sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Mundial de Clubes deverá passar de sete para 32 clubes participantes

O presidente da Fifa Gianni Infantino disse nesta sexta-feira que o Mundial de Clubes deverá passar por mudanças. A principal delas seria o número de equipes participantes em 2019. Atualmente disputado por apenas sete clubes, a competição passaria para 32 participantes.

O Mundial conta com seis times campeões em seus continentes, além de um representante do país sede. Para Infantino, o que leva a uma decisão conforme a proposta para 2019, é devido ao fato do não entusiasmo com o modelo atual. 

Neste ano de 2016 haverá mais uma edição que acontecerá novamente em solo japonês entre os dias 8 e 18 de dezembro. Real Madrid (campeão da Liga dos Campeões), Atlético Nacional-COL (campeão da Libertadores), Mamelodi Sundowns-AFR (campeão da Liga dos Campeões da África), América-MEX (campeão da Liga dos Campeões da Concacaf) e Auckland City-NZL (campeão da Liga dos Campeões da Oceania) já estão garantidos no Mundial. 

Ainda restam duas vagas: o campeão da Liga dos Campeões da Ásia e o campeão japonês da temporada. O Barcelona é o atual campeão da competição após bater o River Plate por 3 a 0, na última decisão.