terça-feira, 8 de novembro de 2016

Esportivo de Passos: o time que marcou época no futebol das Minas Gerais

Foto: Reprodução/Internet

Por onde anda? Essa é a minha pergunta sobre um clube de futebol que tive conhecimento de parte de sua história e, confesso, que fiquei maravilhado. Quero trazer aqui no blog um pouco sobre o Esportivo de Passos aos amigos amantes do futebol mineiro e em especial aos amigos que curtem o amado e aguerrido futebol do interior do nosso país.

Que coisa bela. Que história fantástica deste clube. Para quem ainda não sabe, o Clube Esportivo de Futebol, da cidade de Passos-MG, apresentou grandes nomes para o futebol brasileiro, entre eles o zagueiro Antônio Carlos – com uma passagem brilhante pelo Palmeiras – além do atacante Elivélton – aquele mesmo que eu vi soltar um petardo de fora da área e garantir o título do Campeonato Paulista para o Corinthians no ano de 1995.

O mesmo jogador, dois anos depois anotava o que pode ter sido o maior gol de sua carreira, o do título de campeão da Copa Libertadores da América pelo Cruzeiro. O Esportivo de Passos é grande minha gente. E a maravilhosa história do clube vai além.

No vídeo os gols do primeiro jogo da final da Série-C em 1988



(Reprodução: Marcelo Valem/Youtube)

O time fundado em 30 de agosto de 1984 conseguiu a inédita taça de campeão do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, logo em sua estreia no futebol profissional. Isso ocorreu em 1985. O time ganhou assim o direito de disputar o Campeonato Mineiro da Primeira Divisão em 1986. O clube alviverde estava embalado pelos grandes momentos.

Veio o ano de 1988 e o Esportivo de Passos ficou com o vice-campeonato do Brasileiro Série-C. Naquela decisão foi superado pelo União São João de Araras. O primeiro jogo disputado no estádio Starling Soares, em Passos, terminando empatado por 1 a 1. Os nobres leitores do blog podem conferir no vídeo os gols. 


Foto: Arquivo Pessoal
Elivélton esteve no time de Passos

O jogo teve o seu pontapé às 20h30 daquela sexta-feira, dia 16 de dezembro. Quem havia aberto o placar foi o União São João, com um gol de Kel, aos 24 minutos do primeiro tempo. O time de Passos igualou com o jogador Bahia, aos 33 minutos da etapa final. O jogo de volta aconteceu no dia 18, daquele mesmo mês, no estádio Engenho Grande, em Araras. O jogo começou às 16h. Novamente o empate: 2 a 2.


Foto: Divulgação/Arthur Dallegrave/E.C.Juventude
Hoje técnico, Antônio Carlos foi jogador no clube de Passos

Simplesmente um jogaço para o público de 3.213 torcedores acompanhar. Kel e Odair abriram dois gols de vantagem em favor do União; Telo e Luís Carlos marcaram para o Esportivo de Passos. O clube que nasceu como uma explosão no futebol está atualmente fora do cenário do futebol profissional. Que esse clube glorioso volte o quanto antes. Uma linda história que não pode cair jamais no esquecimento.

Apenas alguns detalhes da vasta e rica história dessa equipe que já bateu de frente com grandes clubes do nosso futebol. Se alguém souber de algo mais sobre o clube, que marcou época, deixe um comentário aqui no blog.