense foi campeã, mas em edição sem América, Atlético e Cruzeiro.
Na semifinal, o Tombense reviverá a semifinal do Mineiro de 2015, quando enfrentou a Caldense. À época, o Gavião foi eliminado. Dessa vez, o clube entra como favorito e com a vantagem.
Veja, a seguir, o informe da FMF:
A Diretoria de Competições (DCO) da Federação Mineira de Futebol (FMF), no uso de suas atribuições considerando o término dos jogos da Fase Classificatória do Campeonato Mineiro SICOOB 2020 – Módulo I; considerando a solicitação da emissora detentora dos direitos de transmissão, conforme art. 6º, §5º do Regulamento Específico da Competição (REC);
R E S O L V E
Publicar data, horário e local dos jogos da Fase Semifinal:
Associação Atlética Caldense x Tombense Futebol Clube, no dia 02.08.2020, domingo, às 11h, no Estádio Raimundo Sampaio, Independência, em Belo Horizonte;
Clube Atlético Mineiro x América Futebol Clube, no dia 02.08.2020, domingo, às 16h, no Estádio Governador Magalhães Pinto, Mineirão, em Belo Horizonte;
Tombense Futebol Clube x Associação Atlética Caldense, dia 05.08.2020, quarta-feira, às 16h, no Estádio Raimundo Sampaio, Independência, em Belo Horizonte;
América Futebol Clube x Clube Atlético Mineiro, dia 05.08.2020, quarta-feira, às 21h30, no Estádio Raimundo Sampaio, Independência, em Belo Horizonte.
TROFÉU INCONFIDÊNCIA
A Federação Mineira de Futebol (FMF) definiu nesta quinta-feira ainda as datas, horários e locais das semifinais do Troféu Inconfidência, torneio com participações de times que terminaram o estadual do quinto ao oitavo lugar.
O duelo entre Cruzeiro (5º) e Patrocinense (8º) será no sábado (1º), às 14h30, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Já Uberlândia (6º) e Boa Esporte (7º) vão se enfrentar no domingo (2), às 19h, no Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia.
De acordo com a FMF, empate no tempo normal levará a semifinal do Troféu Inconfidência para os pênaltis. O mesmo acontecerá na decisão.
A final da competição acontecerá na quarta-feira, 5 de agosto, às 19h, em local a ser definido conforme solicitação da TV Globo, detentora dos direitos de transmissão do Mineiro 2020.
O campeão pode se qualificar para a Copa do Brasil de 2021, caso Minas Gerais tenha uma quinta vaga. O Cruzeiro, pelo ranking da CBF, está garantido no torneio nacional do qual é o maior campeão, com seis títulos.
No caso das equipes do interior, o ganhador do Troféu Inconfidência disputará a Recopa Mineira contra o ‘campeão do interior’ (Caldense ou Tombense), em duas datas a serem confirmadas pela FMF, provavelmente em 2021.
Superesportes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.